Caminho da Funcionalidade no Sistema: Fiscal > Cadastros > Regras Fiscais > Modelo de ajustes fiscais
Permissões de Usuário:  3494 – Consultar Modelo de Ajustes Fiscais

Agora no menu das regras fiscais no ERP foi disponibilizado o cadastro de modelo de ajustes fiscais para que o cliente Bluesoft possa configurar os ajustes que serão utilizados na escrituração e geração do SPED registros C197 e E111.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1-) Ao acessar a tela, será possível buscar os ajustes já cadastrados através dos filtros:

  • UF
  • Tipo de Imposto
  • Tipo do ajuste/Utilização do Ajuste
  • Origem do Ajuste
  • Fundamento do Usuário
  • Descrição Complementar
  • Vigência Inicial e Final
  • Processo Fiscal
  • Status do ajuste
  • Número da Figura Fiscal
  • Código da Regra Fiscal

2-) Ao acessar a tela, é possível cadastrar um novo ajuste, clique no botão “CADASTRAR” .

Preencha os campos obrigatórios: UF, tipo de imposto, descrição complementar, origem do ajuste e vigência inicial, estes campos serão a base do ajuste para que o cliente posteriormente defina que tipo de ajuste será gerado ao vincular aquele modelo na regra fiscal.

2.1-) Ao clicar em incluir ajuste, preencha os dados que serão utilizados na criação do ajuste :

O Fundamento do Usuário e Complemento do Fundamento serão usados no preenchimento do campo 03 de descrição do ajuste no registro E111 do SPED FISCAL ICMS IPI.

Poderá configurar a base do ajuste, alíquota do ajuste e valor do ajuste, com variáveis de valor contábil, valor de ICMS destacado, entre outros…

Poderá informar se aquele ajuste vai gerar detalhamento também no registro C197, ao marcar esta opção o ajuste será gerado no registro da EFD ICMS/IPI e também definir se o ajuste será apenas para registro nos informativos fiscais sem impacto na apuração de tributos.

O cliente poderá definir quais os registros será enviado, sendo: C197 e/ou E111.

As opções de modelo de mensagem fiscal e complemento de mensagem fiscal serão habilitadas quando a opção de detalhamento no C197 for marcada para que sejam geradas no registro C195 do SPED como registro pai C197.

Ao adicionar o ajuste, poderá posteriormente visualizar ou excluir:

Poderão ser incluídos um ou vários ajustes dentro do mesmo modelo.

3-) O ajuste criado nessa tela, poderá ser vinculado ao cadastrar uma regra fiscal em: Fiscal > Cadastros> Regras Fiscais> Cadastros de Regra Fiscal na aba descrita como “Ajuste Fiscal”, que poderá incluir vários ajustes vinculados no cadastro da regra fiscal.

Importante:

A opção “Ajustes Fiscais” aparecerá à principio, somente, ao cadastrar a regra fiscal com os CFOP’s selecionados 1.102, 1.407, 1.556, 1.602, 1.605, 2.102, 4.406, 2.407, 2551, 2.556, 5.602, 5.605, 5.927 e 5.949 para todos os Regimes de Tributação. Para os demais CFOP’s estamos trabalhando para libera-los.

Qualquer dúvida, por gentileza entrar em contato com a nossa equipe de suporte!

Leave a Reply