Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Força de Vendas > Ordem de Separação

Permissões de Usuário: MB__info

1835 – Integração WMS x TMS

2260 – Ordem de Separação

2324 – Separar quantidade maior que solicitada

3181 – Replicar a quantidade pedida para a separada

1345 – Parâmetros do módulo Compras – Consultar

3510 – Visualizar GTIN/PLU completo na Ordem de Separação

A separação de mercadorias tem por finalidade, separar as mercadorias que serão retiradas do estoque para serem entregues ao cliente.

A Ordem de Separação é utilizada para informar as quantidades de mercadorias que serão separadas e em seguida faturadas por nota fiscal, para os clientes dos pedidos do Força de Vendas ou pedidos de venda Balcão.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de Separação, temos as opções de Agrupar, Imprimir Pedidos Selecionados, Separar Pedidos Selecionados e Buscar.

  1. Tipo de Origem: Lista de todos os tipos de movimentos que geram uma ordem de separação (Pedidos do Força de Vendas, Pedidos de E-commerce, Ordem de Produção e Pedido de Venda (Balcão) quando ativado).
  2. Filial: Lista de filiais (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos.
  3. Período: Período de emissão dos pedidos.
  4. Status da Separação: Lista de status da separação.
  5. Origem do Pedido: Filtro utilizado para separar os pedidos criados através do Bluesoft ERP ou do Aplicativo Força de Vendas dos pedidos criados através do Ecommerce B2B.
  6. Tipo de Entrega: Filtro exclusivo para os pedidos de origem Ecommerce B2C. Com este filtro é possível visualizar os pedidos que foram Retirados na Loja ou que foram Entregues no CEP.
  7. Transportadora: Filtro por transportadora vinculada ao pedido.
  8. Grupo Econômico: Lista de grupos de clientes cadastrados.
  9. Tipo de Pedido: Lista dos tipos de pedidos disponíveis no Bluesoft ERP, como Venda, Doação ou Bonificação, Remessa para Exportação, etc.
  10. Rota: Utilizando este filtro será possível visualizar todos os pedidos que tiverem a Rota do cliente em comum. Para saber como cadastrar uma rota, clique aqui.
  11. Nº do Roteiro: Campo para informar o número do roteiro.
  12. Nº do Pedido Força de Venda: Campo para informar o número do pedido do força de vendas.
  13. Agrupar por Nº Roteiro, Nº Pedido Força Venda, Rota, Grupo Econômico, Cliente e Status: O agrupamento é a forma de como serão exibidos os dados na tela, conforme o agrupamento escolhido.
  14. Exportar Pedidos: Gera um arquivo em PDF de acordo com o conteúdo selecionado abaixo.
  15. Separar Pedidos Selecionados: Agrupa todos os pedidos selecionados para separação.
  16. Buscar: Consulta os todos os pedidos fechados conforme os filtros informados.
  17. Lotes: Exibe o número de lote em que os pedidos foram separados.

Obs: Para possibilitar a separação de Pedidos de Venda Balcão, é necessário habilitar o parâmetro Criar ordem de separação para pedidos balcão do ERP, na tela Vendas > Parâmetros do Módulo Vendas (menu 1426).

Após informar os filtros necessários, serão exibidos os pedidos agrupados por Nº Roteiro Pedido Força Venda, Rota, ClienteStatus ou Grupo Econômico.

Obs.: A linha destacada na cor azul dos pedidos indica que há mensagens a serem lidas. Estas mensagens poderão ser visualizadas clicando no botão , e o número ao lado indica a quantidade de mensagens que o pedido possui.

Ao exibir o resultado, é possível Exibir/Ocultar Colunas, facilitando a visualização de acordo com a sua necessidade.

Ao realizar a busca, caso o filtro “Tipo de Origem” esteja selecionado como Pedido de Venda (Balcão) ou Pedido de Força de Vendas, informações de filtros adicionais serão exibidas na opção Exibir/Ocultar Colunas. Os dados relacionados ao endereço serão obtidos diretamente do pedido. Caso essa informação não esteja disponível no pedido, será exibido o endereço de entrega ou o endereço de faturamento, caso também não exista um endereço de entrega cadastrado.

Exemplo de consulta de pedido Ecommerce B2C

O atributo alt desta imagem está vazio

Ao selecionar mais de um pedido, a opção de separar pedidos selecionados ficará habilitada, também é possível separar um único pedido.

Após clicar em separar, será aberta a tela dos itens dos pedidos, podendo agrupar por Produto e Ordem de Separação (A linha do produto destacada em vermelha, indica que o produto não possui quantidade disponível no estoque.)

Observação: A quantidade do Volume é definida pela função Volume = (Quantidade pedida / Peso Aproximado). Sempre irá arredondar para cima, pois não pode ficar como número decimal.

