Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Varejo > Posto de Combustível > Resumo de Entradas e Saídas de Combustível – Sintética

Permissões de Usuário:

  • 3898 – Resumo de Entradas e Saídas de Combustível – Sintética

O Resumo de Entradas e Saídas de Combustível – Sintética é uma ferramenta fundamental para a gestão eficiente de postos de combustível e outras operações relacionadas à distribuição de combustíveis. Sua importância é destacada pelos seguintes motivos:

  1. Controle de estoque: O relatório permite o acompanhamento rigoroso das quantidades de combustível que entram e saem do estoque do posto. Isso ajuda a evitar desvios, perdas e roubos, contribuindo para a gestão financeira saudável do negócio.
  2. Detecção de irregularidades: A análise constante das entradas e saídas de combustível pode identificar discrepâncias, como entregas não autorizadas, vazamentos ou falhas no sistema de medição. Isso ajuda a prevenir fraudes e problemas ambientais.
  3. Controle de custos: O relatório permite que os gestores acompanhem de perto os custos associados à compra e venda de combustível. Isso inclui custos de aquisição, impostos, despesas de transporte e margens de lucro. Esses insights são cruciais para tomar decisões financeiras informadas.
  4. Cumprimento de regulamentações: A indústria de combustíveis está sujeita a regulamentações rigorosas em termos de armazenamento, distribuição e relatórios de incidentes. Um relatório de resumo ajuda a garantir o cumprimento dessas normas e a evitar multas e penalidades.
  5. Planejamento de estoque: Com base nas informações fornecidas pelo relatório, os gestores podem planejar suas compras de combustível de forma mais eficaz, garantindo que sempre haja estoque suficiente para atender à demanda dos clientes.
  6. Análise de tendências: Ao longo do tempo, os dados coletados nos relatórios podem ser usados para identificar tendências de consumo, sazonalidades e mudanças nos padrões de compra. Isso ajuda na previsão de demanda e na adaptação da estratégia de negócios.
  7. Tomada de decisões informadas: Com informações precisas sobre as entradas e saídas de combustível, os proprietários e gestores podem tomar decisões estratégicas, como ajustar preços, expandir operações ou melhorar a eficiência operacional.

O resumo de entradas e saídas de combustíveis – sintética desempenha um papel crítico na gestão de postos de combustível, garantindo o controle adequado do estoque, a conformidade regulatória, a eficiência operacional e a tomada de decisões informadas.

As informações são resumidas pelo período escolhido e agrupadas por Tanque e Produto.


Pela tela de Resumo de Entradas e Saídas de Combustível Sintética é possível consultar os dados de movimentações de combustíveis, apresentando as seguintes informações:

  • Tanque: Apresenta o número do tanque;
  • Produto: Apresenta a descrição do Combustível;
  • Compra (Qtde): Quantidade de Compra lançada na Ficha Estoque;
  • Compra (R$): Valor de Compra lançado na Ficha Estoque;
  • Venda (Qtde): Venda Física e deve corresponder com a quantidade de vendas da tela movimentação de combustíveis por bico, coluna Volume Vendido;
  • Estoque Inicial: Volume Inicial da medição de Tanque;
  • Estoque Final: Volume Final da medição de Tanque;
  • Venda (R$): Valor da Venda lançada nos itens do cupom fiscal, retirando as devoluções;
  • Estoque Escritural: (Estoque Inicial + Compra (Qtde) – Venda (Qtde));
  • Diferença (Qtde): Estoque Final – Estoque Escritural;
  • Diferença (%): ((Diferença (Qtde) / Venda (Qtde)) * 100);

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Varejo > Posto de Combustível > Resumo de Entradas e Saídas de Combustível – Sintética.

2) Informe o período que deseja efetuar a busca com um intervalo máximo de 32 dias.

3) Informe a loja que deseja efetuar a busca

4) Selecione o produto desejado através do filtro, podendo ser uma ou mais opções.

Importante: Os produtos exibidos na seleção são apenas os que estão configurados como combustível.

5) Para configurar as colunas é só clicar em Configurar Colunas.

Após clicar em Configurar Colunas abrirá a tela de configuração, para configurar é só clicar no nome da coluna e arrastar para disponíveis ou selecionadas, sendo que as que estão em selecionadas serão exibidas na busca e as disponíveis não.

6) Para efetuar exportações é só clicar no botão ao lado de Buscar, após isso clique em cima do tipo de exportação desejada.

7) Para visualizar as ocorrências do relatório é só clicar no botão destacado abaixo.

Após clicar abrirá a tela de ocorrências.


Você sabia que temos também a versão analítica do relatório, para consultar clique aqui.

Para mais informações, entre em contato com o Suporte Bluesoft.

Leave a Reply