Foi realizado desenvolvimento do leiaute 9.0 do SPED contábil ECD, que trouxe as seguintes alterações:

1) Para o registro J930 foi criado uma nova qualificação no arquivo: IDENT_QUALIF => 940 – Auditor Independente. Esta nova opção foi disponibilizada no cadastro da loja, na aba de “Livros Fiscais e Demonstrativos” será possível inserir nas configurações de “Assinantes do Livro”

2) Para o Registro J932 foi criado 02 novas qualificações:

910 – Contador/Contabilista Responsável Pelo Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD

920 – Auditor Independente Responsável Pelo Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD

Uma melhoria também foi realizada para o correto preenchimento do Campo 04- COD_MOT_SUBS no registro J801

Como essas melhorias se referem a arquivos de substituição da obrigação, essas configurações foram disponibilizadas na tela de geração da ECD, os campos serão habilitados quando a “Finalidade da Escrituração” for Substituição:

3) Foi criada uma nova validação para o plano de contas referencial “A partir de 2014”. Não será possível vincular contas contábeis do ERP que tenham natureza diferente das contas do plano referencial.

Ex: Contas de Ativo (iniciadas com 1) só podem ser vinculadas em contas de natureza igual, também iniciadas em 1:

Para o plano de contas referencial “Imune” também criamos novas validações:

Ex: Contas de resultado (Iniciadas com 3, 4, 5 e 6) só podem ser vinculadas em contas iniciadas com 4:

Atenção: para garantir que não haverá contas contábeis vinculadas em contas de naturezas diferentes foi criado um script que subirá junto com a versão 274.01 onde todas as contas que possuem natureza diferente serão desvinculadas do plano referencial do SPED, sendo necessário o correto preenchimento por parte do usuário do ERP.

4) Realizamos uma melhoria para que a geração do registro I200 ocorra em ordem cronológica. Desta forma, vamos gerar as linhas do arquivo em ordem de criação, ou seja, todos os lançamentos ocorridos no dia 01/01/2020, depois 02/01/2020, depois 03/01/2020…. Conforme exemplo:

Disponível a partir da versão 274.01

Leave a Reply