Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Consultar Pedidos de Venda – Balcão

Permissões de Usuário: 

1176 – Pedido Venda Consultar
1178 – Pedido Venda Excluir
1187 – Separação Pedido Venda
1188 – Abrir Pedido Venda
1190 – Fechar Pedido Venda
1501 – Entrada de Nota Fiscal de Devolução de Venda à Cliente
1502 – Emissão de Nota Fiscal de Devolução de Venda à Cliente
1632 – Faturar Pedido de Venda Sem Separação
1635 – Incluir Pedido de Venda de Doação ou Bonificação
1862 – Alterar vendedor no pedido de venda
1926 – Editar preço região do pedido de venda
2837 – Cancelar Pedido Venda
3065 – Enviar pedido venda com status enviado para o PDV novamente para a integração
3228 – Aprovar cotação de pedido de venda
3231 – Permitir liberar pedido na análise de crédito mesmo que não possua saldo
3777 – Alterar Descontos no Pedido de Venda Balcão

 

 

Pela tela de Consultar Pedidos de Venda – Balcão é possível visualizar mais informações de cada Pedidos de Venda emitido através do módulo de inclusão de pedidos. Também é possível efetuar outras operações nesta tela, como por exemplo visualizar a nota fiscal de pedidos já faturados ou até imprimir o romaneio de separação.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Consultar Pedidos de Venda – Balcão, temos as seguintes opções:

  1. Tipo de Consulta: Forma de agrupamento da consulta de pedidos, pode ser agrupada por: Loja, Rede ou Matriz.
  2. Loja: Informe uma loja específica neste campo para visualizar os pedidos de uma loja específica.
  3. Nº Pedido: Campo para informar o número do pedido de venda balcão.
  4. Nº e-commerce: Campo para informar o número do pedido de venda no e-commerce.
  5. Filtrar por: Campo de referência do período com as opções de filtrar por data de emissão do pedido ou data de faturamento da nota fiscal do pedido de venda.
  6. Período: Campo para informar o período de emissão do pedido de venda balcão.
  7. Status: Através deste campo o usuário poderá filtrar os pedidos de acordo com os status, neste campo é possível informar os seguintes status: Todos, Aberto, Fechado, Em Separação, Separado, Reaberto, Faturado por Nota Fiscal, Faturado por Cupom, Enviado p/ PDV, Em Digitação, Excluído, Aguardando Análise Gerencial, Em Análise Gerencial, Aprovado, Reprovado, Roteirizado, Entregue, Faturando, Cancelado, Em Análise de Crédito e Aguardando Pagamento.
  8. Tipo de Pedido: Campo para informar entre os tipos de pedidos: Todos, Pedidos de Venda, Doação ou Brinde e E-commerce.
  9. Status de Rastreamento: Através deste campo será possível consultar os pedidos de venda que possuem código de rastreamento ou não. (Para saber mais sobre código de rastreamento, clique aqui.)
  10. Status de envio XML: Através deste campo será possível consultar os pedidos de venda faturados que tiveram seus respectivos XMLs enviados ou não.
  11. Forma de Pagamento: Neste campo será possível filtrar os pedidos de venda por foram de pagamento, neste campo temos as seguintes opções: Todos, Acréscimo Financeiro, Boleto, Cartão de Crédito, Cartão de Crédito Fidelidade Pré, Cartão de Crédito Parcelado, Cartão de Débito, Cartão de Débito Parcelado, Cheque à Vista, Cheque Pré, Convênio, Desconto Financeiro, Devolução – Troca, Dinheiro, POS – Crédito, POS – Débito, Recarga de Celular, Sangria Fundo de Caixa, Ticket, Vale Assiduidade e Vale Compra.
  12. Cliente: Campo para informar um cliente específico, desta maneira será possível visualizar todos os pedidos de um único cliente.
  13. Vendedor: Campo para informar um vendedor específico, desta maneira será possível visualizar todos os pedidos vinculados a um determinado vendedor.
  14. Tipo de Entrega: Informação relacionada ao tipo de entrega do e-commerce, retira na loja ou entrega no CEP do cliente.
  15. Transportadora: Neste campo será possível filtrar os pedidos através da transportadora selecionada ao concluir o pedido.
  16. Canal de Venda: para que seja possível filtrar os pedidos de acordo com o Canal de Vendas. Por exemplo, no caso de e-commerce “Marketplace“.
  17. Status Integração com E-commerce: para que seja possível filtrar os pedidos que tiveram falha de integração ao e-commerce.
  18. Local de Pagamento: Informação relacionada ao e-commerce se o pagamento do pedido será na loja física ou no próprio site.
  19. Período de Entrega: Informação relacionada ao e-commerce para consultar os pedidos com base na programação de entrega ou retirada.

