Fiscal > Central de Tributos
Permissões:

1781 – Incluir Guia de Recolhimento – ICMS-ST 1532 – Inclusão de Todas as Guias de Recolhimento(DARF,GPS,GARE)

No Bluesoft ERP é possível realizar a geração e vinculo de guias de ICMS Antecipados em todos os Estados brasileiros. Em alguns Estados a legislação exige que o ICMS e FCP sejam recolhidos antes da circulação de mercadorias ocorrer de fato, esse recolhimento pode ser feito tanto pelo Fornecedor como pela loja que está adquirindo a mercadoria, esta variação será definida pela legislação de cada UF.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) As guias de Antecipação de ICMS precisam ser vinculadas ou geradas na nota fiscal durante o recebimento de mercadorias, para isto, será necessário ativar o parâmetro “Possibilitar a geração e vinculo de Guias de ICMS Antecipado” acessando o caminho: Estoques e NF-e > Configurações > Parâmetros do Módulo > Recebimento de mercadoria.

2) No cadastro de fornecedor o parâmetro “Antecipação do pagamento da guia de ICMS” precisa ser configurado também, quando for definido como “Por conta da loja” a guia deverá ser gerada na central de tributos para que o vinculo seja feito posteriormente na nota durante o recebimento.

Quando este parâmetro for definido “Por conta do Fornecedor” a guia que foi gerada e paga pelo fornecedor será incluída na nota fiscal durante o recebimento de mercadorias:

3) Exemplo de antecipação do ICMS “Por conta da loja”.

Para gerar as Guias de Antecipação de ICMS será necessário acessar o caminho: Fiscal > Central de Tributos > Incluir Guias.

4) Só será possível gerar Guias para os tipos de impostos que estejam configurados como “Antecipado” no cadastro de tipo de receita tributária, será deste cadastro também que o tipo de Guia será considerado:

5) Na central de tributos ao clicar em Prosseguir, a tela abaixo será exibida para que o preenchimento dos campos da Guia seja realizado:

Selecionar a “Loja” que deverá ser incluída a Guia;

Informar o “Ano e o Mês de Apuração e Vencimento da guia”;

Incluir o “Valor Total da Guia, e Valor de Juros e Multa, caso houver”;

Tipo de Imposto: Nesta opção será possível gerar Guias de ICMS-ST, FCP-ST e Outros Tributos do Estado que possuam no cadastro do Tipo de Receita Tributária a flegue “Antecipado” ativada.

Documento de arrecadação: Este campo é de preenchimento obrigatório pois será com este número que o vinculo será feito entre a guia e nota fiscal no recebimento de mercadorias.

Em alguns Estados a legislação solicita as informações dos campos: “Código de Autenticação Bancária, Data de Pagamento Antecipado e Numero do Processo” mas o preenchimento não é obrigatório em todos os Estados para gerar as Guias.

6) Após a criação da Guia será possível consultar e editar alguns campos na central de tributos:

7) Esta guia que foi gerada e será paga pela loja será vinculada na nota fiscal durante o recebimento de mercadorias:

Será necessário informar o valor da Guia, correspondente ao total do Imposto devido na capa da nota:

Os campos referente ao recolhimento de impostos antecipados são Guia-ICMS e Guia-FCP.

Ao passar da tela de romaneio no recebimento, a tela “Vincular Guia ICMS Antecipado” será exibida, será necessário inserir o numero de arrecadação que foi inserido na Guia gerada anteriormente e clicar no botão “Vincular”

Após efetuado o processo a guia será vinculada à nota fiscal e em seguida basta clicar no botão “Prosseguir” para fechar a NF-e

8)Exemplo de antecipação do ICMS “Por conta do Fornecedor”.

Esta Guia não será criada na central de tributos, como se trata de uma guia que o fornecedor gerou, pagou e encaminhou para o destinatário, ela será gerada e incluída na nota, durante o recebimento de mercadorias.

No recebimento será necessário informar o valor da Guia, correspondente ao total do Imposto devido na capa da nota:

Os campos referente ao recolhimento de impostos antecipados são Guia-ICMS e Guia-FCP.

Ao passar da tela de romaneio no recebimento o ERP irá exibir a tela “Detalhamento de Guia” onde será necessário preencher todos os dados abaixo para geração da Guia, esses dados devem ser compatíveis com a capa da nota e ao documento pago pelo Fornecedor.

Após os dados inserido bastar clicar no botão “Gerar Guia”

Após efetuado o processo a guia será vinculada a nota fiscal e em seguida basta clicar no botão “Prosseguir” para fechar a NF-e

Disponível a partir da versão r277.01

Qualquer dúvida, por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte!

Leave a Reply