Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Relatórios > Vendas > Relatório Comparativo de Venda

Permissões de Usuário: MB__info
1289 – Relatório Comparativo de Vendas

 

Este relatório tem como objetivo realizar comparações entre dois períodos de venda que podem ser da mesma loja ou de lojas diferentes.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Vendas > Relatórios > Vendas > Relatório Comparativo de Venda

 

2) Defina os dados comparativos 1 e 2

  • Tipo de Consulta: Trata-se da forma como o resultado do relatório será agrupado. As opções são Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Setor de compra, Produto e Loja.
  • Período: Defina em dados comparativos 1 e 2 quais serão os períodos de venda que serão comparados
  • Loja: Defina qual ou quais lojas serão comparadas nos dois dados comparativos. É possível escolher a mesma loja para comparação, ou escolher lojas diferentes. É possível escolher mais que uma loja por dado comparativo usando segurando o CTRL (Windows) ou Command (Mac) e selecionar as lojas com o mouse.

 

3) Defina os filtros

  • Departamento: Escolha todos ou um departamento específico.
  • Seção: Escolha todas as seções vinculadas ao departamento escolhido ou uma em específico.
  • Grupo: Escolha todos os grupos vinculados à seção escolhida ou um em específico.
  • Subgrupo: Escolha todos os subgrupos vinculados ao grupo escolhido ou um em específico.

Observação: A escolha das categorias podem ser limitadas de acordo com o tipo de consulta escolhido.

  • Exibir colunas: Defina quais colunas serão demonstradas no resultado
  • Setor de Compra: Escolha todos setores de compra ou um em específico.
  • Ordenação: Defina como será a ordenação do resultado
  • Classificação: Defina como será a ordenação: Crescente ou Decrescente
  • Canal de Venda: Para filtrar o resultado para um canal de venda específico (somente para quem trabalha com esta opção)

 

Exemplo

 

No exemplo acima estamos comparando as vendas agrupadas por departamento na mesma loja 01 onde o período 1 é de fevereiro e o período 2 é de janeiro.

O resultado mostra dados comparativos entre os dois períodos nos grupos de Venda, Margem Bruta, Margem Líquida, Lucro Bruto e Lucro Líquido.

Cada grupo de resultado demonstrará os valores dos dois períodos, a diferença entre eles e a diferença percentual.

A diferença sempre é calculada com a subtração “Período 1 – Período 2”.

A diferença percentual é a representação desta diferença em relação ao valor do Período 2, isto é, “Diferença / Período 2”.

No rodapé temos os totais dos períodos 1 e 2 no resultado. Mas as colunas Diferença e Percentual são calculadas da mesma forma demonstrada acima usando os valores totais dos dois períodos.

 

Opção “Calcular pela média diária”

A opção “Calcular pela média diária” tem a função de, em média, comparar o período 1 com um período 2 hipotético, mas com o comportamento do período 2 real. Ele só altera o resultado se a quantidade de dias do período 1 for diferente da quantidade de dias do período 2.

Exemplo para melhor entendimento: Se o período 1 é de 10 dias, e o período 2 é de 15 dias, a função desta opção, quando ativada, é demonstrar o resultado como se o período 1 fosse comparado com 10 dias do período 2, sendo este último calculado pela média diária dos 15 dias selecionados.

Assim o usuário pode comparar a venda do período 1 com um período 2 hipotético. Ou seja, baseado na venda média do período 2, qual seria o comportamento de venda se o período 2 fosse na mesma quantidade de dias do período 1.

 

Observação Importante

No que se refere a categorias, o resultado do relatório é online, ou seja, se um produto mudar de categoria em seu cadastro, o resultado do relatório também será alterado quando visualizado por categoria, pois o valor de venda do produto passará da categoria antiga para a atual do cadastro. Isto se dá desta forma pois o relatório é um comparativo entre dois períodos e pode ser que o período mais antigo possa se referir a um tempo onde o cadastro de categoria do produto era diferente da atual. Logo, para manter a consistência dos resultados comparados, as categorias analisadas devem ser online.

 

 

 

 

 

Leave a Reply