Agora no Bluesoft ERP, é possível definir na negociação do item se o frete será CIF ou FOB.

Frete FOB: “Free On Board” ou seja “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, ficar por conta do destinatário os riscos e custos com o transporte da mercadoria.

Frete CIF: Significa “Cost, Insurance and Freight”, ou seja, “Seguros e Frete”. Neste tipo de frete, fica por conta do remetente  todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria.

Na negociação de compra do item teremos a opção de alterar o tipo do frete com as opções CIF (opção padrão) e FOB. A alteração realizada será salva na negociação deste item.

 

Realizamos também adequações nos cálculos de tributos:

 

IPI

Realizamos uma adequação na base de cálculo do IPI incluindo a Despesa Tributada e o Frete CIF:

 

Base de cálculo do IPI = Custo Bruto – Desconto + Despesa Tributada + Frete CIF

 

Assim, caso o frete seja FOB, o mesmo não será incluído na base de cálculo do IPI. Exemplos:

 

 

 

ICMS

No cálculo da base de cálculo do ICMS o frete já esta incluído hoje. Mas agora, com a melhoria de inclusão do tipo de frete, caso este seja FOB não será incluído na base de cálculo do ICMS.

 

ICMS-ST

Da mesma forma, o frete já esta incluído na base de cálculo da substituição tributária. Mas agora, com a melhoria de inclusão do tipo de frete, caso este seja FOB não será incluído na base de cálculo da substituição tributária.

 

 

A alteração do tipo de Frete, como pode ser percebido acima, vai influenciar no custo final do produto e também no custo contábil. Consequentemente, vai alterar também as sugestões de preço de venda da negociação.

 

 

Disponível a partir da versão r213.01

Leave a Reply