Através do botão  será possível incluir um novo pedido de venda balcão.

Após informar os filtros necessários, clique em  onde a Consulta de Pedidos de Venda – Balcão será demonstrada conforme o exemplo abaixo:

A coluna de Previsão Entrega/Retirada é exibida data de e horário inicial de agendamento.

A coluna Transportadora é exibida apenas quando o filtro Tipo de Venda estiver selecionado como E-commerce.

Para facilitarmos a visualização dos pedidos com falha de integração ao e-commerce. Podemos realizar o filtro clicando em: Status Integração com E-commerce e selecionarmos a opção COM FALHA, para que as informações exibidas sejam apenas as desejadas.

Ao realizarmos a consulta os dados de pedidos com falha de integração ao e-commerce são destacados em uma cor vermelha dos demais para que seja mais simples de visualizar.

No resultado da consulta temos as seguintes colunas:

 1. Nº pedido: Coluna com número do pedido de venda balcão com link direcionado ao pedido de venda emitido.

Para facilitar a visualização das informações pedida, separada, total e total separado as colunas serão destacadas em uma cor vermelha.

As informações de valores irão ser demostradas de acordo com a quantidade separada:

  • Valor Total dos Produtos: Valor exibido de acordo com o pedido solicitado
  • Valor Total dos Produtos Separados: Valor exibido de acordo com a quantidade separada. 

Caso o pedido seja do tipo e-commerce, a transportadora selecionada no momento da compra pelo cliente, será informada no campo Transportadora.

1.1 Ao clicar no número de pedido que for do tipo e-commerce e o parâmetro para usar pedido de e-commerce no módulo de WMS estiver desabilitado, é possível cancelar esse pedido, mesmo quando estiver separado ou caso o processo de separação não tenha sido iniciado.

Pode-se buscar esse pedido de e-commerce cancelado na Ordem de Separação, com o status de cancelado.

Para cancelar o usuário precisa ter a permissão 2837 – Cancelar Pedido Venda, para isso (basta clicar no botão Cancelar e o pedido de e-commerce será cancelado). Veja como o pedido fica após cancelado, na Consulta de Pedido Venda -balcão e na Ordem de Serviço Desktop:

Pedido cancelado (Note que o status do pedido, mudou para cancelado):

Importante lembrar que ao cancelar pedidos do e-commerce Bluesoft ou Vtex, o status desse pedido mudará para o cliente do e-commerce e o mesmo será notificado via e-mail do cancelamento do seu pedido.

Como no exemplo abaixo:

Pedido cancelado no e-commerce (Bluesoft):

E-mail de cancelamento do pedido que o cliente receberá:

Importante: Quando houver integração de pedido com modulo WMS, caso o pedido tenha sido enviado para separação deve realizar o cancelamento da carga ou da ordem de separação para que possa realizar o cancelamento do pedido.

Após realizar a consulta de pedidos venda, poderá realizar a exportação para EXCEL, clicando no botão:

O arquivo EXCEL irá gerar de acordo com o filtro realizado:

Na Ordem de Separação Desktop como na Mobile o pedido aparece com o status de cancelado:

1.2 Caso o e-commerce tenha o parâmetro do módulo de WMS habilitado, ao cancelar o pedido não será mais possível separar o lote referente aquele pedido.

