Como é definida a sugestão de pricing:
O processamento de dados para sugestão de pricing pode ser iniciada por:
- Alteração do campo Classe de Preço ou KVI no cadastro do Produto. *
- Alteração de Subgrupo do produto *
- Alteração de Preço de um produto (Precificação) *
- A precedência de classe preço considera a seguinte regra: 1° Premium, 2º Competitivo, 3º Básico e 4º Primeiro Preço (onde o primeiro preço nunca pode ser mais caro que o básico e assim sucessivamente).
- Na pesquisa de concorrentes que tenham produtos KVI a sugestão de pricing será sempre R$ 0.01 abaixo do menor preço praticado pelo concorrente, considerando sempre o mesmo produto.
- Finalização de uma Pesquisa de Concorrentes
Ao realizar uma dessas operações os dados da alteração são enfileiradas para processamento gradual.
O processamento das informações segue o seguinte fluxo:
Exemplo com valores:
- Considera-se a regra de pricing padrão
- O subgrupo “Doces” possui os produtos: (Preços para Região 1)
- Chocolate Premium – 4,99
- Chocolate Premium 2 – 5,10
- Chocolate Competitivo – 4,20
- Chocolate Básico – 3,70
- Chocolate Básico 2 – 3,80
- Existe uma Pesquisa de Concorrentes de nome “Pesquisa Doces” finalizada para o “Concorrente 1” com o produto Chocolate Competitivo de preço 4,24 e “Concorrente 2” com o produto Chocolate Competitivo de preço 4,36.
Serão calculadas sugestões para os 5 produtos do subgrupo.
Chocolate Premium
- Consulta o preço de venda -> 4,99
- Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Competitivo (4,20)
- Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Não possui classe acima. Utiliza o próprio preço de 4,99
- Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Premium
- O preço atual de 4,99 está entre o valor de 4,20 (Competitivo) e 4,99 (Premium)
- Preço sugerido será 4,99
Chocolate Premium 2
- Consulta o preço de venda -> 5,10
- Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Competitivo (4,20)
- Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Premium (4,99)
- Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Premium
- O preço atual de 5,10 está acima do menor valor de produto para classe superior (Premium – 4,99)
- Preço sugerido será de 4,99
Chocolate Competitivo
- Consulta o preço de venda -> 4,20
- Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
- Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Premium (4,99)
- Obtém os dados da pesquisa de concorrentes “Pesquisa Doces”
- Obtém o melhor preço da pesquisa (menor preço acima do PMZ) -> 4,24
- Determina a sugestão por pesquisa como 4,23
- O preço atual de 4,20 está entre o valor de 3,80 (Básico) e 4,99 (Premium)
- Determina a sugestão por pricing como 4,20
- Preço sugerido final será o da pesquisa 4,23:
- 3,80 (Básico) < 4,23 (Pesquisa de concorrentes) < 4,99 (Premium)
Chocolate Básico
- Consulta o preço de venda -> 3,70
- Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
- Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Competitivo (4,20)
- Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Básico
- O preço atual de 3,70 é menor que o maior preço de produto de classe inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
- Preço sugerido será 3,80
Chocolate Básico 2
- Consulta o preço de venda -> 3,80
- Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
- Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Competitivo (4,20)
- Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Básico
- O preço atual de 3,80 está entre o valor de 3,80 (Básico) e 4,20 (Competitivo)
- Preço sugerido será de 3,80