Agora no Bluesoft ERP, é possível gerar o Bloco K do SPED Fiscal (Registros K220, K230 e K235, K270 e K275) para operações de venda ou descarte de produção interna, como a fabricação e transformação de produtos via composições e fichas técnicas.
Com esta melhoria, a tela de geração do SPED Fiscal (Fiscal > Informativos > SPED Fiscal EFD) agora conta com um novo campo “Gerar produtos de composição como” na seção de parâmetros do Bloco K. Este campo é de preenchimento obrigatório e suas opções variam conforme o “Tipo de Leiaute” selecionado.

As opções disponíveis para o campo “Gerar produtos de composição como” são:
- K230 – Produção: Disponível para leiautes Completo ou Simplificado. Neste modo, toda a cadeia produtiva será escriturada usando exclusivamente os registros K230 e K235, detalhando o item produzido e os insumos consumidos.
- K220 – Movimentação Interna: Disponível para todos os leiautes. Neste modo, a cadeia produtiva será escriturada usando exclusivamente o registro K220, registrando as movimentações de transformação de um produto em outro.
- Não enviar: Disponível apenas para leiaute Restrito. Ao selecionar esta opção, o sistema não gerará nenhum registro de produção interna (K220, K230 ou K235) originado por composição.

Além disso, foram implementadas regras de tratamento para estornos de vendas:
- Cancelamento da venda no mesmo período de apuração: A produção associada não será enviada no Bloco K, pois as movimentações serão compensadas.
- Devolução da venda (mesmo período ou posterior): A produção original será enviada no Bloco K do mês da venda, e a devolução não gerará novos registros K220 ou K230/K235.
- Cancelamento da venda em período de apuração diferente: A correção será feita no período atual utilizando os registros K270 (para estornar a produção do produto acabado) e K275 (para estornar o consumo dos insumos, se o leiaute for Completo).
Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.