No Bluesoft ERP, é possível realizar a Incorporação de Lojas, podendo assim realizar a apuração de tributos dos registros totalizados pelo período anterior e posterior a incorporação, e gerar as obrigações do SPED, respeitando as regras de geração de incorporação.

“Incorporação, segundo Código Civil Brasileiro, é quando uma ou várias sociedades são absorvidas por outra,  que lhes sucede em todos os direitos e obrigações”.

Permissão: 1994 – Cadastro de Incorporação de Lojas.
Importante:

Na data inicial da incorporação, o usuário deverá:

– Acessar o Cadastro das Lojas e Incorporar Loja (explicação abaixo);

– Acessar o cadastro da loja incorporada e mudar o CNPJ, Inscrição Estadual e Razão Social.

– Instalar os novos certificados para emissão da NF-e.

Isso antes de qualquer movimentação no ERP no dia inicial da incorporação.

 

Para realizar a incorporação, primeiro deverá configurar no cadastro da Loja Incorporada os dados antes e após a incorporação.

Acesse: Cadastros -> Básicos -> Lojas -> Consulta e Pré-Cadastro de Lojas

Clique em INCORPORAR LOJA

Captura_de_Tela_2015-01-28_às_12_10_59

Na próxima tela poderá informar os dados Antes e Após a Incorporação

– Deverá selecionar a Loja, assim carregará os dados do cadastro, que serão considerados como os dados antes da incorporação.

– Deverá selecionar a Nova Matriz e preencher os novos dados.

– Informar a Data da Incorporação

Captura de Tela 2015-01-28 às 13.53.49

Após INCORPORAR LOJA, vá na aba Loja -> Incorporação, verá a tela abaixo:

Cadastro_de_Pessoas

Visualizará os campos com os dados Antes da Incorporação;

  •  CNPJ: Este deverá ser o CNPJ antigo, válido até o último dia de operação antes da incorporação;
  •  Inscrição Estadual: A IE válida até o último dia de operação antes da incorporação;
  • Razão Social: Informar a válida até o último dia de operação antes da incorporação;
  • Última data de Operação: Qual o último dia de operação da loja antes de ser incorporada.

e Após a Incorporação;

  •  CNPJ: Este deverá ser o CNPJ válido após a incorporação;
  •  Inscrição Estadual: A IE válida após a incorporação;
  • Razão Social: Informar a nova Razão Social;
  • Data da Incorporação: Qual o dia inicial da incorporação;
  • Nova Matriz: Selecionar a loja incorporadora.
A configuração deverá ser feita no dia inicial da Incorporação, e, quando a data atual passar da configurada os campos ficarão bloqueados, e não poderá ser feito alterações.

Ao realizar a apuração de tributos na competência que houver ocorrido a incorporação, habilitaremos duas abas:

– Apuração antes da incorporação

Será visualizado os totais dos registros referente ao período antes da incorporação

– Apuração posterior a incorporação

Será visualizado os totais dos registros referente ao período posterior a incorporação

Observação: A conferência dos dados continuará a mesma como sendo da competência completa, devendo apenas observar o período a informar nos relatórios de conferência x tela de apuração de tributos.

Veja a tela abaixo de uma apuração que no meio do período houve a incorporação:

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo

 

Ao clicar em Apurar impostos, será feita a apuração de ambas as abas, por isso deverá ser feito todo o processo de conferência para ambos os períodos:

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo 4

 

Ao clicar em apurar, será questionado se deseja gerar as guias de recolhimento.

Apenas para o mês de incorporação, poderá gerar a Guia de PIS e COFINS apenas do período antes da incorporação, ja para o ICMS serão geradas uma guia para cada período, veja a observação:

Captura de Tela 2015-02-03 às 17.03.13

Após a apuração dos tributos, poderá realizar a geração do SPED Fiscal e Contribuições.

Segue as regras da geração dos arquivos:

SPED ICMS/IPI

  • Serão gerados 2 arquivos, um com os registros anterior a incorporação e outro com os registros posterior a incorporação.

SPED Contribuições

  • Será gerado 1 arquivo pela loja incorporada referente aos registros antes da incorporação;
  • Na loja incorporadora, serão consolidados os registros da loja incorporada respeitando a data após a incorporação.

Na geração, ao selecionar a loja  competência, exibiremos um alerta ao usuário informando sobre a incorporação de lojas:

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo 5

Arquivos no Bluesoft Drive com as datas de incorporação

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Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

 

 

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