**Peso Aproximado fica no cadastro do produto, na aba logística.

É possível fazer a impressão dos itens da separação, a mesma será agrupada por produto. Para visualizar o modelo de impressão da Ordem de Separação, clique aqui.

É possível fazer a impressão dos itens da separação agrupados por pedido,  departamento onde produtos pesáveis nas primeiras páginas de impressão, por áreas de venda, por pedidos e área de venda e pedido para conferência.

A impressão por áreas de venda só exibe os dados se o parâmetro estiver configurado por produto, onde será paginada por tipo de área e os produtos ordenado por descrição da área de venda.

A impressão por pedidos e área de venda está disponível apenas para pedidos do originados do módulo Força de Vendas, ou seja, não inclui os pedidos de Venda Balcão e separações geradas do módulo PCP. Também estará disponível para impressão apenas quando o parâmetro do módulo Varejo chamado: Mapeamento de Áreas de Lojas estiver selecionado em Produto. Para saber mais sobre este parâmetro, clique aqui.

A impressão de pedido para conferência tem como origem pedidos do força de vendas. Utilizando esta funcionalidade, sempre que uma ordem de separação estiver com um pedido com a modalidade Retire na Loja, será exibido no campo Transportadora da etiqueta a modalidade impressa. Caso exista uma transportadora vinculada a entrega, será exibido no campo Transportadora a descrição abreviada da empresa cadastrada. Sempre será feita uma impressão para cada pedido que compõe a ordem de separação.

Observação: Quando utilizado a opção Agrupados por pedidos, Agrupados por departamento ou Agrupados por área de venda, é impresso a quantidade de uma unica paginação (1/1), onde em cada pagina é exibido os pedidos separados.

Agrupados por pedidos

Agrupados por departamento

Agrupados por área de vendas

Na opção de agrupar por Ordem de Separação é possível mudar o status da separação para em Aberta.

Ao clicar em confirmar será exibido o alerta para que seja alterado o status da separação para Aberta.

Caso o parâmetro “Mapeamento de Áreas de Lojas:” na tela de Parâmetros do Módulo de Varejo esteja ativo com a opção “Produto”, ao realizar uma impressão utilizando o botão “Imprimir Itens da Separação”, na impressão também será exibida uma coluna informando a Área de Venda de cada item.

Para os pedidos de origem B2C ao selecionar para a separação será gerado o lote dos pedidos selecionados, impresso apenas no agrupamento por área de venda:

Para remover o código do lote basta cancelar a ordem de separação para o status em Aberta, pois o número do lote fica vinculada a OS quando muda para o status em separação.

Quando houver uma separação menor que a quantidade pedida, será exibido um ícone de exclamação no status, avisando que a quantidade separada não é igual a pedida, conforme exemplo abaixo:

Após informar as quantidades separadas das mercadorias, é necessário selecionar a opção Finalizar Separação, para que os estoques dos produtos sejam reservados para o Faturamento do Pedidos do Força de Vendas ou para iniciar uma Ordem de Produção.

Ao finalizar a separação, se houver alguma diferença de quantidade será exibido uma tela de confirmação, igual exemplo abaixo.

Com a permissão: 2324 – Separar quantidade maior que solicitada, é possível informar uma quantidade maior que a do pedido, veja o exemplo abaixo:

Ao clicar em Finalizar Separação, será exibida a tela de confirmação das quantidades informadas:

Com a permissão: 3181 – Replicar quantidade pedida para a separada, na coluna ações será apresentado o botão , ao clicar a quantidade separada será preenchida automaticamente com o valor da quantidade pedida.

Ao clicar em , a Ordem de Separação será finalizada com a quantidade informada, conforme exemplo abaixo:

Na Ordem de Separação de insumos de uma Ordem de Produção, teremos algumas informações adicionais no momento da separação:

No momento da entrada do produto, existirá a possibilidade de informar o número do lote. Este lote será gravado e possibilitará um maior controle do usuário. Conforme a imagem acima, será possível separar um mesmo lote em paletes distintos e no momento da separação é possível escolher de qual endereço e palete será utilizado o produto.

Na separação de insumos para uma ordem de produção, é necessário separar sempre a quantidade pedida, visto que essa quantidade é a necessária para a produção do produto selecionado na Ordem de Produção.

O mesmo processo de separação, pode ser executado na versão Mobile.

Após finalizar a separação, na consulta é possível reabrir a separação, selecionando o botão .

Também é possível visualizar os detalhes da Ordem de Separação selecionando o botão .

Os pedidos Ecommerce B2B só poderão ser separados após confirmação de pagamento da duplicata. Com a confirmação de pagamento pendente, as linhas dos pedidos ficarão destacadas em vermelha na tela da Ordem de Separação, conforme exemplo abaixo:

Para os pedidos de tipo de origem Força de Vendas como origem Ecommerce B2C e ERP/Mobile e E-commerce Balcão será exibida a opção de Conferência de Pedido, podendo utilizar a opção de leitura dos códigos de barras através do scanner.

