Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Fiscal > Portal da GNRE > Campos Adicionais

Permissões de Usuário: MB__info

3059 – Campo Adicional da GNRE

3060 – Campo Adicional da GNRE (Alterar)

 

Ao realizar a integração de Guias geradas pelo ERP ao Portal eletrônico da GNRE, para o envio, poderão existir outros campos (adicionais) para obter informações que o Portal necessite. Esses campos podem ser obrigatórios ou não, a depender da UF Favorecida. Para realizar as configurações das informações adicionais que serão enviadas ao Portal da GNRE, a Bluesoft desenvolveu a funcionalidade Campos Adicionais, utilizando a tabela de campos adicionais exportada do portal da GNRE.

Para usá-la basta seguir o passo-a-passo:

1) Ao entrar na tela teremos as colunas a seguir:

  • Estado: UF da Guia
  • Código de receita: Código de receita para aquela UF
  • Descrição: Nome do Campo Adicional
  • Código: Código do Campo Adicional
  • Tipo do Campo: Texto / Numero
  • Obrigatório: Se o envio deste campo é obrigatório para aquela UF ou não
  • Enviar na GNRE: Se esse campo será enviado na GNRE para aquela UF. (opção disponível somente para campos não obrigatórios)
  • Valor do Campo: Qual o conteúdo do campo adicional a ser enviado.

 

 

2) Existem alguns Estados em que o envio de determinado campo é obrigatório, foi inserido um filtro e uma coluna “Obrigatório” para que essa informação seja consultada.

Para as UFs em que o envio é obrigatório a coluna Enviar na GNRE não será editável, ela virá por padrão preenchida como SIM, visto que o envio não é opcional.

 

3) Na coluna Valor do Campo é possível definir quais serão as informações enviadas naquele campo, basta escolher uma opção:

 

4) No exemplo abaixo iremos configurar alguns campos Adicionais para o Estado de Alagoas.

Com base nas configurações abaixo, percebemos que a maioria dos campos adicionais não serão enviados ao Portal da GNRE (com exceção dos obrigatórios) e  a maioria dos campos caso fossem enviados conteriam apenas a  informação Descritivo da GUIA.

 

 

Após editar os campos, podemos perceber que a maioria deles serão enviados com as Informações como: CNPJ do Remetente, Data de Saída da Nota Fiscal, Placa de Veículo, Detalhamento da Receita entre outros.

 

Lembrando que, para que os campos sejam enviados, as guias devem estar com o mesmo tipo de receita tributária dos campos adicionais.

 

Qualquer dúvida, por gentileza entrar em contato com a nossa equipe de suporte.

 

 

 

Leave a Reply