Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Varejo > Configurações > Parâmetros do Módulo Varejo

Permissões de Usuário:

2415 – Configuração Varejo

Por meio dos Parâmetros do Módulo Varejo, será possível configurar algumas regras importantes de como o Bluesoft ERP irá se comportar durante determinadas operações do módulo Varejo.

Configurações

  • Separar geração de arquivos para frente de caixa e periféricos

Habilitando esta opção, os arquivos de atualização para frente de caixa e periféricos serão gerados em arquivos compactados (.zip) separados.


  • Geração de Arquivo Periféricos Centralizado no TVO (Apenas para frente de caixa Integração via API)

Habilitando esta opção, a loja configurada no TVO com a frente de caixa Integração via API, terá os arquivos centralizados no TVO.
Observação: Após alterar este parâmetro, o TVO deve ser reiniciado para considerar a ativação/desativação.


  • Geração de atualização de ofertas aprovadas

Habilitando esta opção, serão gerados os arquivos de atualização para frente de caixa e balança apenas das ofertas aprovadas com data de início de vigência do dia atual.


Mapeamento de Áreas de Lojas por Produto: Permite definir a Área de Venda vinculando-se o Produto, possibilitando que apenas alguns produtos de determinado subgrupo componham a área de venda em edição.
Mapeamento de Áreas de Lojas por Subgrupo: Permite definir a Área de Venda vinculando-se o Subgrupo, ou seja, todos os produtos associados ao Subgrupo selecionado obrigatoriamente comporão a área de venda em edição.

Observação: Auditoria de presença só funcionará para áreas de venda do tipo subgrupo.


  • Quantidade de dígitos considerado como PLU na coleta de uma etiqueta de balança

Neste parâmetro o usuário vai definir como PLU é informado na etiqueta de balança. Sendo que as opções são:

– 4 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 5. 

– 5 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 6. 

– 6 dígitos: A barra será lida da posição 2 até a posição 7. 

Este parâmetro é usado hoje na versão mobile da auditoria de presença e do lançamento de transformações de produtos.

Seguem alguns exemplos supondo que o PLU do produto seja 901:

A configuração deste parâmetro precisa ser definido exatamente como está definida a impressão das etiquetas nas balanças pois, se as balanças estiverem configuradas para usar, por exemplo, 5 dígitos, e o sistema estiver configurado para 4 dígitos, o código será lido na posição errada.

  • Configuração do valor contido no código de barra da etiqueta de balança

Neste parâmetro será informado qual é o valor contido nas etiquetas de balança da rede, isto é, se o valor contido é a quantidade do produto ou se é o valor total do mesmo. Este parâmetro é usado no lançamento de transformações de produtos na versão mobile do sistema. Mas somente será extraída a quantidade da etiqueta se, nas configurações do módulo Estoque e NF-e, as transformações de produtos estiverem configuradas para extrair a quantidade do produto da etiqueta de balança.

É necessário cuidado redobrado na configuração deste parâmetro pois ele precisa ser definido exatamente como é impressa a barra das etiquetas pelas balanças da rede. Se o valor contido na barra estiver configurada de forma divergente com a etiqueta em si, o sistema pode acabar lendo quantidade como se fosse valor ou o inverso disto. Também é importante que, caso seja definida que o valor contido na balança é o Valor Total do produto, não sejam usadas etiquetas com valores defasados em relação ao preço atual do sistema, caso contrário, a quantidade calculada e sugerida poderá ser diferente da que esta impressa na etiqueta.

  • Usa vendedor vinculado a PLU em arquivo de balança

Habilitando esta opção, será enviado nos arquivos de balança os PLU vinculados a vendedores somente onde a Loja Efetiva Principal ao vendedor for a mesma loja do arquivo.
Código de PLU não vinculados a vendedores sempre serão enviados.

Ao efetuar as alterações desejadas, selecione a opção  para aplicar as alterações.

Ocorrências Globais: Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis pelas alterações, exceto as aplicadas  na aba Filiais. Estão disponíveis para consulta os dados abaixo:

  • Data: Data em que a ocorrência foi identificada
  • Mensagem: Descrição referente a ocorrência
  • Usuário: Usuário que efetuou a alteração

Ocorrências Filiais: Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas na aba Filiais. Estão disponíveis para consulta os dados abaixo:

  • Data: Data em que a ocorrência foi identificada
  • Mensagem: Descrição referente a ocorrência
  • Usuário: Usuário que efetuou a alteração

Ao habilitar este parâmetro, o ERP permitirá fazer devoluções (com cupom) com geração de voucher de crédito para uso posterior.

