copy_of_novidades_acelerato__13_

Qual é o trabalho ou função?

Letícia é responsável pela conferência de todos os documentos fiscais de entrada e saída da empresa, geração de Mapa Resumo, e conferências de Demais Lançamentos que envolvam os impostos: como Parcelas de CIAP, Créditos e Débitos de demais operações que não possuem documentos fiscais.
Sua principal tarefa é garantir que o registro das tributações nos documentos fiscais estejam corretos conforme a legislação brasileira, para assim realizar a tomada de crédito e débito corretamente nas operações.

Como seu trabalho é medido?

O trabalho de Letícia pode ser medido através de da tela da apuração de Tributos, onde são informados q quantidade de registros existentes por tipo, onde é mostrando a quantidade que esta Não conferido, Conferido, Aprovado e Apurado.

Quais ferramentas ela usa ou precisa?

Com os documentos fiscais que evidenciam as informações das operações, Letícia utiliza principalmente a Conferência das Escritas para verificar se a tributação de ICMS, PIS, COFINS e ISS estão corretas em todos os itens de documentos fiscais.
Alguns relatórios ajudam a realizar a conferência como Analítico da Escrita Fiscal e o Comparativo de ICMS, PIS e COFINS de Compra e Venda, onde mostram divergências entre créditos e débitos de impostos entre as operações de compra e venda.

Para quem reporta?

Letícia se reporta a Roberto, Gerente Fiscal, que irá realizar o compliance dos processos conferindo se os processos definidos de conferência das operações fiscais foram realizados, para posterior ele realizar a apuração dos impostos e fechamento fiscal para entrega das obrigações fiscais.

Onde trabalha?

Letícia trabalha no departamento contábil da empresa, porém, se comunica diretamente com várias áreas da empresa, pois depende de informações geradas por estes setores para realizar sua conferência, como Financeiro, Faturamento e Recebimento de Mercadoria.

Qual é o tamanho da organização?

A rede Supermercados Compra Certa é de grande porte e possui mais de 40 lojas em diversos pontos da cidade.

Quais são suas metas?

A meta de Letícia é deixar toda a movimentação fiscal 100% com a tributação correta garantindo que os impostos estão devidamente informados nos documentos fiscais.

Quais são os maiores desafios?

Um dos maiores desafios de Letícia é estar atualizada com todas as alterações da Legislação brasileira e assim replicar todas as alterações em tempo hábil nas movimentações para não deixar a escritura correta.
O Volume de informação também é um dos desafios, pois são centenas de NF-e, milhares de Cupons Fiscais, e uma infinidade de regras fiscais para aplicar e conferir corretamente.

Como o sistema pode facilitar seu trabalho?

Oferecendo soluções automatizadas que facilitem o trabalho de Letícia, onde ela tenha a facilidade de replicar as mudanças tributárias nas regras para correta tributação nas operações, assim diminuindo o trabalho de re-digitação.
O Sistema precisa ser usual e o máximo possível automático ao registrar os dados e seus cálculos, pois um erro pode gerar pagamentos indevidos de impostos.

Leave a Reply