Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Tesouraria Central > Cheques > Baixa de Cheques a Recuperar

Permissões de Usuário:

852 – Cheques Consultar
1951 – Estorno Pagamento de Cheque a Recuperar

Cheques a Recuperar são aqueles que já foram depositados e devolvidos, devolvidos por uma alínea que não permite reapresentação, ou que possuem alínea que impossibilite a segunda apresentação. Quando o emitente do Cheque efetuar o pagamento no status a recuperar, é necessário informar a baixa desse cheque.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Tesouraria Central > Cheques > Baixa de Cheques a Recuperar;
  2. Portador: Selecione a loja portadora do cheque;
  3. Staus da Recuperação: Selecione o status dos cheques em que deseja, podendo selecionar Todos, Recuperados e Não Recuperados;
  4. CPF/CNPJ Emitente: Número do CPF/CNPJ do emitente do(s) cheque(s);
  5. Ordenar Por: Ordene o resultada da consulta por CPF/CNPJ, Valor ou Data;
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .

 Após o sistema carregar as informações será apresentada uma tabela com as seguintes informações:

  • Loja: Número da Loja.
  • Portador: Portador do cheque.
  • Data de Devolução: Data da Devolução do cheque.
  • Emitente: Nome do Emitente do cheque.
  • CPF/CNPJ: Número do CPF/CNPJ do emitente do cheque.
  • Banco/Agência/Conta: Números do Banco, agência e conta do cheque.
  • Número: Número do cheque.
  • Valor: Valor nominal do cheque.
  • Operações:Estornar devolução do cheque“, “Situação do Cheque” ou “Visualizar detalhes do cheque

Através da coluna de operações será possível realizar o estorno da devolução de um cheque quando necessário, visualizar a situação do cheque para saber se o mesmo pode ou não ser depositado novamente ou visualizar os detalhes do cheque para realizar a baixa total ou parcial do cheque.

Para estorna a devolução, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Tesouraria Central > Cheques > Baixa de Cheques a Recuperar;
  2. Portador: Selecione a loja portadora do cheque;
  3. Staus da Recuperação: Selecione o status dos cheques em que deseja, podendo selecionar Todos, Recuperados e Não Recuperados;
  4. CPF/CNPJ Emitente: Número do CPF/CNPJ do emitente do(s) cheque(s);
  5. Ordenar Por: Ordene o resultada da consulta por CPF/CNPJ, Valor ou Data;
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados para realizar uma consulta, clique em ;
  7. Estornar devolução do cheque: Após o sistema carregar as informações, quando não houver o pagamento total ou parcial da baixa do cheque, clique no ícone de .;
  8. Confirmar: Após clicar no ícone de  será uma janela para confirmar a transação, caso queira confirma, clique em sim, caso desejar não realizar a transação de estorno clique em não.

Após confirmar a operação o cheque terá sua devolução estornada e não será apresentado no resultado da consulta.

Para saber a situação de um cheque devolvido, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Tesouraria Central > Cheques > Baixa de Cheques a Recuperar;
  2. Portador: Selecione a loja portadora do cheque;
  3. Staus da Recuperação: Selecione o status dos cheques em que deseja, podendo selecionar Todos, Recuperados e Não Recuperados;
  4. CPF/CNPJ Emitente: Número do CPF/CNPJ do emitente do(s) cheque(s);
  5. Ordenar Por: Ordene o resultada da consulta por CPF/CNPJ, Valor ou Data;
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Os cheques que estiverem com o ícone   são cheque podem ser depositados novamente.

Os cheques que estiverem com o ícone   são cheque que não podem ser depositados novamente.

Para realizar a baixa de um cheque a recuperar, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Tesouraria Central > Cheques > Baixa de Cheques a Recuperar;
  2. Portador: Selecione a loja portadora do cheque;
  3. Staus da Recuperação: Selecione o status dos cheques em que deseja, podendo selecionar Todos, Recuperados e Não Recuperados;
  4. CPF/CNPJ Emitente: Número do CPF/CNPJ do emitente do(s) cheque(s);
  5. Ordenar Por: Ordene o resultada da consulta por CPF/CNPJ, Valor ou Data;
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  7. Visualizar detalhes do cheque: Após o sistema carregar as informações conformer os filtros selecionados, clique em para realizar o pagamento parcial ou total do cheque.

