Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Logística > Endereçamento de Paletes

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

2162 – Manutenção de Estoque Logístico

O intuito do módulo de endereçamento de paletes é armazenar, consultar e movimentar os produtos recebidos, através do lançamento conjugado com operador logístico ou Centro de Distribuição com endereçamento.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1)Acesse o menu do Mobile > Logística > Endereçamento de Palete

Utilize os filtros conforme sua necessidade

Filtros

Loja: Selecione um Centro de Distribuição Logístico.

GTIN/PLU: Código de barra ou plu do produto/ item.

Setor de Armazenagem: Selecione “Todos” ou apenas um setor específico que deseja filtrar.

Data de Geração: Data em que foi gerada o à endereçar

Endereço Padrão de Recebimento: Endereço padrão de recebimento

Palete: É possível realizar a busca de itens a endereçar, pelo número do palete de recebimento.

Lote: Número do lote gerado quando o item foi enviado para o endereçamento.

Local de Estoque: Selecione um Local de estoque

2) Com os filtros devidamente indicados, clique sobre o botão , e serão exibidos os produtos a serem endereçados por palete.

3) No campo “Novo endereço”, informe o número que corresponde ao endereço logístico ou bipe o código de barras da etiqueta capa palete do recebimento.

Após informar o endereço logístico, o sistema retornará o status de ocupação do endereço.
São eles: “Livre”, “Ocupado”, “Bloqueado” ou “Reservado”. No exemplo acima, o endereço informado está com a ocupação “Livre, sendo assim, o botão é habilitado pelo sistema para que o usuário possa prosseguir.

O sistema não permite o endereçamento parcial de um palete.
No exemplo abaixo, o usuário tenta realizar um endereçamento parcial, selecionando apenas um item do palete. Porém, o sistema não entende que um palete não pode existir fisicamente em dois lugares diferentes, sendo assim, o sistema propõe a criação de um novo palete através do botão , para permitir que o usuário separe o endereçamento dos produtos.

4) Clicando no botão , um novo palete é gerado, sendo possível salvar a operação.

5) Ao clicar em “Salvar” o sistema irá lhe perguntar: “Deseja imprimir o palete?”, confirme clicando sobre a opção “Sim”.

Obs: Caso o parâmetro “Imprimir capa palete após endereçamento de cada palete” estiver desabilitado, o sistema não perguntará se deseja realizar a impressão.

6) No campo “Impressoras, selecione o modelo compatível com a etiqueta utilizada, em seguida clique no botão .

No exemplo abaixo utilizamos uma impressora compatível com modelo padrão A4

7) Com a capa palete impressa, é possível verificar que o nome do fornecedor e numero da carga original não foram destacados, isso porque este é um novo palete, que não foi atrelado ao recebimento da carga originária.

Quando o sistema não localizar a impressora selecionada, emitirá um alerta para o usuário, que deverá procurar o responsável técnico de sua empresa, para a reconfiguração da impressora.

8) Modelo de impressão com mais de um item no palete

9) Modelo com apenas um item no palete

10) No exemplo abaixo o palete 20418 está selecionado e será endereçado no endereço logistico: 400.3.1.7.0.0.0. Porem, este endereço já está ocupado por um ou mais paletes. Quando o endereço de destino estiver ocupado, será possível aglutinar os itens do palete atual, juntamente com os itens do palete de destino que ocupa este endereço. Para realizar essa operação, selecione um palete existente, ou, crie um novo palete. Em seguida, clique no botão , para que o item seja aglutinado no palete destino selecionado/ criado.

11) Se o parâmetro “Endereçar quantidade parcial” estiver ativo em WMS > Configurações > Parâmetros WMS > Filial > Endereçamento Logístico, uma nova coluna será exibida, para informar a quantidade dos itens que deseja.

Abaixo, foram recebidas ao todo, 250 unidades, mas, no endereço selecionado para o endereçamento só cabem 150 unidades. Na coluna “Quantidade a Endereçar” é possível informar apenas a quantidade suportada pelo endereço, ou seja, 150 unidades. Ao realizar essa operação, o sistema criará um novo número de palete.

Observação: Só serão exibidos os produtos a endereçar que foram recebidos através da funcionalidade “Recebimento de Carga”, no módulo Estoque e NFe.

12) Quando um “Novo endereço” for informado para o endereçamento, o sistema validará se o mesmo comporta o palete que está sendo endereçado. O sistema exibirá, a capacidade máxima e a atual dos seguintes critérios: Peso Total, Quantidade de paletes e Altura

Obs: O sistema só validará estas informações, caso endereço logístico seja parametrizado com a capacidade máxima e o produto parametrizado com seu peso e dimensões.

A seguir, é possível visualizar uma validação positiva de um endereço como exemplo:

Validação em caso de inventário aberto para o endereço selecionado:

Caso o peso do endereço logístico tenha sido excedido:

Caso a altura do endereço logístico tenha sido excedida:

Leave a Reply