Caminhos da Funcionalidade no Sistema:

Pricing > Configurações > Parâmetros do Módulo de Pricing

Permissões de Usuário:

2924 – Parâmetros do Módulo Pricing

Preço de Venda

O sistema somente permitirá a precificação apenas acima do valor permitido. Este parâmetro poderá ficar zerado caso não queira utilizá-lo, podendo ser configurado com um valor fixo ou em percentual.

Observação: caso o usuário tenha a permissão – 3664 – Precificar Abaixo da Tolerância Parametrizada – ele poderá realizar as alterações de preço desconsiderando esse parâmetro.


  • Alteração nos  preços  de venda não deverão vigorar em:
  • Feriados Nacionais
  • Feriados Estaduais
  • Estados Municipais
  • Aos Sábados
  • Aos Domingos

Habilitando uma ou mais das opções acima, quando houver preços definidos para vigorar nestas datas, o sistema irá pular e considerar o próximo dia útil. Este parâmetro é válido tanto para os preços definidos na tela da precificação, quanto para a precificação automática, caso seja habilitada em “Estoques e NF-e > Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Alterar preço de venda automaticamente com o recebimento da mercadoria”.


  • Margem Precificação

Uso da margem padrão no cálculo de preços sugeridos na Precificação. A Margem de precificação padrão utilizada é a Margem Liquida. As seguintes colunas serão afetadas utilizando essa configuração:

  • Média
  • Ultima Entrada
  • PMZ

Parâmetros disponíveis para utilização:

  • Usar como Margem Liquida: Se esta opção for selecionada, os preços sugeridos da precificação serão calculados levando em conta a margem padrão, como sendo uma Margem Liquida.
  • Usar como Margem Bruta:  Se esta opção for selecionada, os preços sugeridos da precificação serão calculados levando em conta a margem padrão, como sendo uma Margem Bruta.
  • Formatador de preço

São utilizados para padronizar o formato do preço de venda. É uma prática comum do varejo, por exemplo, utilizar preços de venda com final sempre 9. As opções de formatadores são:

Normal: Sem nenhuma padronização.

Final Sempre 9 – arredondado para cima a partir de 2 centavos: O preço de venda será padronizado para ser final sempre 9. O critério de arredondamento será para baixo para finais 0 e 1 e para cima nos demais.

Final Sempre 9 – arredondado para cima a partir de 5 centavos: O preço de venda será padronizado para ser final sempre 9. O critério de arredondamento será para baixo para finais menores que 5 e para cima nos demais.


  • Permitir inclusão de escalonamento de preço na precificação de produtos

habilitando esta opção, será possível incluir uma quantidade por determinado preço de venda. Disponíveis para a API de PDV e Pedido de Venda Balcão.


  • Consultar as vendas dos produtos na promoção de vendas das lojas dos participantes

Habilitando esta opção, será possível visualizar a venda total dos produtos das lojas participantes no período de até 90 dias.


  • Ao Incluir uma nova promoção manter selecionado o aplicar equivalentes

Habilitando esta opção, a opção “Aplicar Equivalentes” virá selecionada como padrão.


  • Percentual máximo de desconto no preço de venda por caixa em relação ao produto unitário

Habilitando esta opção, será definido um percentual máximo de desconto para preço de caixa do produto na negociação do pedido de compra.


  • Permite preço diferenciado para caixas

Habilitando esta opção, será possível informar um preço diferenciado que não reflete o preço do produto unitário.
Exemplo: Um produto unitário com o preço de venda de R$1,00 pode ter uma caixa de 10 itens com o preço de venda de R$8,00.

OBS: Este parâmetro não poderá ser ativado caso o parâmetro Aplicar alteração de preço para caixas automaticamente , esteja ativo.


  • Aplicar alteração de preço para caixas automaticamente

Habilitando esta opção, ao editar os preços de venda, a opção de aplicar as alterações de preços para a caixa será marcada automaticamente.

Caso o parâmetro Permitir preço diferenciado para caixas esteja habilitado, o preço da caixa não será alterado automaticamente.

OBS: Este parâmetro não poderá ser ativado caso o parâmetro Permite preço diferenciado para caixas , esteja ativo.


  • Permite preço diferenciado para cartão fidelidade

Habilitando esta opção, será possível informar um preço de venda diferenciado para clientes que possuem o cartão fidelidade, porém é necessário que o software de frente de caixa esteja preparado para este tipo de preço.


  • Exibir o desconto padrão e máximo do produto do preço de venda

Habilitando esta opção, será possível visualizar o desconto padrão e máximo do produto nas telas que exibem o preço de venda. O limite é de 120 dias.