Após clicar no ícone de ícone  será aberta uma janela com as seguintes informações:

  • Valor bruto: Valor do cheque.
  • Juro diário: % de juros diário conforme configuração de parâmetro.
  • Dias em atraso: Total de dias em atraso, desde a data do deposito.
  • Valor total de juros: Valor total de juros.
  • Taxa de devolução: Valor total da taxa de devolução.
  • Multa: Valor da multa.
  • Custas de cartório: Valor das custas de cartório.
  • Valor do desconto: Valor de desconto.
  • Total líquido: Valor líquido da dívida do cheque. Esse valor compõe o valor pago da dívida acrescido dos valores que foram pagos referente a juros, multa, custas de cartório e valor de desconto
  • Saldo devedor: Saldo devedor da dívida do cheque do cliente, esse valor não leva em consideração os valores de juros, taxa de devolução, multa, custas de cartório e valor de desconto.

Para realizar o pagamento total ou parcial do cheque, clique em . ao clicar nesse botão, será aberta ama janela para selecionar a forma de pagamento desejada.

Podendo selecionar as seguintes formas de pagamento:

Cartão:

  • Data do lançamento: Data do pagamento.
  • Autorizadora: Selecione a autorizadora de cartão.
  • Cartão: Selecione o cartão utilizado para pagamento.
  • Valor: Valor do pagamento, podendo ser valor total ou parcial da dívida.
  • Valor dos Juros: Valor de juros.
  • Valor da Multa: Valor da multa.
  • Valor da Taxa de Devolução: Valor da taxa de devolução.
  • Valor das Custa de Cartório: Valor das custas de cartório.
  • Valor do Desconto: Valor do desconto.
  • Valor Liquido: Valor pago composto pela somatória de todos os valores juntos.
  • Nº de parcelas: Quantidade de parcelas conforme pagamento em cartão.
  • Confirmar: Após preencher os campos clique em 

Cheque:

  • Data do lançamento: Data do pagamento.
  • Valor: Valor do pagamento, podendo ser o valor total ou parcial da divida
  • Valor dos Juros: Valor de juros.
  • Valor da Multa: Valor da multa.
  • Valor da Taxa de Devolução: Valor da taxa de devolução.
  • Valor das Custa de Cartório: Valor das custas de cartório.
  • Valor do Desconto: Valor do desconto.
  • Valor Liquido: Valor pago composto pela somatória de todos os valores juntos.
  • Banco: Número do banco do cheque utilizado para pagamento.
  • Agência: Número da agência do cheque utilizado para pagamento.
  • Conta: Número da conta do cheque utilizado para pagamento.
  • Número do cheque: Número do cheque utilizado para pagamento.
  • CPF/CNPJ: Número do CPF/CNPJ do cheque utilizado para pagamento.
  • Data para depósito: Data na qual o cheque será depositado.
  • Confirmar: Após preencher os campos clique em 

Depósito:

  • Data do lançamento: Data do pagamento.
  • Conta bancária: Selecione a conta bancária recebedora do deposito.
  • Data para depósito: Selecione a data para depósito.
  • Número: Número do deposito ou número da transação.
  • Valor dos Juros: Valor de juros.
  • Valor da Multa: Valor da multa.
  • Valor da Taxa de Devolução: Valor da taxa de devolução.
  • Valor das Custa de Cartório: Valor das custas de cartório.
  • Valor do Desconto: Valor do desconto.
  • Valor Liquido: Valor pago composto pela somatória de todos os valores juntos.
  • Confirmar: Após preencher os campos clique em 

Dinheiro:

  • Data do lançamento: Data do pagamento.
  • Valor dos Juros: Valor de juros.
  • Valor da Multa: Valor da multa.
  • Valor da Taxa de Devolução: Valor da taxa de devolução.
  • Valor das Custa de Cartório: Valor das custas de cartório.
  • Valor do Desconto: Valor do desconto.
  • Valor Liquido: Valor pago composto pela somatória de todos os valores juntos.
  • Confirmar: Após preencher os campos clique em 

Após realizar o pagamento. Na tela de baixa de cheques os valores serão atualizados conforme o pagamento realizado e será apresentada uma tabela com as informações do pagamento sendo possível realizar as seguintes operações: “Estornar Pagamento” e “Imprimir Recibo

Estornar Pagamento:

Para estornar um pagamento, clique no ícone . Após clicar no ícone será uma janela para confirmar a transação e informando que caso seja confirmada a operação, essa operação é irreversível. Para confirmar selecione “Sim” e para cancelar a operação selecione “Não“.

