Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Força de Vendas > Relatórios > Força de Vendas > Relatório de Clientes da Distribuidora

Permissões de Usuário:

  • 2290 – Relatório de Clientes da Distribuidora
  • 2291 – Histórico da Análise de Crédito do Cliente

O Relatório de Clientes da Distribuidora tem como finalidade demonstrar para o vendedor o status de crédito do cliente, considerando os pedidos não entregues e as duplicatas de pedidos do força de vendas.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela do Relatório de Clientes da Distribuidora, temos as opções:

  1. Grupo Econômico: Lista de grupos de clientes cadastrados.
  2. Cliente: Lista os clientes pertencentes ao grupo informado anteriormente.
  3. Equipe de Vendedores: Lista as equipes de vendedores cadastradas.
  4. Vendedor: Lista os vendedores vinculados à equipe de vendedores informada anteriormente.
  5. Filtros Personalizados: Ferramenta utilizada para salvar os filtros informados anteriormente, de modo que o usuário possa utilizar estes mesmos filtros em uma nova consulta futura.
  6. Buscar: Busca o resultado do relatório com base nos filtros informados anteriormente. Lembrando que também é possível exportar o resultado do relatório para arquivo em PDF, Excel ou utilizar a ferramenta Cubo, que permite o usuário visualizar o resultado do relatório de diferentes dimensões.

Após informar os filtros necessários, serão exibidos os pedidos agrupados por Grupo Econômico, Cliente, Limite de Crédito, Crédito Disponível, Crédito Utilizado, CEP, Rua, Nº, Bairro, Cidade, UF, Data de Cadastro, Última Compra Dias sem Compra e Status Crédito.

Na coluna Grupo Econômico há um link para cada linha, onde o vendedor poderá consultar o cadastro de grupo econômico:

Na coluna Cliente também há um link para cada linha do relatório, onde o vendedor poderá consultar o cadastro do cliente:

Na coluna Histórico do Cliente, temos o ícone  para consultar o histórico da análise de crédito do cliente, onde será possível analisar todas as informações referentes ao cliente crédito disponível, crédito limite, crédito utilizado e a média de atraso da quitação das duplicatas. Também é possível consultar as duplicatas em aberto, duplicatas quitadas e quais foram os últimos pedidos do força de vendas do respectivo cliente.

Lembrando que se um vendedor acessar o relatório de clientes da distribuidora, não será possível visualizar as informações de pedidos relacionados a outro vendedor, a menos que o vendedor também seja supervisor de vendas. Deste modo será possível visualizar todos os pedidos inclusive de vendedores diferentes.

Leave a Reply