Durante o recebimento de Notas com o CFOP 1949/2949, é possível selecionar a nova natureza de operação: Entrada de paletes ou contentores de terceiro.

Esta natureza de operação somente aparecerá se o lançamento partir do processamento do XML. Em lançamentos manuais esta natureza de operação não estará disponível.

Para este tipo de nota, somente serão listados e vinculados produtos definidos com o tipo patrimônio palete/contentor. Para mais informações clique aqui.

Caso ocorra o vínculo de um produto que não seja do tipo palete/contentor, não será possível prosseguir com o processo, sendo demonstrando o alerta em tela:

Durante o processo de recebimento, é obrigatório que seja informado uma pessoa parametrizada como proprietário de palete/contentor. Mas, para salvar o proprietário, é necessário clicar em “Salvar Item”. Para mais informações clique aqui.

Caso algum dos itens não tenha seu proprietário definido, não será possível dar continuidade no processo de recebimento, apresentando o alerta em tela:

Para este tipo de nota por padrão o ICMS será 040 (Isento), PIS e COFINS 98 (Outras entradas).

Após a confirmação do recebimento, a nota será registrada com o CFOP 1.949/2.949 – Entrada de paletes ou contentores de terceiro/fora do estado.

Possuindo em suas informações adicionais, os dados referente ao Proprietário de palete/contentor definido durante o recebimento.


Informação Importante: A escrita fiscal deste tipo de nota não se comportará como uma entrada de Vasilhame/Sacaria. Serão gravados apenas os dados: Número, Série e Observações fiscais. Desse modo, nenhum valor será escriturado.

No cadastro do item patrimônio será criado um novo patrimônio de terceiro com status “Ativo”:

Sendo possível visualizar o proprietário definido no recebimento:

OBS: Caso seja necessário realizar a edição de um proprietário já definido, o usuário deverá possuir a permissão 3260- Editar proprietário de palete/contentor de terceiro. Somente os itens de paletes e contentores originais podem ter o proprietário alterado.

Na central de relatórios do item patrimônio será possível consultar o movimento de Entrada de movimentação de palete ou contentor:


Entrada de Paletes ou Contentores de terceiro entre lojas:

Durante o recebimento deste tipo de nota entre lojas, não será necessário escolher a natureza de operação pois ela já virá determinada pela nota de origem emitida no sistema.

O cadastro do item patrimônio vinculado e o proprietário, serão trazidos conforme definidos na emissão da remessa. Não sendo possível realizar a edição.

Após confirmar a entrada, no cadastro do patrimônio será criado na loja destino, um novo patrimônio de terceiro com status “Ativo“.

Informação Importante: Caso o item retorne para a loja original, após concluir a entrada, não será gerado um novo item de patrimônio de terceiros. O Status do item original será atualizado de “Remetido” para “Ativo”.

Leave a Reply