Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Cosmos > Atualização de Produtos

Permissões de Usuário:

2574 – Atualizações de Produtos do Cosmos

2582 – Descartar Atualização de Produtos do Cosmos

2581 – Aplicar Atualizações de Produtos do Cosmos

A Atualizações de Produto usando o Cosmos, é para que você possa comparar desde o primeiro registro do produto no ERP com as informações que o fabricante forneceu no Cosmos, com isso você pode aplicar as atualizações do seu fornecedor para o seu produto dentro do ERP, ou até mesmo descarta-las, mas é necessário que o fornecedor esteja cadastrado no Cosmos e que tenha colocado o produto em seu catálogo.

 As atualizações dos produtos aparecem, sempre que o fornecedor do Cosmos editar as informações daquele produto. No cadastro de um produto no ERP, caso o fornecedor tenha cadastrado no Cosmos, já aparecerá as informações divergentes nas atualizações de produtos usando o cosmos.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o menu do Cosmos > Atualizações de Produtos

Após acessar, preencha um dos filtros para buscar as atualizações de produtos do fornecedor.

Os filtros são:

  • GTIN: O código único do produto, caso queira encontrar um produto específico. Preencha ele para buscar o produto.

  • Descrição: Você pode encontrar o produto que deseja pela sua descrição. Descreva o produto que deseja encontrar, por exemplo: Coca Cola da Copa.

  • GPC: Classificação Global de Produtos, para buscar os produtos de uma determinada classificação, por exemplo: Alimentos/bebidas.

  • NCM: A Nomenclatura Comum do Mercosul, para a busca das atualizações de produtos de um determinado NCM. Você deve digitar o NCM ou buscar, bastando apenas clicar na lupa.

Clicando na lupa, preencha uma das informação do pop-up, NCM ou com NCM e Descrição, caso não saiba, clique em buscar que é listado os NCM’s. No exemplo abaixo, mostra o filtro por NCM:

  • Informações: Para que você possa ver somente as informações que forem necessárias de atualizações, caso precise de todas, basta selecionar: Todos.

Após o preenchimento adequado dos campos de filtro é exibida da seguinte forma.

1. GTIN: Mostrando o GTIN ou GTIN’s dos produtos, caso precise, há um campo de busca de GTIN nesta coluna, basta digitar o GTIN e será feita uma busca entre os GTIN’s listados.

2. Descrição: Coluna de descrição do produto, podendo buscar na lista o produto digitando a descrição, caso necessário, escreva a descrição do produto desejado.

3. Informações: Serve para mostrar todas as informações que foram alteradas de um ou mais produtos, como por exemplo: Largura, embalagem, preço, peso bruto.

4. Valor Antigo: Serve para mostrar os valores anteriores à alteração. Para que você compare com o Valor Novo, podendo decidir a ação.

5. Valor Novo: Exibe a alteração que foi feita pelo fornecedor que está cadastrado no Cosmos.

6. Status: Exibe qual o status daquela atualização, por exemplo na imagem abaixo os status das atualizações são novo, para que você saiba quais são as mais recentes atualizações dos produtos.

7. Ações: Para que você tome a decisão de aplicar ou não as atualizações. Podendo aplicar ou descartar atualizações individualmente por informações ou por lote.

7.1 Para aplicar ou descartar em lote: Ao lado da coluna de GTIN selecione as atualizações que deseja aplicar ou descartar em lote, ao final da página clique no botão para aplicar ou descartar as alterações

7.2 Para aplicar ou descartar individualmente: Cada atualização na coluna de ações (Precisa ter as permissões de aplicar e descartar, com apenas uma das permissões, só aparece o botão correspondente) tem os botões de aplicar ou/e descartar.

Leave a Reply