Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Separação de Lotes

Permissões de Usuário: MB__info

1132 – Separação de lotes para distribuição

Pela tela de Separação de Ordens de Serviço será possível também separar pedidos do tipo e-commerce. Você poderá utilizar esse módulo quando houver a necessidade de separar os itens utilizando uma loja do tipo CD (Centro de Distribuição) onde os produtos são armazenados no estoque utilizando endereçamento logístico.

Para ativar a separação de pedidos de e-commerce no ERP, é necessário habilitar um parâmetro.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo é necessário que você esteja habilitado como separador no cadastro dentro do ERP, pois só então poderá realizar o processo de

1. Acessar WMS > Configurações > Parâmetros de WMS:

1.2. Para que consiga utilizar a separação de ordens de serviço para pedidos de e-commerce pelo WMS é preciso que ative o parâmetro:

Após ativar e salvar o parâmetro de gerar lotes logísticos para pedidos de e-commerce, você pode:

1. Acessar o modo mobile: clicar no perfil do usuário > Versão Mobile;

2. Acessar Logística > Separação de Ordens de Serviço;

Após acessar a tela, é necessário que escolha a Finalidade como e-commerce, ao selecionar o cursor deixará em destaque o campo de nº do pedido, para que ao acessar a Separação de Ordens de Serviço o número interno gerado pelo ERP do pedido possa ser digitado imediatamente, após isso você pode preencher os demais filtros:

Ao selecionar o tipo de finalidade como e-commerce, serão exibidos os seguintes filtros:

    • Loja: o CD que deseja filtrar os lotes logísticos de e-commerce;
    • Nº do pedido: número interno do pedido gerado pelo ERP: Você pode digitar o número para buscá-lo e também pode -se digitar o número do pedido do cliente de e-commerce;
  • Data referente à: a data referente a emissão do pedido de venda ou seja data que o pedido foi finalizado no site (1) Geração do pedido ou pela data de (2) Entrega do pedido, como no pedido abaixo com as informações de um pedido no e-commerce:

Ao escolher uma das duas opções, você precisa preencher os próximos campos de data:

    • Data Inicial: é o período de início que deseja filtrar os lotes de e-commerce que foram gerados e estação para a separação;
    • Data Final: é o período final que deseja filtrar os lotes de e-commerce que foram gerados e estação para a separação;
    • Loja: serve para filtrar uma das lojas que você deseja separar um pedido;
  • Nº do pedido: é o número de identificação interno que o ERP gera automaticamente para cada pedido;
Obs: Para cada pedido de e-commerce será gerado um lote de separação. Lotes servem para que o separador possa realizar uma remessa com vários produtos, que vão ser entregues para satisfazer o pedido do cliente.

Layout responsivo disponível a partir da versão r220.01

A Separação de ordens de serviço, como na imagem acima é para você  identificar qual(is) o(s) lote(s) logístico, gerado(s) de um(ns) pedido(s) de e-commerce, deseja separar:

    • Lote: exibe o número do lote logístico gerado para um pedido de e-commerce. Ao clicar sobre um desses números você será direcionado para a tela de separação de ordens de serviço;
    • Separador: exibe o nome do separador que foi definido para aquele lote, caso não haja separador, ou se precisar trocar, basta selecionar o separador correto. Importante lembrar que todos os lotes vem com o separador em branco, para que ele possa ser definido no momento da separação por um usuário e que quando atribuído um separador, somente aquele poderá prosseguir com o processo de separação;
    • Hora: no momento que o lote é gerado ele vem sem a hora, este campo só aparece resultados quando inicia a primeira separação;
    • Destinatário: cliente do pedido de e-commerce;
  • Status: Exibe o botão para que, caso for necessário você pode Cancelar Lote, para isso, clicar no botão de Cancelar Lote;

Após identificar qual o lote será separado, clique sobre o seu número para prosseguir com a separação:

Ao iniciar a separação de um lote, automaticamente o cursor será direcionado para o GTIN, onde poderá ser feita a leitura por um coletor de dados, ou se preferir, poderá digitar o código GTIN;

Informe o GTIN/PLU: ao passar o coletor irá contabilizar que o produto foi separado, caso haja mais de uma unidade do produto e o parâmetro de preencher quantidade separada igual a solicitada estiver ativado no menu de WMS ao ler uma vez o código de barras todas as quantidades serão contabilizadas:

Em casos de mais de um produto no lote, para que você separe, basta clicar no botão de próximo e realizar a operação de separação:

Você pode clicar no botão ANTERIOR, para voltar ao produto anterior. Quando chegar no último produto da lista aparecerá o botão de FINALIZAR.

Obs: Ao acessar a tela de separação visando melhorar a identificação dos produtos no momento da separação foi adicionada a foto do produto que só funciona em aparelhos com sistema Android que não sejam para PDA, como no exemplo abaixo:

Caso o separador realize a separação dos produtos com uma quantidade inferior  ou superior a solicitada, o sistema irá apresentar o produto destacado na cor vermelha e não irá avançar para o próximo item, facilitando a identificação de uma falha na separação.

Após separar o produto, você pode gerar um volume, clicando no botão de Gerar Volume:

Gerar volume serve para que você possa identificar por meio da etiqueta de picking quando um volume, podendo ser uma caixa, por exemplo já está com a capacidade máxima de produtos e com isso foi fechado para iniciar o processo novamente com uma outra caixa, até encher novamente.

Será exibida a seguinte mensagem:

Você pode clicar em no botão de OK e será direcionado para a tela de seleção da impressora, modelo da etiqueta de picking e escolher qual volume deseja imprimir a etiqueta, depois que selecionados, clicar no botão de imprimir e retirar na impressora escolhida as etiquetas de picking:

Caso, você anteriormente apenas tenha gerado o volume e após todos os itens separados, você queira imprimir as etiquetas anteriores, você pode clicar no botão de imprimir e realizar o mesmo processo:

O botão de imprimir estará disponível a partir da versão r220.02

Exemplo da etiqueta de picking:

Depois de realizar a impressão de todas as etiquetas que forem necessários você pode clicar no botão de

Importante: A impressora deve estar conectada no Bluesoft Loja para funcionar a impressão e deverá estar cadastrado o modelo da Etiqueta de Picking que deseja utilizar.

Ao finalizar a conferência dos produtos do lote logístico, você pode clicar no botão finalizar e retornará a tela que mostra todos os lotes que foram gerados. O próximo passo é a conferência do lote. Para saber mais sobre a conferência dos lotes logísticos gerados de pedidos de e-commerce, Clique aqui.


Cancelamento do pedido de E-commerce como Parâmetro de WMS ativado:

Para que por alguma eventualidade, possa cancelar um pedido, mesmo que a sua separação já tenha sido inicializadas.

1. O cancelamento do pedido é realizado pela Consulta de Pedido Venda – balcão.

2. Após o pedido o pedido de e-commerce ser cancelado, será exibida uma mensagem ao separador que aquele lote foi cancelado, com isso não é possível continuar a separação, caso o pedido seja cancelado antes do início da separação, o mesmo não será exibido na listagem de pedidos à separar para o separador.

Veja o exemplo abaixo da mensagem que será exibida ao separador caso ele esteja no meio do processo de separação, quando o pedido for cancelado:


Cancelamento de Pedido de e-commerce sem o parâmetro da WMS estar ativado:

Para que por alguma eventualidade, possa cancelar um pedido, mesmo que a sua separação já tenha sido inicializadas.

1. O cancelamento do pedido é realizado pela Consulta de Pedido Venda – balcão.

2. Na Ordem de Separação Desktop como na Mobile o pedido aparece com o status de cancelado:

3. Após o pedido cancelado, não é possível prosseguir para as demais etapas nem mudar o status desse pedido novamente.

 

Leave a Reply