Fiscal > Apuração de Tributos

Permissão:

1120 – Apurar Escrita Fiscal
1121 – Consultar Apuração da Escrita Fiscal
No Bluesoft você poderá apurar o ICMS DIFAL e FCP através da apuração mensal, assim quando sua empresa possuir Inscrição Estadual (IE) no Estado de destino, não será preciso pagar o valor do imposto calculado para cada Nota Fiscal emitida e sim fazer o pagamento mensal através da apuração.
O Diferencial de Alíquotas nas vendas ao consumidor final, contribuinte ou não do ICMS, foi criado para equiparar a distribuição de ICMS nas operações entre os Estados, o que gerava a famosa guerra fiscal, pois a venda interestadual sempre ocorre com a alíquota menor de ICMS do que é a praticada nas operações internas.

Essa distribuição será gradativa, no ano de 2016, 40% do valor do Difal será destinado ao estado de destino de 60% ao estado de origem, em 2017, 60% por 40%, 2018 80% por 20% e finalmente em 2019 o valor total do difal será pago ao estado de destino da operação.

Para saber como é realizada as operações de vendas com a Nota Fiscal contendo o ICMS DIFAL FCP, clique aqui.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Veja na tela abaixo um exemplo de empresa que teve operações de vendas para outras UF’s com DIFAL ou FCP para contribuinte final.

Bluesoft Apuracao Tributos ICMS DIFAL FCP

2)  Veja que para  UF PR, o valor de Débitos do DIFAL é de 117,42 e Débitos FCP é de 55,65, que dá o valor a Recolher de 173,07.

Bluesoft Apuracao difal fcp valores

Então quando para a UF destino a empresa possuir IE cadastrada, os valores serão totalizados para realizar a apuração mensal do pagamento do ICMS DIfal FCP.

Veja onde configura as IE’s para as UF’s destino que tiver cadastro:

Bluesoft Cadastro IF nas UFs

3) Quando para a UF de destino não tiver IE cadastrada, será gerado uma duplicata/guia para cada nota fiscal emitida, e na apuração as duplicatas/guias geradas serão listadas na coluna de Débitos Especiais, pois será preciso informá-las no SPED ICMS posteriormente.

Bluesoft Apuracao difal fcp debito especial

Ao clicar sobre a coluna de Débito Especial poderá ver todas as duplicatas/guias

Bluesoft Apuracao difal fcp guias

4) Após conferência dos valores, incluindo dos demais impostos, poderá realizar a apuração, clicando em APURAR IMPOSTOS.

Veja que ao clicar, poderá selecionar se deseja gerar as Guias de DIFAL e FCP, assim as guias serão geradas com datas de vencimentos e códigos de recolhimento conforme configuradas no cadastro da Loja, juntamente com a IE.

Bluesoft Apurar DIFAL FCP

5) Na aba Guias, poderá consultar as guias que foram geradas para o valor do ICMS Difal e FCP apurados.

6) Os mapeamentos contábeis utilizados são:

  • ICMS DIFAL APURADO A PAGAR
  • ICMS DIFAL A PAGAR

Veja a contabilização

Bluesoft apuracao difal contabilizacao

7) Lembrando que o valor do ICMS DIFAL que será recolhido para o Estado de Origem, ou seja, a SUA UF, aparecerá na apuração Normal do ICMS.

Bluesoft apuracao difal icms origem

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte

One Response to “Apuração de Tributos – ICMS DIFAL E FCP”

Leave a Reply