No campo “Dias para vencimento do Voucher” você define a quantidade padrão de dias para a data de validade de um novo voucher de devolução emitido. Um voucher já emitido não é afetado por essa configuração.


  • Permitir geração de voucher na devolução

Ao habilitar este parâmetro, o ERP permitirá fazer devoluções (com cupom) com geração de vouchers de crédito para uso posterior.

Permite utilizar valor do voucher parcialmente?

Ao habilitar este parâmetro, será possível utilizar parcialmente o valor do voucher de crédito.
Informação importante: Após a ativação/desativação deste parâmetro, irá refletir na alimentação do fechamento de caixa, caso utilize-se voucher de crédito.

Dias para vencimento do voucher

Quantidade padrão de dias para a data de validade de um novo voucher de devolução emitido.
Um voucher já emitido não é afetado por essa configuração.


  • Emitir nota fiscal no ato da devolução de cupom

Ao habilitar esse parâmetro, no ato da devolução de cupom o sistema irá gerar a nota fiscal.

Importante: Com o parâmetro habilitado e houver o controle de emissão de voucher o mesmo não será exibido na consulta, por estar com o status pendente até a emissão da nota fiscal.

  • Controle de etiquetas impressas

Ao habilitar esse parâmetro o ERP passará a controlar quais etiquetas dos produtos já foram impressas no Módulo de Etiquetas de Preço.


Frentes de Caixas 

Zanthus

Habilitando esta opção. será enviado o código de identificação do cliente ao invés do CPF/CNPJ, apenas funcionários que também são clientes. No arquivo 10.sdf na posição (A10AC – Código do cliente) para a frente de caixa Zanthus. 


  • Gerar arquivos de clientes no formato CSV para a frente de caixa.

Habilitando esta opção, será enviado os arquivos de cliente no formato CSV.


  • Canal de Venda

O preço de venda regular da região de preço associada ao canal selecionado, será enviado no campo preço 4 no arquivo 6.sdf

Informação Importante: Quando o produto possuir preço 4 e preço de oferta ao mesmo tempo, o ERP enviará no campo preço normal o preço da oferta. Sendo assim, ao fim da vigência da oferta é Obrigatório o envio de uma nova carga de preços ao PDV.


  • Controle de promoção Leve X Pague Y para a frente de caixa zanthus

Ao selecionar o parâmetro “Desconto de 100% no item promocional” o arquivo packVirtual.csv será gerado com as seguintes alterações: Tipo Acão igual a 2, o valor fixo será preenchido com 0.


  • Frentes de Caixas Filiais
  • Enviar produtos com código interno para Zanthus 6.sdf e gerar 6-auxiliar.sdf: Habilitando esta opção, o arquivo 6.sdf enviará o codigo interno do produto no lugar de GTIN. Em complemento será gerado o arquivo 6-auxiliar.sdf contendo controle/fator de estoque/preço assim como GTIN do produto.

Importante: Antes de habilitar o parâmetro é necessário entrar em contato com o prestador de serviço Zanthus para que o mesmo possa realizar as devidas configuração no manager, pois os cupons exportados pelo PDV serão gerados contendo o código interno do produto, então caso parâmetro habilitado e o cupom a ser importado estiver com o layout incorreto o cupom será exibido na tela de ocorrência exibindo a devida divergência, logo a loja parametrizada não deve ter venda pendente.

  • Para o processo de NFC-e cancelado: Esse parâmetro tem como finalidade gerar nota fiscal ou apenas gerar um cupom, ao importar arquivos contendo NFC-e cancelado.

GZ

Canal de venda utilizado pelo preço 4

O preço de venda regular da região de preço associada ao canal de venda selecionado, será enviado no campo de preço 4 do arquivo de ESTOQUE.TXT

Informação Importante: Quando o produto possuir preço 4 e preço de oferta ao mesmo tempo, o ERP enviará no campo preço normal o preço da oferta. Sendo assim, ao fim da vigência da oferta é Obrigatório o envio de uma nova carga de preços ao PDV. Para selecionar um canal de venda é necessario cadastra-lo, duvida clique aqui.

Leave a Reply