Fiscal > Calendário de Obrigações Tributárias

Contábil > Calendário de Obrigações Tributárias

Permissões:

1602 – Gerar Informativos Contábeis 

1498 – Gerar Arquivos do SPED Fiscal

3146 – Receber notificações de prazo de entrega das obrigações fiscais

3147 – Receber notificações de prazo de entrega das obrigações contábeis

No Calendário de Obrigações Tributárias o usuário poderá visualizar as datas das entregas de suas obrigações acessórias, como uma agenda de eventos, e além da visualização das datas após a entrega de cada obrigação, o usuário poderá anexar seus arquivos por obrigação e loja.

Além disso, o Calendário de Obrigações Tributárias emitirá alertas na caixa postal e em tela, para o usuário ser alertado da proximidade das entregas das obrigações tributárias.     

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Acesse um dos caminhos para o Calendário de Obrigações Tributárias e selecione a Competência Tributária (poderá selecionar a opção Estado/UF, se no caso quiser filtrar algum estado referente as obrigações estaduais):

2-) Ao trazer a tela do calendário preenchida, poderá visualizar cada obrigação como um evento na sua data de entrega, a visualização poderá ser por mês, semana ou dia:

3-) Quando precisar anexar os arquivos entregues por loja, deverá clicar na obrigação desejada e no seu respectivo dia de entrega e abrirá um tela para anexar o arquivo, conforme exemplo abaixo:

4-) Após anexar o arquivo entregue, poderá visualiza lo com as informações da loja, data de obrigação, nome do arquivo e tamanho:

 

5-) Sobre os alertas que o Calendário de Obrigações Tributária emite, a principio são:

  • Alerta Inicial – Para as obrigações mensais, no prazo de 7 dias antes da obrigação vencer será emitido o Alerta Inicial todos os dias com a comunicação via e-mail e em tela do usuário. Para as obrigações anuais, no prazo de 30 dias antes da obrigação vencer será emitido o Alerta Inicial todos os dias com a comunicação via e-mail e em tela do usuário. 

Aviso Inicial em Tela

Aviso Inicial em E-mail

  • Alerta Urgente – Para as obrigações mensais, no prazo de 3 dias antes da obrigação vencer será emitido o Alerta Urgente todos os dias com a comunicação via e-mail e em tela do usuário. Para as obrigações anuais, no prazo de 15 dias antes da obrigação vencer será emitido o Alerta Urgente todos os dias com a comunicação via e-mail e em tela do usuário.  

Aviso Urgente em Tela

Aviso Urgente em E-mail

6-) Os alertas param de ser emitidos nos seguintes casos:

  • Após a obrigação tributária passar do seu prazo de entrega.
  • O usuário anexar o arquivo entregue referente a obrigação tributária alertada. Nesse caso, quando a obrigação for federal, tem dois cenários. O primeiro cenário, se a loja que anexar o arquivo entregue for Matriz, para de ser alertada a Matriz e suas filais. O segundo cenário é que, se a loja que anexar o arquivo recebido for filial, o alerta para, somente, para essa filial.

7-) Os alertas estão configurados para serem disparados, mas se algum usuário que tem as permissões 3146 – Receber notificações de prazo de entrega das obrigações contábeis e 3147 – Receber notificações de prazo de entrega das obrigações contábeis, por algum motivo não quiser ser alertado, deve ir no menu Fiscal > Configurações > Parâmetros do Módulo Fiscal, na opção SPED, no qual,  terá um campo “Alertar os vencimentos das obrigações tributárias”, e poderá desmarcar o campo, não recebendo mais alertas sobre o Calendário de Obrigações Tributárias.

As obrigações apresentadas no menu Calendário de Obrigações Tributárias são criadas com base no menu Cadastro de Obrigações Tributarias (Fiscal > Cadastro > Cadastro de Obrigações Tributárias).

E o Calendário de Obrigações Tributárias não terá informações dos anos anteriores ao de 2020 e para as informações dos anos posteriores  à 2020, é necessário abertura de uma Competência Fiscal (Fiscal  > Gestão de Competências Fiscais ), por qualquer loja que o usuário tenha em seu banco de dados.  

 

Leave a Reply