Fiscal >> Apuração de Tributos 
Permissão: 1121 – Consultar Apuração da Escrita Fiscal

Agora no Buesoft ERP é possível realizar a geração do registro 1601 – Operações com instrumentos de pagamentos eletrônicos.

O Registro 1601 já pode ser entregue pelo contribuinte a partir de janeiro/2022. Para os clientes que optarem pela entrega deste registro foi desenvolvida esta tela.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Ao acessar a tela a partir de Janeiro/2022 a visualização da tela será ordenada por:

Instituição Pagadora: administradora para os cartões ou instituição financeira para PIX, transferências bancárias.

Total Vendas Produtos: O valor total bruto de vendas de produtos e serviços sujeitos a ICMS, inclusive os não tributados ( venda de mercadorias, serviços de transporte interestadual e venda de serviço de comunicação

Total Vendas Serviços: O valor total bruto de serviços sujeitos ao ISS (prestações de serviços), ainda que a prestação seja considerada imune, isenta ou não tributada

Total Outras Vendas: Valores Bruto de operações que não estejam enquadradas nos totais de vendas de serviços ou produtos. (Por enquanto, não há operação no ERP que posso se enquadrar neste campo)

2) Ao clicar nos detalhes será possível conferir quais os movimentos que compõe o valor total exibido na apuração.

3)Esses movimentos só serão enviados no registro 1601 – Pagamentos por meios eletrônicos do Sped Fiscal – ICMS se no momento de gerar o arquivo, a opção: “Enviar o registro 1601 de pagamento por meio eletrônico” for selecionada.

Ao encerrar a apuração fiscal de tributos os valores não serão mais atualizados, todo movimento bancário/baixa que houver após encerramento da apuração da competência não serão enviados ao SPED. Ao estornar a apuração os valores serão recalculados.

4) A instituição pagadora informada na apuração fiscal será a administradora cadastrada no tipo de movimento bancário que gerou aquele lançamento, não será considerado a instituição que for informada no momento da baixa do movimento, apenas do cadastro:

5) O registro 1601 – Operações com instrumentos de pagamentos eletrônicos é valido para entrega somente a partir de Janeiro/2022, logo ao acessar a apuração fiscal até Dezembro de 2021 a visualização antiga será mantida para efeitos de conferência.

Para retificar o SPED Fiscal de períodos anteriores e enviar os movimentos no registro 1601 será necessário reabrir a apuração fiscal de tributos do período desejado.

Qualquer dúvida, por favor entrar em contato com a nossa equipe de suporte!

Versão r294.01

Leave a Reply