Contábil -> Demonstrativo -> DLPA
Permissões:

3738 – DLPA

No Bluesoft ERP, o cliente poderá consultar os lançamentos contábeis vinculados aos grupos DLPA.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Para visualizar o relatório DLPA no Bluesoft ERP, é necessário selecionar os filtros da busca, conforme tela abaixo:

  • Tipo de Consulta: Poderá ser por loja ou matriz, conforme necessidade de visualização para análise dos resultados.
  • Loja: É possível uma loja específica ou uma matriz
  • Tipo de Busca: Poderá ser trimestral ou anual, este campo será preenchido automaticamente conforme regime de apuração da loja informado na gestão de competências contábeis . Não será possível buscar lojas com tipo de apuração mensal.
  • Ano: Ano em que os laçamentos foram efetuados.
  • Imprimir relatórios com os assinantes dos livros fiscais?: Para exportação do relatório há a opção de incluir os assinantes dos livros fiscais, configurados nas lojas.
  • Configuração Contábil – Saldo Inicial: Ao clicar neste botão o cliente poderá informar qual a conta contábil que será utilizada para preencher o saldo inicial dos lançamentos.

2) Para informar um saldo inicial clique no botão “Configuração Contábil – Saldo Inicial”

Ao clicar em “Cadastrar” o ERP exibirá a tela para informar a loja e o tipo de apuração:

No cenário de tipo de apuração trimestral o cliente poderá informar uma conta para trimestre:

Quando for apuração anual, só será possível informar uma conta contábil:

Ao finalizar o cadastro será possível consultar, inativar e editar:

Após informado a conta contábil, o valor será carregado na busca do relatório DLPA e exibido na coluna Saldo Inicial, o saldo será baseado no balancete de verificação:

3) Ao realizar a busca o ERP exibirá todos os grupos DLPA existentes, independente de terem lançamentos vinculados ou não.

Os grupos da DLPA possuem sinais negativo (-) e/ou positivo (+) que definem se as partidas dobradas vinculadas a eles serão somadas ou subtraídas do saldo no relatório.

Por exemplo os lançamentos vinculados no grupo Lucro Líquido do Exercício (+) serão somados no relatório e os do grupo Reserva de Lucros a Realizar serão subtraídos:

Os grupos de Mudança de Política Contábil e Retificação de Erros não possuem sinal e irão considerar o sinal do lançamento da conta vinculada na partida dobrada.

Exemplo: Se a conta contábil que foi vinculada no grupo de Mudança de Política Contábil está sendo debitada na partida, então entrará com sinal devedor no relatório DLPA ou se por outro lado a conta que está vinculada no grupo Retificação de Erros for um lançamento a crédito, então o valor será considerado credor no relatório DLPA.

4) Será possível consultar o relatório DLPA com tipo de apuração anual também, o comportamento será o mesmo, só o leiaute que muda.

5) É possível realizar a exportação do relatório em PDF e Excel.

Exportação em PDF

Exportação em Excel

Disponível a partir da versão r326.01

Leave a Reply