1.2.1 Quando a separação do lote já foi iniciada, na Ordem de Serviço será exibida a mensagem que aquele lote foi cancelado, caso o separador tente prosseguir, para saber mais, Clique aqui

Para saber mais sobre o parâmetro que faz a junção do e-commerce com o menu de WMS, Clique aqui.

2. Nº comanda: Coluna com o número da comanda informado durante a emissão do pedido.

3. Tipo pedido: Coluna que indica qual tipo de pedido.

4. Vendedor: Exibe o nome do Vendedor.

5. Cliente: Exibe o nome do cliente com link direcionado as informações de crédito como Duplicatas em aberto, Duplicatas quitadas e Últimos Pedidos (além de exibir os pedidos de venda – balcão, também será exibido os pedidos emitidos para o cliente através do Pedido Força de Vendas.)

  1. Loja: Indica a loja emitente do pedido de venda balcão.
  2. Data e hora de emissão: Informa a data e hora da emissão do pedido de venda – balcão.
  3. Forma de pagamento: Exibe a forma de pagamento utilizada no pedido de venda.
  4. Valor: Coluna que indica o valor total do pedido.
  5. Status: Indica qual o status atual do pedido de venda.
  6. Operações: Através desta coluna o usuário poderá efetuar as seguintes operações:
  7.  Fecha os pedidos de venda balcão que estão com o status Aberto.
  •  Imprime o Romaneio dos pedidos com status em Aberto ou Fechado no formato PDF. Exemplo:

  •  Lista as ocorrências efetuadas pelos usuários dentro do Pedido de Venda – Balcão. Exemplo:

  •  Exclui os pedidos que está com o status Aberto.
  •  Reabre os pedidos de venda balcão que estão com o status Fechado.
  •  Acessa a tela de separação dos itens vendidos. Exemplo:

  •  Visualiza a nota fiscal utilizada para o faturamento de pedidos com o status Faturado por Nota Fiscal.
  • Enviar arquivo para o PDV Através deste botão será possível enviar o pedido inserido no sistema para o PDV. (Para saber mais sobre como utilizar esta ferramenta, clique aqui.)
Quando um pedido do tipo e-commerce, estiver faturado será possível enviar a NF-e para a SEFAZ ou para a GNF-e, veja como enviar para a GNF-e:

Após o pedido separado, na coluna de operações aparece o ícone de , que serve para confirmar o faturamento da Nota Fiscal, caso o parâmetro de enviar para a GNF-e esteja habilitado no módulo Fiscal > Configurações > Parâmetro do módulo fiscal [Clique para saber mais]> , ao faturar o pedido aparecerá o botão para o envio da nota à GNF-e:

I. Clicar no botão para prosseguir para o faturamento:

II. Clicar no botão de prosseguir para faturamento:

III. Confirmar as informações a serem faturadas e clicar no botão de faturar nota fiscal:

IV. Após clicar no botão de Faturar Nota Fiscal, como no passo anterior, é exibido um botão de enviar a nota para a GNF-e:

Clicar no botão de enviar a NF-e à GNF-e, assim a nota fiscal será enviada a GNF-e.

Caso ocorra algum erro de envio da Nota Fiscal para a GNF-e é possível consultar o este erro na aba de Ocorrências da Nota Fiscal, como no exemplo abaixo:


Cancelamento de Notas GNF-E

Quando o status do pedido estiver como: faturado por nota fiscal, é possível cancelar a nota.

Seguindo os passos abaixo:

1. Abra a nota;

2. Clicar no botão Ações no final da nota;

3. Clicar em inutilizar a nota;

4. Escrever o motivo de inutilizar a nota;

5. Clicar para inutilizar;

Após seguir esses passos é exibida uma mensagem, informando que a nota está esperando um retorno da GNF-E que cancelará a mesma na SEFAZ.

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Quando o retorno da SEFAZ chegar para a GNF-E o status do pedido é mudado para Cancelado.

