Fiscal > Apuração de Tributos
Permissão:

1120 – Apurar Escrita Fiscal
1121 – Consultar Apuração da Escrita Fiscal

No Bluesoft você poderá apurar o FCP agregado, segregado e FCP-ST através da apuração mensal.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

No cadastro da loja foi disponibilizado a configuração para definição se a guia de recolhimento será unificado ou segregado ao ICMS e/ou ICMS-ST.

Quando ocorrer operações que contemplam o FCP e/ou FCP-ST esse será discriminado em campo próprio na escritas fiscais , conforme ilustrado abaixo:

FCP Agregado

FCP Segregado
FCP-ST

Após aprovação das escritas fiscais na apuração fiscal será detalhado os valores operacionais do período e seus resultados.

Apuração do FCP e FCP-ST

Ao realizar apuração será gerada as guias conforme configurado no cadastro da loja, podendo ser unificada ou segregada do imposto de ICMS.

O valor do FCP a pagar existe a seguinte regra:

– É feito o seguinte calculo Saldo Devedor do FCP – Saldo Credor do FCP = FCP a pagar

– Se o FCP for devedor e o ICMS for devedor deverá gerar guia conforme parametrizado se junto ou separado do ICMS com seu valor a pagar.

– Se o FCP der saldo devedor e o ICMS saldo credor a menor que o valor do FCP o FCP a pagar será descontando o credito e a guia será gerada para o FCP.

– Se o FCP der saldo devedor e o ICMS saldo credor maior deverá ser descontado do o FCP do saldo do ICMS e a diferença jogar para credito de ICMS para apuração posteior.

– Se o FCP der saldo credor e o ICMS saldo devedor, o Credito do FCP poderá ser abatido do Debito do ICMS fazendo com que a guia do ICMS fique a menor pois descontou a saldo credor do FCP.

– Se o FCP der saldo credor e o ICMS saldo credor, o credito dos dois deverá ser somado e considerado os dois como credito de ICMS para períodos posteriores.

– O saldo anterior de ICMS quando somado do FCP será utilizado para compensar o debito do ICMS não precisando saber de forma separada o que era FCP.

O valor do FCP-ST a pagar existe a seguinte regra:

– É feito o seguinte calculo Saldo Devedor do FCP-ST – Saldo Credor do FCP-ST = FCP-ST a pagar

– Se o FCP-ST for devedor e o ICMS-ST for devedor deverá gerar guia conforme parametrizado se junto ou separado do ICMS-ST com seu valor a pagar.

– Se o FCP-ST der saldo devedor e o ICMS-ST saldo credor a menor que o valor do FCP-ST o FCP-ST a pagar será descontando o credito e a guia será gerada para o FCP-ST.

– Se o FCP-ST der saldo devedor e o ICMS-ST saldo credor maior deverá ser descontado do o FCP-ST do saldo do ICMS e a diferença jogar para credito de ICMS-ST para apuração posterior.

– Se o FCP-ST der saldo credor e o ICMS-ST saldo devedor, o Credito do FCP-ST poderá ser abatido do Debito do ICMS-ST fazendo com que a guia do ICMS-ST fique a menor pois descontou a saldo credor do FCP-ST.

– Se o FCP-ST der saldo credor e o ICMS-ST saldo credor, o credito dos dois deverá ser somado e considerado os dois como credito de ICMS-ST para períodos posteriores.

– O saldo anterior de ICMS-ST quando somado do FCP-ST será utilizado para compensar o debito do ICMS-ST não precisando saber de forma separada o que era FCP-ST.

Leave a Reply