Imprimir Recibo:

Para imprimir o recibo de pagamento, clique no ícone . Após clicar no ícone será aberta uma janela no formato de PDF para realizar a impressão do recibo de pagamento.

Para saber como encerrar uma quitação, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Tesouraria Central > Cheques > Baixa de Cheques a Recuperar;
  2. Portador: Selecione a loja portadora do cheque;
  3. Staus da Recuperação: Selecione o status dos cheques em que deseja, podendo selecionar Todos, Recuperados e Não Recuperados;
  4. CPF/CNPJ Emitente: Número do CPF/CNPJ do emitente do(s) cheque(s);
  5. Ordenar Por: Ordene o resultada da consulta por CPF/CNPJ, Valor ou Data;
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  7. Visualizar detalhes do cheque: Após o sistema carregar as informações conformer os filtros selecionados, clique em para realizar o pagamento parcial ou total do cheque;
  8. Incluir Pagamento: clique 
  9. Selecione a forma de pagamento: Após clicar para   será aberta uma janela para selecionar a forma de pagamento desejada;
  10. Data do lançamento: Data do pagamento;
  11. Valor dos Juros: Valor de juros;
  12. Valor da Multa: Valor da multa;
  13. Valor da Taxa de Devolução: Valor da taxa de devolução;
  14. Valor das Custa de Cartório: Valor das custas de cartório;
  15. Valor do Desconto: Valor do desconto;
  16. Valor Liquido: Valor pago composto pela somatória de todos os valores juntos;
  17. Confirmar: Após preencher os campos clique em ;
  18. Encerrar Quitação: Após incluir os pagamentos, clique em clique em .Será aberta uma janela para confirmar o encerramento da quitação. Caso desejar encerrar, clique em “Sim” caso desejar cancelar a operação, clique em “Não” para não encerrar a quitação.
Observações: Para encerrar uma quitação o valor do Saldo Devedor deve estar totalmente quitado com valor de R$ 0,00 no campo de “Saldo Devedor“. Ao encerrar uma quitação o status do cheque será alterado para “Cheque Recuperado” e a dívida do cliente referente ao cheque será encerrado. Ao encerrar a quitação, não será possível realizar o estorno dessa operação.

Imprimir Recibo:

Após encerrar a quitação de cobrança, ficará habilitado um botão de “Imprimir Recibo“. Para imprimir o recibo de liquidação de dívida, clique em  .

Após clicar em   será aberta uma janela com o arquivo em formato de PDF para realizar a impressão do recibo de liquidação de dívida.

Também é possível consultar o status do cheque e imprimir o recibo de liquidação da dívida através do menu Financeiro > Tesouraria Central > Consultas > Cheques > Cheques.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Visualizar ocorrências de cobrança:

Na tela de baixa também é possível o usuário visualizar as ocorrências de cobrança referente ao cheque em aberto. Para consultar as “Ocorrências de Cobrança” clique em 

Será uma janela com todas as informações referente a cobrança do cheque.

Para saber mais sobre o Agendamento de Cobrança, clique aqui.

Visualizar Ocorrências:

Será possível registrar e visualizar as ocorrências de cobrança para o cheque. Para consultar as ocorrências, clique em clique em .

Para registrar uma ocorrência de cobrança, clique em Que será aberta uma janela para preencher as seguintes informações.

  1. Assunto: Insira o assunto;
  2. Data: Data de contato;
  3. Contato: Nome do cliente;
  4. Telefone: Número do telefone do cliente;
  5. E-mail: e-mail do cliente;
  6. Próximo contato: Informações para proximo contato de cobrança.
  7. Nome: Nome do cliente
  8. Telefone: Telefone do cliente
  9. Data: Data para próximo contato
  10. Ocorrências: Informações extra do contato
  11. Salvar: Após preencher todas as informações, clique em clique em 

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