Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Varejo > Cadastros > Áreas de Venda

Permissões de Usuário: MB__info
2088 – Usuários
1979 – Mapeamento de Áreas de Venda – Consultar
2733 – Mapeamento de Áreas de Venda – Adicionar
2734 – Mapeamento de Áreas de Venda – Alterar
2735 – Mapeamento de Áreas de Venda – Excluir

O cadastro de Áreas de Venda é a etapa que viabiliza o uso da Gestão de Piso de Loja, pois permite mapear as Áreas de Venda de uma loja, como por exemplo, ilhas, corredores, pontos extras ou até mesmo toda a loja, com o objetivo de definir e identificar o repositor responsável por cada área, realizar a auditoria de presença de produtos, e ainda obter alertas de rupturas.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Acessar o módulo Varejo > Cadastros > Áreas de Venda


Para cadastrar uma área de venda é necessário primeiramente selecionar uma loja correspondente, clique na aba Áreas de Venda em seguida ao clicar sobre o botão ADICIONAR NOVA


Serão habilitados os campos Tipo, Descrição, Repositor/Agente, Impressora Padrão, Etiqueta Padrão para preenchimento:


Sobre os campos:

Tipo: Os tipos de área de venda são, ilhas, corredores, ponto extras etc.
Descrição: Alguns exemplos de descrição são, bebidas, perfumaria, promocionais, congelados etc.
Repositor/Agente: Para cada área de venda cadastrada deve-se ter um repositor responsável.
Impressora Padrão: É possível informar uma impressora padrão para impressão de etiquetas de pré-separação (não obrigatório)
Etiqueta Padrão: É possível informar uma etiqueta do tipo pré-separação para área de venda cadastrada (não obrigatório)
Ações: Opções de excluir e salvar as áreas de venda.


Impressora Padrão

Para configurar uma impressora padrão na área de venda, é necessário que o Bluesoft Loja esteja devidamente configurado.

Para saber mais sobre esse módulo clique aqui


Etiqueta Padrão

Para configurar uma etiqueta padrão na área de venda, é necessário realizar o cadastro através do módulo Modelos de Etiquetas para E-commerce.

Para saber mais sobre esse módulo clique aqui


É possível cadastrar e excluir novos tipo de área de venda, a exclusão só será possível caso o tipo não esteja vinculado a uma área de venda:

 

Ao final após definição dos tipos de área de venda para concluir a inclusão basta clicar sobre o ícone salvar na coluna ações.


Mapeamento das Áreas de Lojas

O Mapeamentos das áreas de lojas poderá ser feito por subgrupo e a nível de produto, para realizar essa definição devemos seguir o seguinte caminho:

2. Acessar o Menu varejo > Configurações > Parâmetros do Módulo de Varejo

Por padrão o mapeamento definido será sempre por subgrupo.

Mapeamento por Subgrupo:
O nível mínimo para mapeamento é o Subgrupo

É possível adicionar mais de uma área de venda para cada subgrupo, conforme abaixo:

Mapeamento por Produto:

Ao definir o mapeamento por produto no parâmetro, na tela de Cadastro de Áreas de Venda a aba de produto é habilitada, dessa forma será possível realizar todo o mapeamento a nível de produto e as áreas de venda cadastradas serão exibidas.
Ao expandir os produtos poderão ser adicionados as áreas através do botão novo produto:

Os produtos adicionados poderão ser excluídos através do ícone da lixeira em vermelho ao lado.

Auditoria de presença: Auditoria de presença só estará disponível para áreas de venda do tipo subgrupo. Exclusão da área de venda: Caso seja excluído uma área de venda com o sistema definido com o mapeamento por produto, todos os produtos vinculados aquela área serão excluídos da aba produtos, um alerta ao usuário será exibido. Mudança de comportamento pelo parâmetro: Quando o parâmetro for alterado de subgrupo para produtos e vice versa, as pré-definições serão perdidas, caso possua áreas de venda cadastradas ao alterar o parâmetro para mapeamento por produtos as áreas de venda deverão ser cadastradas novamente para que os produtos possam ser vinculados as mesmas.

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