Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Fiscal > Livros Fiscais > Geração/ Impressão

O Livro de Registro de Duplicatas foi estabelecido pelo artigo 19 da Lei 5.474/1968, sendo obrigatório para o vendedor que efetuar vendas com prazo de pagamento igual ou superior a 30 (trinta) dias.
No Registro de Duplicatas serão escrituradas, cronologicamente, todas as duplicatas emitidas, com o número de ordem, data e valor das faturas originárias e data de sua expedição; nome e domicílio do comprador; anotações das reformas; prorrogações e outras circunstâncias necessárias.
Os Registros de Duplicatas, que não poderão conter emendas, borrões, rasuras ou entrelinhas, deverão ser conservados nos próprios estabelecimentos.
O Registro de Duplicatas poderá ser substituído por qualquer sistema mecanizado, desde que os requisitos previstos sejam observados.
Para fins de apuração do imposto de renda das pessoas jurídicas, sua escrituração é dispensada (artigos 259 e 260 do RIR/99).

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Inicialmente é preciso fazer algumas configurações para impressão dos Livros de Duplicatas.

Acesse o cadastro da loja e na aba Geral deverá informar a data em Campo de Constituição ( Essa data será usada da impressão do Livro nos termos de Abertura):

2) A próxima configuração será na aba Loja > Livros Fiscais no quadro Livro de Duplicatas. Deverá informar os campos:

  • Número de Ordem do Livro e Ordem de Duplicata: Ambos números serão sequenciais e ao gerar o Livro eles serão atualizados, da mesma forma quando os Livros forem excluídos.
  • Tipo: Define se ao emitir o livro de duplicatas deverá olhar para data de emissão ou quitação da duplicata.
  • Prazo de Pagamento: Poderá informar á vista ( Serão consideradas as duplicatas com data de emissão maior ou igual a data de vencimento). Á prazo: ( Serão consideradas as duplicatas com data de emissão menor que a data de vencimento).
  • Tipo de duplicata: Poderá informar todos os tipos de duplicatas ou tipos específicos para a conferência.

3) Após a configuração desses dados iniciais, poderá realizar a emissão dos Livros para conferência. acesse: Fiscal > Livros Fiscais > Geração, veja tela abaixo:

4) Selecione o Livro desejado para geração, e preencha os demais campos: Contador, Responsável, Período, Livro Diário Geral e número de folhas (Esses dois últimos é necessário para impressão do termo de encerramento, mas o livro poderá ser gerado sem esses dados, podendo informar apenas quando for gerado oficialmente). Após preenchido os campos, basta clicar em gerar e verá o livro gerado, veja:

5) Faça o download clicando no ícone  ou caso desejar pode excluir clicando no ícone 

6) Para conferir o Livro, poderá comparar pela Consulta de Duplicata a pagar e a Receber, sempre considerando o Filtro do Tipo de Duplicata que usou para geração do Livro informado no cadastro da loja (item 2), veja um exemplo abaixo:

7) Após os Livros terem sido gerados, para consultá-los acesse: Fiscal > Livros Fiscais > Impressão, veja:

Em caso de dúvidas por gentileza entrar em contato com nossa equipe de suporte.

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