Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Fiscal > Regras Fiscais > Solicitação de Revisão de Regras Fiscais

Permissões:

3177 – Solicitação de Revisão de Regra Fiscal

2897 – Aprovar Figura Fiscal

2901 – Incluir Figura Fiscal

2907 – Incluir Regra Fiscal

Através das Regras Fiscais o usuário poderá cadastrar todas as variações de Tributações existentes para as mercadorias referente ao PIS, COFINS, ICMS e IPI, e assim deixar parametrizado como será a tributação conforme os diversos cenários que existir.

Neste post, você irá visualizar como Funciona a Solicitação de Revisão de Regras Fiscais, que servirá de comunicação entre o Setor Comercial e Fiscal para regularização das Regras Fiscais.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1)  Para acessar a tela vá em: Fiscal > Regras Fiscais > Solicitação de Revisão de Regra Fiscal

Os filtros disponíveis em tela são:

  • Período: Período em que a solicitação foi feita
  • Fornecedor/Cliente: O fornecedor que a solicitação foi feita
  • Produto:  O Produto da solicitação
  • Origem da solicitação: De onde que ela foi feita. Pode ser solicitado no cadastro do produto, na negociação e no recebimento de mercadorias
  • Tipo de solicitação: Hoje só há o tipo Entrada
  • Status: Status da solicitação que pode estar Pendente, Revisando ou Finalizada

2) Na grid da tela teremos as colunas: Data Solicitação, Tipo de Solicitação, Fornecedor, Produto, Tipo de revisão , Origem da solicitação, Usuário Solicitante, Usuário fiscal.

Os Botões de Ações podem alterar o status da solicitação e acessar um link para consultar as Figuras e Regras Fiscais cadastradas no ERP.

Veja a tela abaixo:

3) A solicitação de revisão poderá ser feita pelo cadastro de Produto, Negociação de compra e Recebimento de Mercadorias. Veja os exemplos a seguir:

  • Solicitação de revisão pelo Cadastro do Produto:

Na aba de Regra Fiscal do produto poderá ser criada uma solicitação de revisão de figura fiscal.

No exemplo abaixo foi solicitado a revisão para que o setor fiscal/responsável verifique se este produto está na figura fiscal correta.

Esta solicitação gerará um alerta no ERP e uma notificação via email para o usuário fiscal responsável pela revisão.

Alerta ERP

Notificação Email

  • Solicitação de revisão pela negociação de compra:

Na tela de negociação o comprador poderá solicitar uma revisão de regra para que o setor responsável verifique se o produto está na regra fiscal correta:

Esta solicitação gerará um alerta no ERP e uma notificação via email para o usuário fiscal responsável pela revisão.

Alerta ERP

Notificação Email

  • Solicitação de revisão pelo recebimento de mercadorias

Quando houver qualquer divergência entre NF-e x Regra Fiscal a pessoa responsável pelo recebimento poderá solicitar uma revisão da regra, para que o usuário fiscal possa confirmar se a regra aplicada realmente é a correta para aquela operação

Esta solicitação gerará um alerta no ERP e uma notificação via email para o usuário fiscal responsável pela revisão.

Alerta ERP

Notificação Email

4) Pela tela de solicitação de revisão de regra fiscal o usuário fiscal poderá consultar, revisar e atender todas as solicitações efetuadas.

Quando a solicitação for finalizada, o usuário fiscal poderá enviar uma observação para o solicitante desta revisão, ele será notificado e também receberá um email com a observação inserida.

Observação efetuada na finalização da solicitação de regra.

Alerta enviado via email.

Qualquer dúvida, por gentileza entrar em contato com a nossa equipe de suporte!

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