Fiscal > Regras Fiscais > Solicitação de Regras
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2175 – Atender solicitação de regra fiscal
Através das Regras Fiscais o usuário poderá cadastrar todas as variações de Tributações existentes para as mercadorias referente ao PIS, COFINS, ICMS e IPI, e assim deixar parametrizado como será a tributação conforme os diversos cenários que existir.
Neste post, você poderá visualizar como Funciona a Solicitação de Regras Fiscais, que servirá de comunicação entre o Setor Comercial e Fiscal para regularização das Regras Fiscais no cadastro de Produtos x Fornecedores.
Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:
1) Para acessar a tela vá em: Fiscal > Regras Fiscais > Solicitação de Regras
Os filtros serão utilizados para saber como estão as as solicitações feitas dentro do pedido de compra.
- Tipo de Solicitação: Qual o tipo de regra fiscal, entrada ou saída.
- Fornecedor/Cliente/Loja: Qual o fornecedor/cliente/loja do pedido de compra ou venda.
- Tipo de Compra: Quais pedidos com o tipo de compra estão pendentes para regularizar as regras fiscais nos itens.
- Tipo de Operação: Quais pedidos com o tipo de operação estão pendentes para regularizar as regras fiscais nos itens.
- Destinação: Quais pedidos com a destinação estão pendentes para regularizar as regras fiscais nos itens.
- UF de Origem e Destino: Filtras quais regras dos itens e as UFs que precisam regularizar
- Regime Tributário e Ramo de Atividade: Quais tipos de ambos é preciso regularizar as situações das regras
- Ramo de Atividade da Loja: Qual Ramo de atividade é preciso regularizar as das regras.
- Status: Se a solicitação esta pendente, analisando ou fechada
- Período: O período em que a solicitação foi realizada.
2) Veja abaixo a consulta das solicitações:
3) Agora veja como o setor comercial enviará uma solicitação ao setor fiscal.
Na digitação do pedido quando o item não possuir uma regra fiscal associada, será exibido uma tela informando que não há regra. Então o comprador irá informar o Tipo de Operação do pedido em questão.
4) Ao informar o Tipo de Operação e Clicar em Solicitar Criação de Regra Fiscal, um aviso será dado e a solicitação aparecerá na tela no caminho: Fiscal > Regras Fiscais > Solicitação de Regras
A solicitação ficará disponível para que o departamento fiscal, faça a análise e vincule o produto a uma regra:
5) Após o comercial fazer a solicitação, na tela de digitação do pedido ficará informado como esta o status da solicitação:
6) Para que os usuários responsáveis recebem a notificação que existe uma nova solicitação de regras fiscais a regularizar, será necessário configurar na Central de Notificações o grupo de acesso e como deseja ser notificado. Veja um exemplo abaixo:
Caminho: Administração > Central de Notificações
7) O setor Fiscal poderá mudar o Status para que o comercial visualize que a solicitação já esta sendo analisada, e assim que a regra for associada, automaticamente o status ficará como finalizada.
8) Com o recebimento da Notificação, o fiscal poderá consultar a solicitação na tela e definir uma regra fiscal ao produto:
Importante:
A solicitação de regra fiscal só será finalizada se houver uma regra fiscal que atenda todos os parâmetros como por exemplo, de Regime da loja, Regime do fornecedor, UF e etc. Observe também que temos o campo “Data de Referência” essa data deve estar dentro do período de vigência da regra que será cadastrada ou associada.

Caso você faça o cadastro de uma regra fiscal e veja que a solicitação não foi finalizada, verifique se a regra cadastrada atende a “Data de referência” da solicitação e se o produto da solicitação está associado a mesma figura fiscal da regra fiscal que você cadastrou.
9) Após associado, o setor comercial poderá visualizar a tributação associado ao produto assim continuar com o fechamento do pedido de compra.
10) Poderá também fazer a solicitação em Lote das regras, nos casos em que no pedido houver uma grande quantidade de itens sem regras, então o comprador poderá ao fechar o pedido fazer a solicitação ou até remover os itens do pedido zerando as quantidades, veja abaixo:
- Após clicar em Fechar Pedido, aparece a tela a informando que Não é possível fechar o pedido.
- Ao clicar aqui poderá ver os itens que estão sem regras:
- Poderá Solicitar Regrar, Zerar a quantidade para fechar este e criar um outro quando as regras fiscais estiverem regularizadas:
- Ao solicitar as Regras Fiscais, deverá informar o Tipo de Operação e Clicar em Solicitar para aparecer na tela de Solicitação de Regras Fiscais
Importante:
A solicitação de regra fiscal só será finalizada se houver uma regra fiscal que atenda todos os parâmetros como por exemplo, de Regime da loja, Regime do fornecedor, UF e etc. Observe também que temos o campo “Data de Referência” essa data deve estar dentro do período de vigência da regra que será cadastrada ou associada.

Caso você faça o cadastro de uma regra fiscal e veja que a solicitação não foi finalizada, verifique se a regra cadastrada atende a “Data de referência” da solicitação e se o produto da solicitação está associado a mesma figura fiscal da regra fiscal que você cadastrou.
Para acessar os demais funcionalidades das Regras Fiscais acesse aqui.