  • Usa preço atacado

Habilitando esta opção, será possível informar um preço diferenciado para atacado.


  • Ordem de prioridade de promoções e ofertas

Este parâmetro configura o sistema se deve priorizar as promoções e ofertas pela ordem de inclusão, isto é, as ofertas ou promoções cadastradas mais recentemente tem prioridade, se as ofertas e promoções com os menores preços, ou se a priorização será definida manualmente.

Quando for escolhida a opção de definir manualmente, será necessário informar se a prioridade será Oferta ou Promoção. Além disso, no cadastro de tipos de promoção será possível priorizar a ordem dos tipos de promoções. No caso de mais de uma oferta ou promoções do mesmo tipo, será priorizado as que forem cadastradas mais recentemente.


  • Máximo de dias que o usuário da loja pode lançar oferta

Aqui deve ser informada a diferença máxima permitida de dias entre a data inicial e a final de uma oferta incluída por um usuário da loja. O limite é de 120 dias.


  • Máximo de dias que o usuário da central pode lançar oferta

Aqui deve ser informada a diferença máxima permitida de dias entre a data inicial e a final de uma oferta incluída por um usuário da central. O limite é de 120 dias.


  • Máximo de dias que o usuário da loja pode lançar Promoção de Venda

Aqui deve ser informada a diferença máxima permitida de dias entre a data inicial e a final de uma oferta incluída por um usuário da loja. O limite é de 120 dias.


  • Máximo de dias que o usuário da central pode lançar Promoção de Venda

Aqui deve ser informada a diferença máxima permitida de dias entre a data inicial e a final de uma oferta incluída por um usuário da central.


  • A partir de qual hora (HH:MI:SS) os preços de amanhã devem ser enviados para o Site Mercado?

Campo utilizado para informar o horário que os preços do dia seguinte serão enviados para o Site Mercado.


  • Cálculo das sugestões de preços:

Este parâmetro tem por finalidade, configurar o sistema para considerar o FCP Segregado como parte do cálculo na Precificação de Produtos. Se a opção “Usar figura fiscal do produto” estiver selecionada, o FCP Segregado não será utilizado na precificação e com isso a coluna do FCP não será exibida na tela. Caso o parâmetro esteja com a opção “Usar regra fiscal referente operação de Venda Frente de Caixa PDV” selecionada, o ERP irá considerar o FCP Segregado da regra fiscal que contenha o produto vinculado e que seja do tipo de operação “Venda Frente de Caixa PDV”.


  • Cálculo do custo atual na precificação dos produtos por Região

Habilitando esta opção, o sistema irá considerar uma média simples ( sem ponderar pela quantidade disponível em estoque ) entre os custos unitários ( com impostos CI e sem impostos SI ) do produto de cada uma das Lojas da Região.

Pack Virtual

  • Permite configurar um pack virtual para gerar movimentos na conta do fornecedor.

Habilitando esta opção será possível configurar um pack virtual para gerar movimentos na conta de um fornecedor.
O valor lançado é sempre o desconto concedido em um item que está associado e utilizou o pack virtual na venda.
O movimento é gerado ao realizar a baixa da venda.
Disponível para frente de caixa: Zanthus.


  • Marcar por padrão que o pack virtual será exibido na impressão no relatório de ofertas

Habilitando esta opção, o campo de exibir no Relatório de Produtos em Ofertas sempre virá selecionado.


Notoriedade

Nesta aba é possível alterar os pesos para geração dos dados de notoriedade. Ao trocar os pesos é necessário aguardar o próximo dia para ver os resultados da análise após geração do resumo (que acontece toda madrugada).

Os valores padrão dos pesos são:

  • Participação nas Vendas: Este representa o percentual do peso de participação da venda do produto no cálculo, sendo o padrão de 40%;
  • Participação de Presença de Cupons: Este peso representa o percentual de participação da presença nos cupons, ou seja, a quantidade de vezes distintas que o produto aparece, tendo como padrão o valor de 30% ;
  • Participação da Presença no Subgrupo: Com este peso é possível determinar o percentual de participação da venda do produto no subgrupo no cálculo de notoriedade, com valor padrão de 30%.

Obs.:

  • Os valores de participação somados não deve ser maior ou menor que 100%, caso contrário não será permitido salvar.
  • Os dados de Notoriedade, por enquanto são utilizados apenas para cálculo no banco de dados, em breve disponibilizaremos em tela para análise.

Ocorrências

Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis por elas.

Leave a Reply