Agora no Bluesoft ERP, o processo de apropriação de crédito de ICMS sobre fretes em notas de entrada foi aprimorado para garantir mais precisão, controle e conformidade fiscal.

Com esta melhoria, o sistema passa a calcular o crédito de ICMS aproveitado nos itens recebidos nas notas vinculadas considerando a base de cálculo proporcional informada no XML do Conhecimento de Transporte (CT-e). Isso significa que componentes sem incidência de ICMS, como pedágios, são automaticamente desconsiderados do cálculo, garantindo que o crédito aproveitado nos itens seja o mais correto possível e que os custos de estoque e as margens de lucro se tornem mais assertivos.

Para aumentar a conformidade fiscal, a tomada de crédito agora está condicionada ao CFOP de entrada da mercadoria. O crédito de ICMS do frete só será aplicado se o CFOP do item estiver devidamente configurado no parâmetro “CFOPs com direito ao crédito de ICMS no processamento de CT-e“, oferecendo maior controle e evitando o aproveitamento de créditos indevidos.

Além disso, o fluxo de processamento foi otimizado: a confirmação da nota fiscal de entrada passa a ocorrer antes do processamento do CT-e. Dessa forma, o valor do crédito de ICMS do frete é calculado e aplicado diretamente no custo do estoque do item no momento do recebimento da mercadoria, refletindo o custo real de forma imediata.

Essas atualizações simplificam um processo fiscal complexo, reduzem a chance de erros manuais e garantem maior precisão nos custos dos produtos e conformidade com a legislação.

Para saber mais sobre o Processamento de CT-e, clique aqui.

Disponível a partir da versão r362.01