Deve ser informado o número da Ordem de separação manualmente ou pela leitura do código impresso na impressão no pedido para conferência.

Impressão do pedido para conferência na qual consta o código de barras com o número da OS.

Ao informar manualmente ou pelo scanner o GTIN do item será incluído para conferência.

Ao informar uma quantidade divergente com o pedido será exibido o alerta com o motivo, podendo fazer a manutenção no campo de quantidade.

Importante: Não é possivel faturar itens ou quantidade parcial quando ha integração com o modulo WMS

Após confirmar a operação o ordem de separação mudará para o status finalizada.

Habilitando o parâmetro “Habilitar leitura de códigos de etiquetas de balança na Ordem de Separação.” É possível realizar a separação pelo mobile coletando pelo código de balança e editar ou excluir alguma contagem pelo desktop. Como também ao realizar a conferência pelo desktop, será possível coletar pelo código de balança e editar/excluir as contagens.

Ao informar manualmente ou pelo scanner o Código de Balança durante a conferência do pedido do item será incluído para conferência e conforme vai registrando, vai somando o peso variável.


Ao clicar no botão é possível ver os itens coletados, editá-los ou retirar.
Com o parâmetro habilitado também é possível realizar a separação por código de balança na Ordem de Separação versão Mobile.

Observação: O Filtro de Hora Inicial e Hora Final funciona da seguinte forma:

*Será possível pelo mesmo campo coletar etiqueta código de balança ou GTIN/PLU manualmente ou pelo scanner.

As coletas são apresentadas abaixo da quantidade pedida, sendo possível descartar a coleta realizada clicando no botão .

Conforme as coletas são realizadas ou excluídas da separação, o campo “Separada” atualiza a quantidade automaticamente.

Ao abrir a tela de Ordem de Separação Desktop, será possível visualizar como também editar e excluir contagens que foram realizadas pelo mobile. Exemplo: Realizei 7 coletas para este produto KG

Após clicar no botão de “Editar Coletas”, será aberto o modal exibindo as coletas que foram realizadas no mobile.

Observação: Caso esteja com a tela aberta no momento que terminaram de realizar a coleta, é necessário clicar no ícone “Editar Coletas” para atualizar as coletas e quantidade separada.

Parar excluir alguma contagem, basta clica no ícone de “Desfazer Coleta” na coluna de Ações;

Após excluir alguma contagem, será atualizado a quantidade coletada e a quantidade separada.

A quantidade separada na tela da Ordem de Separação só será atualizada após clicar no botão “FECHAR”.

Para editar alguma coleta, basta clicar 2x em cima da quantidade separada que deseja alterar, informar o novo valor e depois clicar em atualizar e fechar para atualizar também na tela de Ordem de Separação

Para atualizar as contagens da Ordem de Separação no mobile, será necessário entrar novamente na ordem.

Caso já tenha coletado por código de balança, não será possível alterar a quantidade direta na grid.

Após realizar a conferência por código de balança e finalizar, quando esse pedido for adicionado a um roteiro, é possível visualizar as coletas realizadas referente ao produto.

Observação: Quando a leitura de um produto for feita mais de uma vez na versão mobile, ao ser finalizado, o sistema mostrará cada coleta feita individualmente na impressão de um roteiro de entrega.

Pedido e-commerce

Na conferência da separação do pedido de e-commerce B2C  ao finalizar o processo é possível fazer o faturamento e a impressão da etiqueta de packing, ao habilitar o parâmetro no módulo de força de vendas.

Na tela da conferência será exibida a opção de configuração das impressoras para a impressão da DANFE e da etiqueta de pakcing na qual esteja vinculada no cadastro de integração com a transportadora, clique aqui para saber mais. (a configuração das impressoras deve ser feito pelo bluesoft loja)

Pedido de venda(balcão)

Na conferência da separação do pedido de venda(balcão)  ao finalizar o processo é possível fazer o faturamento e a impressão da etiqueta de packing, ao habilitar o parâmetro no módulo de força de vendas  selecionando o modelo de etiqueta abaixo:

Duvidas de como cadastro o modelo de etiqueta consulte o manual, modelos de etiquetas.

Para realizar a impressão clique sobre o botão configurar impressoras, conforme imagem abaixo:

Ao clicar na opção de configuração das impressoras será exibida a opção de configurar para cada tipo.

Na opção de volumes é possível configurar a quantidade de etiquetas de packing que será necessário para o pedido, onde  será gerado um código de rastreio para cada volume gerado. (por padrão será sempre 1)

Ao finalizar o processo de conferência com o parâmetro habilitado será gerada a nota fiscal com o envio para a SEFAZ (não será exibida a tela de consulta da nota) e em seguida a etiqueta de packing configurada conforme a transportadora do pedido no caso de pedido e-commerce, pois para pedido de venda a impressão segue o modelo da etiqueta cadastrada no parâmetro, “Modelo de etiqueta de packing sem integração com transportadora”.  Duvidas consulte o manual, parâmetros do modulo de vendas.

