Dúvida:
Como verificar disponibilidade da Sefaz para o serviço de NF-e?
Solução:
Os serviços da Sefaz podem apresentar instabilidade e/ou ficarem indisponíveis por um tempo.
Existem 2 maneiras de verificar a Disponibilidade dos Webservices.
A primeira é através do Portal Nacional da Sefaz, que disponibiliza um Menu para tal fim, sendo este atualizado a cada 5 minutos. Para verificar a disponibilidade dos serviços da Sefaz pelo Portal Nacional, siga os passos abaixo:
Procedimento:
1 – Acessar o Portal Nacional da Sefaz:
2 – Clicar em: ” Consultar Disponibilidade “.
3 – Será exibido o quadro “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços”.
- Abaixo do quadro são apresentadas as legendas para interpretação:
A segunda forma é acessar o endereço de cada Webservice pelo navegador de internet. Para tal, siga os passos:
1 – Identificar a URL do Webservice a ser testado. A Sefaz, em seu Portal Nacional, disponibiliza um “Relação de Serviços Web” em seus Menus.
2 – Serão listados as URL’s de todos os Webservices de cada Ambiente Autorizador quando acessado o Menu “Relação de Serviços Web”. Na parte superior da página, como se pode ver na imagem abaixo há uma legenda para se identificar as URL’s de cada Ambiente. Identifique o seu Ambiente Autorizador.
Clicando sobre a sigla do Ambiente, você será levado as URL’s correspondentes
Usaremos como exemplo o Ambiente Autorizador: BA (Bahia).
3 – Copie a URL’s que deseja testar:
4 – Abra uma nova Aba ou Janela em seu navegador de internet, coloque a URL’s na busca e execute:
Para realizar este teste, é necessário que o seu certificado digital esteja instalado em seu navegador de internet, pois ele será solicitado para autenticar a conexão com o Webservice.
5 – Selecione o seu certificado e clique em “OK”.
Deverá ser exibida uma mensagem semelhante a esta, se estiver disponível:
Referência
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx?versao=0.00&tipoConteudo=Skeuqr8PQBY=
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/webServices.aspx?tipoConteudo=Wak0FwB7dKs=