Agora no Bluesoft ERP, podemos processar o recebimento de mercadorias em operações entre lojas (Venda, Transferência e Bonificação) com a leitura automática dos impostos IBS e CBS diretamente do XML de saída.

Esta melhoria garante a conformidade com a Reforma Tributária, permitindo a conferência dos valores tributados e diferidos na tela de recebimento (capa), de forma independente das configurações de regras fiscais de entrada da loja de destino.

Principais novidades:

  • Conferência Visual: Exibição dos campos de IBS/CBS na tela de conferência de valores como somente leitura.
  • Leitura Automática do XML: O sistema prioriza os dados vindos no arquivo da nota (tags gIBSCBS), gravando corretamente os valores tributados e os valores diferidos (vIBSDif e vCBSDif)
  • Escrituração Precisa: Gravação automática dos valores de diferimento (vIBSDif e vCBSDif) na nota fiscal de entrada e na escrita fiscal.

Aba Detalhes: Exibe os totais de IBS e CBS no quadro de “Cálculo do Imposto”.

Aba Escrita Fiscal: Apresenta o detalhamento por item, incluindo as colunas de imposto tributado e diferido.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!

Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.

A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.

O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.

A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.

Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.

Disponível a partir da versãor362.100