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Para que o estoque do produto volte, caso haja uma devolução dos produtos pelo cliente é necessário realizar a Devolução (Emissão Nota Fiscal), para saber mais sobre a devolução, [Clique aqui!].

Informação importante:

      • Ao ser estornada a nota de faturamento, os produtos que foram separados em unitizadores diferentes permanecerão em paletes para serem endereçados, seguindo a mesma organização em que foram separados inicialmente. Ou seja, quando a nota de faturamento é cancelada, os produtos que já foram agrupados em unitizadores (como caixas, fardos ou outros recipientes) não serão desmontados. Em vez disso, eles serão mantidos em seus unitizadores originais e organizados em paletes, para facilitar o processo de endereçamento.

    Após o faturamento da NF-e, o status da última nota fiscal vinculada ao pedido, será demonstrado no ícone de bandeira disponível na coluna Operações.


    Impressão da Etiqueta de Packing

    Antes de realizar a impressão da etiqueta de packing é necessário:

    1. Cadastrar a etiqueta  em: E-commerce > Cadastros > Etiquetas

    Para utilizar a impressão de etiquetas Packing para pedidos com o status será necessário habilitar o parâmetro Permitir imprimir etiqueta de packing de pedidos não faturados, para isso basta:

    1. Acessar o Menu Vendas > Configurações > Parâmetros do módulo de Vendas.
    2. Selecionar a sub aba Pedido de Balcão
    3. Habilitar o parâmetro: Permitir imprimir etiqueta de packing de pedidos não faturados
    4. Salvar as configurações.

    Somente quando o tipo do pedido for do tipo e-commerce é exibido o ícone de impressão da etiqueta de packing nos seguintes status:

    • Em Separação,
    • Separado,
    • Faturado por Nota Fiscal, 
    • Enviado Para o PDV,
    • Faturado por Cupom

    Para os status Em Separação, Separado o ícone de impressão da etiqueta de packing, é exibido após a configuração do parâmetro para os tipos de pedido e-commerce e venda

    Ao clicar no ícone, um pop-up para a impressão da etiqueta de packing é aberto e as seguintes informações devem ser preenchidas:

    • Informe o modelo da etiqueta: selecionar um dos modelos cadastrados de packing;
    • Selecionar uma impressora: escolher qual a impressora deseja imprimir. As impressoras são listas de forma aleatória, desde que estejam configuradas no Bluesoft Loja;
    • Digitar de quanto até quanto serão impressas;
    • Total de volumes;

    Como no exemplo abaixo:

    Com as informações preenchidas, você pode clicar no botão  e a etiqueta será impressa como no exemplo abaixo:


    Integração com os Correios

    É possível integrar junto com aos pedidos E-commerce do Tipo Balcao a transportadora Correios.

    Para que este processo possa ser implementado, siga as orientações já existentes clicando aqui.

    Após o término da integração, será possível enviar ao cliente o código de rastreio do pedido, de acordo com a quantidade de volumes gerados no momento da impressão da Etiqueta de Packing.  O link de rastreio será enviado diretamente ao pedido de e-commerce do cliente, juntamente com a atualização do status, após a liberação do pedido. 


    Integração com PDV Emporium

    No cadastro de loja na aba de operações consta a opção para informar o Código do PDV para resgate de pedido de venda balcão, ou seja o número ECF que será responsável pelo pedido na loja.

    No arquivo de XML deve constar a informação cadastrada conforme as tag POS e FISCAL_POS, como exemplo abaixo:

    Importante deve constar as configuração das pastas no TVO.


    Análise de Descontos

    Para se utilizar desta funcionalidade, é necessário que o parâmetro Realizar controle dos descontos através da Central de Tarefas esteja ativo. Para mais informações, clique aqui.

    É necessário realizar a configuração dos tipos de notificações na Central de Notificações:

    Para mais informações, clique aqui.

    Ao realizar a criação de um novo pedido de venda balcão, caso o usuário possua o tipo vendedor definido em seu cadastro:

    E no cadastro do cliente selecionado, não possua nenhum vendedor vinculado:

    O usuário realizando a criação do pedido será definido como vendedor deste novo pedido:

    Caso o usuário possua permissão 1862 – Alterar Vendedor e Cliente no Pedido Balcão, será possível editar o vendedor.