Para os pedidos de tipo de origem Força de Vendas com origem ERP/Mobile será exibida a opção de Editar a Transportadora no pedido, opção disponível apenas para ordem separação com o status Aberta e Em Separação.

Seleção de transportadora:

Após selecionar a transportadora será incluída nos pedidos selecionados.

Na conferência de pedidos com origem ERP/Mobile é possível também efetuar a impressão da etiqueta de Packing ao finalizar o processo de conferência.

Para que o processo seja realizado, é necessário habilitar os parâmetros :

  • Imprimir etiqueta de packing ao faturar um pedido
  •  Permitir o faturamento dos pedidos após conferência de lotes de separação – Este parâmetro está presente nos Parâmetros do Módulo Vendas.
  • Também é necessário selecionar a etiqueta de packing que será impressa no combo “Modelo de Etiqueta Packing”.

Essa configuração deve ser realizada nos Parâmetros do Módulo de Vendas. Para saber mais detalhes sobre este parâmetro, clique aqui.

O processo de impressão será iniciado automaticamente após o término do faturamento da NF-e.


Há possibilidade de impressão de etiqueta de Picking para pedidos de com Tipo de Origem E-commerce
 
 
 
 
 

Impressão da Etiqueta de Picking para Pedidos


O objetivo da impressão de etiquetas de picking é identificar os volumes que foram separados de uma ordem de Separação. Imagine o seguinte cenário: Recebemos um pedido no ERP com 20 itens para serem separados. Ao iniciar o processo de separação, o separador armazena os itens em determinada embalagem, quando a embalagem for preenchida ele pode gerar um volume e imprimir uma etiqueta de identificação.

Você pode cadastrar um modelo de etiqueta de acordo com a sua necessidade, pelo nosso cadastro de Etiquetas. Clique aqui, para saber mais.

Para à impressão das etiquetas de picking é necessário:

  1. Cadastrar as etiquetas pelo menu de  E-commerce > Cadastros > Etiquetas;
  2. A impressão é feita pela Ordem de Separação do mobile e pode ser impressa novamente pelo Desktop;

Uma observação importante é que as etiquetas só podem ser impressas pelo desktop para pedidos do tipo e-commerce com status de Finalizada.

Após o cadastro das etiquetas de picking e a separação finalizada dos pedidos de e-commerce, será exibido o botão de impressão da etiqueta de picking . Ao clicar no botão, será necessário preencher as seguintes informações:

  • Informe o volume que deseja imprimir: selecionar o volume que deseja reimprimir, esses volumes podem ser gerados na Ordem de Separação Mobile;
  • Informe o modelo de etiqueta: selecionar em qual modelo de etiqueta Picking, que foi previamente cadastrado no Cadastro de Modelos de Etiquetas;
  • Selecione uma impressora: selecionar a impressora que deseja imprimir as etiquetas com os volumes indicados. As impressoras listadas são somente as que estão configuradas no Bluesoft Loja.

Após preencher as informações, você pode clicar em Imprimir, para realizar a impressão da etiqueta com o volume escolhido.

Ao imprimir a etiqueta, você pode retornar o passo a passo anterior para a impressão de outras etiquetas, informando outros volumes para o mesmo ou outro pedido.

A etiqueta de picking, também pode ser impressa pela ordem de separação mobile, para saber mais, Clique aqui.

Quando realizado integração do modulo com WMS é possível realizar o cancelamento da ordem após a separação ter sido finalizada ou não iniciada.

Pedido de venda

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ordemNaoIniciada.png

Quando cancelado o pedido balcão venda o status da ordem é alterada para sem agrupamento

Pedido e-commerce

Quando cancelado a ordem a mesma é retornada para aberta

Caso no momento de realizar a separação WMS o produto não tenha sido encontrado e o operador clicou na opção Item Não Encontrado o status fica como Aguardando Produto WMS.

3 Responses to “Ordem de Separação”

  1. Acompanhamento de Notas Fiscais de Rota - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] O Acompanhamento de Notas Fiscais de Rota tem como finalidade listar as notas fiscais que estão vinculadas há uma rota, que foram emitidas pelo módulo de separação de pedidos de força de vendas. […]

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  2. Roteirização de Pedidos de VendaCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] incluir na roteirização pedidos separados através da Ordem de Separação com a quantidade diferente do pedido, a coluna Peso Total será reajustada conforme a […]

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  3. Ordem de Produção - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Para saber mais sobre como funciona a Ordem de Separação, clique aqui. […]

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