Hoje em nosso ERP é possível solicitar pedidos externos do tipo Força de Vendas ou Balcão à lojas que utilizem WMS. Esta possibilidade garante o atendimento da necessidade dos produtos que compõem o pedido utilizando o estoque endereçado em um Centro de Distribuição.

Para demonstrar esta funcionalidade irei utilizar um pedido externos do tipo Força de Vendas, conforme exemplo:



Neste pedido estou solicitando 5 unidades do produto com código 2716 para a filial loja 101, que é um Centro de Distribuição. Após finalizar a configuração do pedido é necessário pressionar o botão “Solicitar” para que o pedido seja fechado.

Após fechar o pedido é possível consultá-lo na tela de Consultar Pedido Força de Venda:



Para enviar o pedido ao WMS é necessário selecioná-lo e pressionar o botão “Enviar selecionados para Separação” apresentado no canto inferior direito da tela:



Observação: Caso este botão não esteja sendo apresentado na tela é necessário verificar as configurações dos seguintes parâmetros:


Após pressionar o botão apresentado anteriormente o sistema irá solicitar as seguintes informações para que o pedido seja integrado ao estoque do WMS:



Dentre as informações necessárias para prosseguir com o envio do pedido, a informação de “Local de Estoque” informa ao sistema de onde os produtos serão retirados dentro do Centro de Distribuição. Sendo assim, quando inserimos o local de estoque o sistema irá verificar se o mesmo possui quantidade disponível do produto para ser reservada no Centro de Distribuição.

É possível realizar essa consulta através da tela de Central de Relatórios do Produto > Aba Estoque > Sub-aba Lotes e Datas de Validade, conforme exemplo:



Neste caso o produto possui estoque com status Disponível suficiente no WMS para atender o pedido. Porém, também temos que verificar se este estoque está endereçado no local de estoque selecionado pelo usuário no momento da integração:



Fato que também está sendo atendido no caso do produto que estamos utilizando como exemplo neste cenário. Por estes motivos, o pedido seguiu com o processo de integração normalmente:



Em cenários em que o sistema informa que não há estoque suficiente para atender o pedido no WMS, é necessário validar os pontos que mencionei anteriormente. Como via de regra, o produto precisa estar com status Disponível no local de estoque informado no momento da integração do pedido e este estoque precisa ser do mesmo fator de embalagem solicitado no pedido externo. Ou seja, o pedido está sendo solicitado em caixas, então o estoque disponível do produto no CD também precisa estar em fator caixa.