Agora no Bluesoft ERP, é possível visualizar os novos tributos da Reforma Tributária durante o recebimento das mercadorias.
Implementamos o cálculo, exibição dos novos tributos CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
Nessa entrega, o sistema irá processar XMLs que tenham dados da Reforma Tributária e apresentar esses dados durante o recebimento das notas.
Quando não possuir dados de IBS/CBS no XML, o Bluesoft ERP buscará Exclusivamente no cadastro do NCM do produto os dados da Reforma Tributária para calcular os novos tributos.



O recebimento da nota fiscal precisa ser baseado em Regras Fiscais para que o sistema exiba os novos campos e realize o cálculo dos novos tributos.
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.