    Ao realizar o preenchimento do valor de desconto durante a criação de um pedido balcão, o sistema irá validar o percentual de desconto definida no cadastro do vendedor:

    E no cadastro do produto:

    Informação importante: O percentual de desconto máximo no cadastro do produto, sempre terá prioridade quanto ao percentual da alçada do vendedor.

    Caso o valor de desconto informado ultrapasse o desconto máximo, será apresentado o seguinte alerta:

    Caso clique em Ok, o valor de desconto será zerado.

    Caso deseje que o desconto informado siga para análise de descontos, clique em Solicitar Desconto.

    Após a definição dos descontos desejados, clique em Fechar Pedido.

    Após o fechamento do pedido, ele será atualizado para o status Descontos em Análise.

    Será possível consultar os detalhes através das ocorrências do pedido.

    OBS: Enquanto o pedido estiver no status Descontos em Análise, não será possível efetuar alterações nos produtos e valores do pedido. Apenas caso o usuário possua a permissão 3777 – Alterar Descontos no Pedido de Venda Balcão.

    Após a solicitação de análise, os usuários configurados na Central de Notificação, serão notificados:

    Através da Central de Tarefas, será possível seguir com a análise dos descontos solicitados. Para mais informações, clique aqui.

    Usuário solicitante do desconto:

    Usuário a analisar o desconto:

    É possível acessar os detalhes do pedido ao clicar no link de atalho da coluna Origem:

    E ao cadastro do Solicitante do desconto:

    Através do ícone de preview, será possível visualizar mais detalhes da solicitação:

    Através dos botões na coluna Ações, será possível efetuar a aprovação ou reprovação total dos descontos solicitados.

    OBS: É necessária a permissão 3777 – Alterar Descontos no Pedido de Venda Balcão, para realizar a análise e alteração dos descontos através da tela de detalhes do pedido.

    Ao acessar a tela de detalhes do pedido, caso o usuário possua a permissão necessária, será possível realizar as alterações desejadas e finalizar a análise de descontos.

    Caso todos os descontos sejam aprovados, o pedido será alterado para o status Fechado.

    Caso os descontos solicitados sejam totalmente reprovados, o valor de desconto será zerado e o pedido será alterado para o status Aberto.

    Caso os descontos solicitados sejam parcialmente reprovados, o pedido será alterado para o status Aberto.

    Exemplos:

    Desconto autorizado diferente do solicitado:

    Desconto de um produto autorizado, e desconto de outro produto reprovado:

    Após a liberação da análise, os usuários configurados na Central de Notificação, serão notificados:

    Informações importantes:

    Caso seja realizado uma alteração no valor do desconto já aprovado através da análise de descontos:

        • Se o novo valor de desconto seja inferior ao já aprovado anteriormente, não será enviado para uma nova análise de descontos.

          • Se o novo valor de desconto seja superior ao já aprovado anteriormente, será enviado para uma nova análise de descontos.

            • Caso um novo produto seja adicionado ao pedido, e seja definido um valor de desconto que ultrapasse o desconto máximo permitido, será enviado para uma nova análise de descontos.

          Dúvidas, por favor contate nossa equipe de suporte.

          2 Responses to “Consultar Pedido de Venda – Balcão”

          1. Bluesoft Sync (Bluesoft TVO): Configuração de Pastas Locais para Downloads - Portal de Ajuda do Bluesoft ERPPortal de Ajuda do Bluesoft ERP

            […] esta operação, o TVO fará o download automaticamente do arquivo de pedido balcão ao utilizar a frente de caixa […]

            Responder
          2. Relatório de Multicanal de Vendas - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

            […] O Relatório de Multicanal de Vendas tem como finalidade, exibir os dados relacionados ao pedidos emitidos e faturados pelo módulo de Força de Vendas, PDVs e Pedido de Venda Balcão. […]

            Responder

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