Fiscal -> Lançamentos -> Depreciação e Amortização
Permissões:
1509 – Consultar depreciação
1512 – Gerar depreciação
No Bluesoft ERP o usuário poderá controlar a Depreciação de seu Ativo Imobilizado conforme CPC 27, ou seja, realizar a depreciação com o cálculo fiscal e contábil, controle das diferenças para apuração Lalur, contabilizações e créditos de PIS e COFINS para apuração de Tributos.

 

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1)  A tela abaixo mostra as funcionalidades de pesquisa, consulta, geração ou estorno da depreciação.

Veja no início da consulta que além de selecionar a Loja, Competência, no campo Geração poderá Selecionar: Todos, Gerados e Não Gerados.

No Filtro Status, poderá filtrar qual o status da escrita de lançamento de depreciação e amortização deseja buscar.

No Filtro Status do Patrimônio poderá filtrar o status do item de patrimônio, só serão listados os status que permitem lançamentos de depreciação e amortização.

Este mesmo Filtro também está disponível na grade. Onde serão exibidos apenas os itens com o status digitado.

 

2) O Filtro Status, só será habilitado quando o Filtro “Geração” estiver selecionado como: Gerados, conforme é mostrado abaixo:

Caso o Filtro Geração seja selecionado com a opção Não Gerados ou Todos, o filtro status será desabilitado pois a escrita só é gerada quando  ocorre o lançamento de depreciação e amortização.

 

3) Além dos filtros por Categoria, Grupo e Subgrupo, poderá filtrar por Descrição e também Considerar os Itens Totalmente Depreciados na competência selecionada, se deseja ou não visualizar:

Observações: Quando a opção: “Considerar os Itens Totalmente Depreciados na competência selecionada?” estiver selecionada o sistema apenas irá apresentar os itens totalmente depreciados se estes itens estiverem com status Ativo, Em conserto, Alugado ou Emprestado dentro da competência informada ao emitir o relatório.

 

4) Para realizar a geração, poderá filtrar pelos Não Gerados, fazer a busca, fazer a seleção de Todos ou um a um e clicar em Gerar Depreciação:

 

5) Após a Geração, deverá realizar a conferência e aprovação da escrita, para assim os valores apareceram na Apuração de Tributos, e também poderá fazer em lote.

Observação: Lembrando que para realizar a conferencia em lote, a busca sempre deve ser feita usando uma opção do filtro status diferente de todos, senão os ícones de manutenção em lote não será exibidos.

 

6) Veja que se o filtro Status não estiver com uma opção, não poderá mudar o status em lote:

 

7) Caso precise realizar o estorno das depreciações, deverá fazer clicando na opção conforme abaixo:

 

8) Poderá visualizar a contabilização individualmente de cada item do ativo.

 

9) Ao realizar a busca, alguns itens poderão ser apresentados da seguinte forma:

 

Isso ocorre pois o usuário tem a opção de pausar a depreciação do item do patrimônio no próprio cadastro, desta forma, não poderá gerar ou estornar a depreciação:

10) Na tela será possível visualizar os dados referente a depreciação fiscal e contábil.

Para realizar a depreciação dos itens pela depreciação contábil, será preciso ativá-la no item do ativo e preencher os dados necessários, veja abaixo:

Veja na tela de Depreciação e Amortização poderá conferir os dados antes da geração da depreciação:

Após clicar em Gerar Depreciação os dados serão atualizados, contabilização processada e poderá realizar a conferência dos dados:

 

10) A busca  está disponível também em PDF e Excel.

11) No canto da tela, é possível visualizar a data registrada do lançamento de depreciação e amortização.

12) Na tela de apuração de tributos poderá visualizar o controle das depreciações geradas e seu status:

Captura de Tela 2015-11-13 às 11.27.49

 

Caso tenha maiores dúvidas no processo de geração e estorno da depreciação, por favor entre em contato com nosso suporte.

Leave a Reply