Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Força de Vendas > Relatórios > Força de Vendas > Relatório de Clientes da Distribuidora

Permissões de Usuário: MB__info

2290 – Relatório de Clientes da Distribuidora

2291 – Histórico da Análise de Crédito do Cliente

O Relatório de Clientes da Distribuidora tem como finalidade demonstrar para o vendedor o status de crédito do cliente, considerando os pedidos não entregues e as duplicatas de pedidos do força de vendas.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela do Relatório de Clientes da Distribuidora, temos as opções:

  1. Grupo Econômico: Lista de grupos de clientes cadastrados.
  2. Cliente: Lista os clientes pertencentes ao grupo informado anteriormente.
  3. Equipe de Vendedores: Lista as equipes de vendedores cadastradas.
  4. Vendedor: Lista os vendedores vinculados à equipe de vendedores informada anteriormente.
  5. Filtros Personalizados: Ferramenta utilizada para salvar os filtros informados anteriormente, de modo que o usuário possa utilizar estes mesmos filtros em uma nova consulta futura.
  6. Buscar: Busca o resultado do relatório com base nos filtros informados anteriormente. Lembrando que também é possível exportar o resultado do relatório para arquivo em PDF, Excel ou utilizar a ferramenta Cubo, que permite o usuário visualizar o resultado do relatório de diferentes dimensões.

Após informar os filtros necessários, serão exibidos os pedidos agrupados por Grupo Econômico, Cliente, Vendedores, Limite de Crédito, Crédito Disponível, Crédito Utilizado e Histórico do Cliente.

Na coluna Grupo Econômico há um link para cada linha, onde o vendedor poderá consultar o cadastro de grupo econômico:

Na coluna Cliente também há um link para cada linha do relatório, onde o vendedor poderá consultar o cadastro do cliente:

Na coluna Histórico do Cliente, temos o ícone  para consultar o histórico da análise de crédito do cliente, onde será possível analisar todas as informações referentes ao cliente crédito disponível, crédito limite, crédito utilizado e a média de atraso da quitação das duplicatas. Também é possível consultar as duplicatas em aberto, duplicatas quitadas e quais foram os últimos pedidos do força de vendas do respectivo cliente.

Lembrando que se um vendedor acessar o relatório de clientes da distribuidora, não será possível visualizar as informações de pedidos relacionados a outro vendedor, a menos que o vendedor também seja supervisor de vendas. Deste modo será possível visualizar todos os pedidos inclusive de vendedores diferentes.

Leave a Reply