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2134 – Análise de Crédito

 2291 – Histórico análise de crédito

A tela de detalhes de Análise de Crédito, tem como finalidade exibir os pedidos de vendas do força de vendas, duplicatas em aberto e quitadas do cliente.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de Análise de Crédito, temos as opções de filtragem:

  1. Loja: Lojas emitente do pedido de vendas do força de venda;
  2. Cliente: Campo para informar o nome do cliente, CPF/CNPJ ou pelo Código da Pessoa, essa opção fica disponível quando o filtro de “Origem do movimento” estiver com a opção selecionada “Pedido Força de Venda”;
  3. Origem do movimento: Opção para informar qual a origem do movimento, listadas entre TodosReceita de Contrato, Pedido Força de Venda, Pedido Venda Balcão Venda Cliente Convênio;
  4. Status: Opção de filtragem para listar apenas um status específico dos lançamentos. As opções disponíveis são TodosEm Análise, Bloqueado e Liberado;
  5. Período: Campo para informar o período dos lançamentos registrados na Análise de Crédito;
  6. Forma de Pagamento: Campo informa a forma de pagamento utilizada por cada Pedido;
  7. Prazo de Pagamento: Campo informa qual o Prazo de Pagamento conforme utilizado em cada pedido;
  8. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .
Observação: Ao informar Pedido Força de Venda na opção de filtragem Origem do movimento será habilitado o filtro Grupo econômico, onde será listado todos os grupos cadastrados no sistema.

Após informado os filtros, o usuário poderá agrupar os resultados por Grupo Econômico (padrão), Vendedor ou Cliente. Veja abaixo o mesmo resultado porém com as formas de agrupamento diferente.

Agrupado por Grupo Econômico:

Agrupado por Vendedor:

Agrupado por Cliente:

As linhas na cor azul, correspondem aos pedidos que possuem mensagens de outros departamentos.

  • Na descrição das colunas Cliente e Grupo Econômico existem links que levam diretamente ao cadastro do respectivo cliente ou grupo econômico que o usuário selecionar.
  • A coluna Nº pedido do cliente possui um link direcionado ao respectivo pedido do Força de Vendas.
  • Também é possível clicar no link da coluna Status onde será possível visualizar os motivos na qual o lançamento foi registrado na Análise de Crédito.
  • Na coluna Ações temos as seguintes opções:

Ao clicar no botão , será possível visualizar o histórico da análise de crédito do lançamento.

No botão , será possível visualizar mais informações do cliente, conforme exemplo abaixo. (Também é possível aprovar ou reprovar a liberação do pedido nesta tela.) Nesta tela serão exibidas as Duplicatas em aberto, quitadas e na parte inferior os últimos pedidos do força de vendas do cliente.

No canto direito superior é possível visualizar as informações das duplicatas em aberto e quitadas através de gráfico ou lista, selecionando os botões ou .

Na parte inferior dos gráficos, é possível selecionar um período para visualizar mais dados no gráfico acima, conforme demonstrado no exemplo abaixo:

Abaixo da descrição do cliente são exibidas as informações de crédito do cliente, com link para visualizar o histórico de compras.

Também é possível visualizar os dados de crédito de outros clientes do mesmo Grupo Econômico, ou analisar o crédito de todo o Grupo Econômico selecionado a opção Todos.

Resultado:

Ao clicar no botão , será possível visualizar/incluir as mensagens relacionadas ao lançamento. Os números do ícone, corresponde a quantidade de mensagens que o pedido força de vendas possui. Ex., :

Clicando no botão , o usuário poderá aprovar o lançamento na análise de crédito e também poderá informar o motivo da aprovação.

Clicando no botão , o usuário poderá bloquear o lançamento na análise de crédito e também poderá informar o motivo da reprovação.

Caso o usuário tenha bloqueado o lançamento, será habilitado o botão , onde será possível estornar o crédito bloqueado.

Também existe a possibilidade de aprovar, reprovar ou estornar crédito bloqueados em lote com os botões abaixo da tela:  e .

Através do botão será possível retornar o pedido do força de vendas para o Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas:

Ao clicar no botão mencionado acima, será possível informar o motivo do retorno do pedido para o gerenciamento de pedidos, a mensagem digitada será exibida nos detalhes do gerenciamento.

  • Se um pedido do grupo econômico for retornado para o gerenciamento de pedidos, todos os outros pedidos do grupo retornarão também.
  • Se um cliente do grupo econômico estiver com o status Bloqueado não será possível retornar o pedido dele e dos demais clientes do Grupo Econômico.
  • Após aprovado um ou mais pedidos na análise de crédito, não será mais possível retornar o(s) pedido(s) para o Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas.

Ao acessar a Análise de Crédito pelo módulo do e-commerce (E-commerce > Análise de Crédito) temos as seguintes opções:

  1. Loja: Loja que recebeu o pedido do e-commerce.
  2. Cliente: Campo de auto preenchimento para filtrar por Cliente os pedidos exibidos no resultado.
  3. Origem do Movimento: Através deste campo é possível filtrar qual é a origem do pedido que está disponível para a análise de crédito. Quando a tela da análise de crédito é acessada pelo módulo do E-commerce, este filtro já é automaticamente preenchido com a origem E-commerce B2C.
  4. Status: Status do pedido referente à análise de crédito com as opções de exibição Em análise, Bloqueado e Liberado.
  5. Período: Período referente a data em que os pedidos foram incluídos na Análise de Crédito.
  6. Forma de Pagamento: Forma de pagamento utilizado no pedido de venda e-commerce, com as opções Boleto bancário ou Cartões.
  7. Tipo de Entrega: Opção de entrega selecionada no pedido do e-commerce: Retira na Loja ou Entrega no CEP.

Ao efetuar a busca pelos pedidos que estão na análise de crédito, teremos as seguintes ações:

  • : Botão para visualizar o histórico de alterações dos status do pedido na análise de crédito.
  • : Botão para visualizar o histórico de crédito do cliente com informações de Duplicatas em Aberto, Duplicatas Quitadas e Últimos Pedidos.
  • Botão para adicionar mensagens para outros departamentos, como Separação, Roteirização ou Entrega de pedidos ou visualizar mensagens recebidas para a Análise de Crédito.
  • : Botão para aprovar o pedido de venda na análise de crédito.
  • Botão para reprovar o pedido de venda na análise de crédito.
  • : Através deste botão é possível incluir o pedido como fraude, desta maneira o pedido será cancelado e o cliente será bloqueado junto com CEP e o número do endereço (disponível apenas para a integração Vtex).

No resultado da pesquisa é possível filtrar as colunas que deseja visualizar, deixando uma melhor visualização de acordo com sua necessidade.

2 Responses to “Análise de Crédito”

  1. Cadastro de Grupos Econômicos de ClientesPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] Na coluna Ações, temos as opções de editar o cadastro do Grupo Econômico, clicando em  e a opção de visualizar o Histórico de Crédito do Cliente, clicando em . Para saber mais sobre o Histórico de Crédito do Cliente, clique aqui. […]

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  2. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Após clicar em , caso no pedido tenha um cliente com o status de bloqueado, será exibida uma opção para informar o motivo para o pedido do cliente bloqueado e a mensagem será exibida no financeiro na tela de Análise de Crédito. […]

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