Agora no Bluesoft ERP, as operações de vendas com isenção ou imunidade de IBS e CBS são tratadas automaticamente. O sistema foi atualizado para reconhecer os novos códigos de classificação tributária (cClassTrib) e gerar o XML da nota fiscal em total conformidade com a Reforma Tributária.
Essa atualização garante que, ao faturar uma venda que se enquadra nessas regras, a nota fiscal seja emitida com o CST 400 (Isenção) ou CST 410 (Imunidade/Não Incidência), sem os grupos de valores dos impostos no XML, prevenindo rejeições da SEFAZ. Além disso, os campos de cálculo de impostos nas telas de cadastro de NCM e Regra Fiscal são desabilitados para evitar erros de configuração.

Para saber mais sobre as funcionalidades de venda, clique aqui.
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.