Como é definida a sugestão de pricing:

 

O processamento de dados para sugestão de pricing pode ser iniciada por:

  • Alteração do campo Classe de Preço ou KVI no cadastro do Produto. *

 

  • Alteração de Subgrupo do produto *

 

 

  • Alteração de Preço de um produto (Precificação) *
  • A precedência de classe preço considera a seguinte regra: 1° Premium, 2º Competitivo, 3º Básico e 4º Primeiro Preço (onde o primeiro preço nunca pode ser mais caro que o básico e assim sucessivamente).
  • Na pesquisa de concorrentes que tenham produtos KVI a sugestão de pricing será sempre R$ 0.01 abaixo do menor preço praticado pelo concorrente, considerando sempre o mesmo produto.

 

  • Finalização de uma Pesquisa de Concorrentes

 

 

Ao realizar uma dessas operações os dados da alteração são enfileiradas para processamento gradual.

 

O processamento das informações segue o seguinte fluxo:

 

Exemplo com valores:

 

  • Considera-se a regra de pricing padrão
  • O subgrupo “Doces” possui os produtos: (Preços para Região 1)
    • Chocolate Premium – 4,99
    • Chocolate Premium 2 – 5,10
    • Chocolate Competitivo – 4,20
    • Chocolate Básico – 3,70
    • Chocolate Básico 2 – 3,80
  • Existe uma Pesquisa de Concorrentes de nome “Pesquisa Doces” finalizada para o “Concorrente 1” com o produto Chocolate Competitivo de preço 4,24 e “Concorrente 2” com o produto Chocolate Competitivo de preço 4,36.

 

Serão calculadas sugestões para os 5 produtos do subgrupo.

 

Chocolate Premium

  1. Consulta o preço de venda -> 4,99
  2. Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Competitivo (4,20)
  3. Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Não possui classe acima. Utiliza o próprio preço de 4,99
  4. Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Premium
  5. O preço atual de 4,99 está entre o valor de 4,20 (Competitivo) e 4,99 (Premium)
  6. Preço sugerido será 4,99

 

Chocolate Premium 2

  1. Consulta o preço de venda -> 5,10
  2. Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Competitivo (4,20)
  3. Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Premium (4,99)
  4. Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Premium
  5. O preço atual de 5,10 está acima do menor valor de produto para classe superior (Premium – 4,99)
  6. Preço sugerido será de 4,99

 

Chocolate Competitivo

  1. Consulta o preço de venda -> 4,20
  2. Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
  3. Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Premium (4,99)
  4. Obtém os dados da pesquisa de concorrentes “Pesquisa Doces”
  5. Obtém o melhor preço da pesquisa (menor preço acima do PMZ) -> 4,24
  6. Determina a sugestão por pesquisa como 4,23
  7. O preço atual de 4,20 está entre o valor de 3,80 (Básico) e 4,99 (Premium)
  8. Determina a sugestão por pricing como 4,20
  9. Preço sugerido final será o da pesquisa 4,23:
    1. 3,80 (Básico) < 4,23 (Pesquisa de concorrentes) < 4,99 (Premium)

 

Chocolate Básico

 

  1. Consulta o preço de venda -> 3,70
  2. Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
  3. Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Competitivo (4,20)
  4. Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Básico
  5. O preço atual de 3,70 é menor que o maior preço de produto de classe inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
  6. Preço sugerido será 3,80

 

Chocolate Básico 2

 

  1. Consulta o preço de venda -> 3,80
  2. Obtém o maior preço do produto da classe de preço inferior -> Chocolate Básico 2 (3,80)
  3. Obtém o menor preço do produto da classe de preço superior -> Chocolate Competitivo (4,20)
  4. Não existe pesquisa de concorrente fechada para o produto Chocolate Básico
  5. O preço atual de 3,80 está entre o valor de 3,80 (Básico) e 4,20 (Competitivo)
  6. Preço sugerido será de 3,80

One Response to “Regras Pricing”

  1. Precificação de Produtos - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Na coluna Sugestões de Preço R$ é possível visualizar o pricing por produto. Para saber mais sobre como funciona a regra pricing, clique aqui. […]

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