Fiscal > Informativos > SPED Fiscal (EFD)
A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Para realizar a geração do SPED Fiscal ou Contribuições acesse a tela de geração acessando o caminho acima:
2) Para gerar o arquivo do SPED ICMS/IPI, selecione o tipo do arquivo.
Em seguida preencha as demais informações, conforme descrição abaixo:
Finalidade do Arquivo: Esta opção define se o arquivo a ser gerado é o Original ou uma Retificação.
Loja: Loja a qual deverá ser gerado as informações.
Competência de Apuração: Serão exibidas as competências fiscais apuradas.
Inventário: Deverá ser selecionado a opção quando dentro do arquivo, for necessário enviar a posição de estoque. Poderá enviar a posição de estoque ou o Inventário Geral inserido.
Ao informar a competência, serão listados os agendamentos tributários de mudança de tributos que foram processados, pois serão informar os dados no bloco H.
Bloco K:
Poderá enviar o livro de controle de produção e estoque por inventário geral ou posição do estoque.
E o registro K280 que é relacionado a correção de apontamento.
Considerar estoques extemporâneos? Se esta opções estiver marcada será gerado o valor da posição de estoque considerando os movimentos extemporâneos ou seja, movimentações que foram baixadas posteriormente a data da operação que não entraram na gravação do saldo do estoque diário.
Obs: Para gerar informações referente a GARE de ICMS ST nos registros E111 ou E220 do SPED Fiscal. Clique Aqui.
- Botão: Agendar
Caso deseje o usuário poderá configurar para que o sistema gere automaticamente o arquivo do SPED Fiscal ICMS/IPI e SPED Contribuições, de acordo com a data e a loja desejada.
Feito esta configuração, os arquivos serão gerados de acordo com a data e loja configurados e ficarão disponíveis no Bluesoft Drive na loja 999
Após selecionar o arquivo será aberta a tela para preenchimento dos dados do agendamento, após preencher os campo clique em: Agendar
Geração do arquivo para empresas pertencentes ao estado do Rio Grande do Sul:
Caso a empresa de geração do arquivo seja pertencente ao estado do Rio Grande do Sul o usuário deverá preencher também os campos:
Faturamento do Período,
Número de Funcionários no Último dia do Período,
Valor da Folha de Pagamento no Período,
Início de Atividade (caso seja o caso da empresa),
Fim de Atividade (caso seja o caso da empresa).
Estes campos serão utilizados para a geração dos registros E115: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA APURAÇÃO – VALORES DECLARATÓRIOS e E116: OBRIGAÇÕES DO ICMS RECOLHIDO OU A RECOLHER – OPERAÇÕES PRÓPRIAS do SPED (Registros obrigatórios para as empresas do Rio Grande do Sul).
3) Após informados os filtros acima, clique em gerar Arquivo, e aguarde.
Como essa obrigação gera muitos registros, dependerá de cada loja o tempo de geração, porém o Bluesoft ERP tem tecnologia eficiente para geração dos SPED o que torna a geração de milhares de registros não levar mais que 2 horas.
4) Após conclusão da geração, você receberá um email e poderá consultar o Bluesoft Drive para baixar o arquivo
5) Na mesma tela será possível gerar o arquivo SPED Contribuições, devendo apenas no Tipo do Arquivo selecionar o SPED Contribuições:
Lembrando que o arquivo do SPED contribuições é consolidado, ou seja, deve ser gerado ela empresa matriz.
6) Informar motivo(s) para escrituração zerada, marcando esta opção o usuário estará informando que deseja que o ERP gere o registro 0120: Identificação de EFD-Contribuições Sem Dados a Escriturar do SPED contribuições e para isso terá que informar um motivo pelo qual o arquivo está sendo gerado sem dados:
No mês de dezembro de cada ano, serão habilitados todos os meses do ano e o usuário deverá informar, caso tenha gerado, os meses que foram exportados zerados e os motivos para cada um deles, desta forma, serão gerados para cada mês informado um registro 0120:
Observação: Se a opção de informar arquivo zerado for selecionada em um período com movimento o arquivo será gerado com a movimentação do período e com o registro 0120 e caso o usuário deseje poderá zerar os valores.
- Botão: Agendar
Caso deseje o usuário poderá configurar para que o sistema gere automaticamente o arquivo do SPED Fiscal ICMS/IPI e SPED Contribuições, de acordo com a data e a loja desejada.
Para isso deve clicar no botão: Agendar Geração do SPED, será aberta uma nova tela que o usuário poderá clicar para incluir agendamento e selecionar qual o arquivo deseja gerar:
Após selecionar o arquivo será aberta a tela para preenchimento dos dados do agendamento, após preencher os campo clique em: Agendar
6) Após isso poderá prosseguir com a validação no SPED ICMS ou contribuições
Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.