Agora no Bluesoft ERP, o endpoint de atualização de convênios (PUT) foi expandido para permitir a alteração de diversos campos que antes eram restritos à criação (POST), incluindo os novos parâmetros mesSubsequente e emitirDuplicataNomeParticipante.
Objetivo: Padronizar a estrutura de dados entre os métodos de inclusão e edição da API V2, conferindo maior flexibilidade às integrações para manter os dados dos convênios sempre atualizados sem depender de ajustes manuais no ERP.
O Que Mudou?
- Agora: A estrutura de atualização foi equalizada. Agora, quase os campos enviados no POST podem ser atualizados via PUT. Além disso, o sistema passa a suportar:
mesSubsequente: Define se o faturamento é projetado para o mês seguinte.emitirDuplicataNomeParticipante: Habilita a geração de títulos individuais por CPF.
- Benefícios: Autonomia total para sistemas externos gerenciarem o ciclo de vida dos convênios e garantia de que as regras de faturamento (como faturamento no mês subsequente) estejam sempre corretas.
Como Irá Funcionar a Partir de Agora? Ao utilizar os endpoints da API V2 de Convênios, os desenvolvedores devem se atentar às novas regras de comportamento:

Exemplo de JSON (PUT):
{
"status": "ATIVO",
"codigoDeIntegracao": "CONV-EXTERNO-001",
"limiteCredito": 5000,
"saldoConvenio": 1000,
"limiteTotalCompartilhado": false,
"habilitarConvenioCompra": true,
"habilitarConvenioVenda": true,
"vendaViaTerceiros": false,
"diaBase": 5,
"valorTolerancia": 0,
"geracaoAutomaticaDuplicata": true,
"periodicidadeDuplicata": "MENSAL",
"diaViradaMes": 30,
"referenciaEmissao": "MES_ANTERIOR",
"rotatividadeSaldo": "MENSAL",
"convenioParcelado": false,
"numeroParcelas": 2,
"tipoFormaPagamentoKey": 3,
"diaVencimentoDuplicata": 10,
"diaViradaGeracaoDuplicata": 1,
"diaCorteApuracao": 1,
"participantesDoConvenio": [
{
"cpfCnpj": "##########",
"limiteCredito": 1000,
"status": "ATIVO"
}
],
"mesSubsequente": true,
"emitirDuplicataNomeParticipante": true
}
- Atualização Seletiva: Ao utilizar o método PUT, caso um campo opcional seja omitido no JSON da requisição, o sistema manterá o valor anterior cadastrado, evitando a perda acidental de dados.
- Campos Editáveis: Agora é possível alterar via API campos como:
status,limiteCredito,codigoDeIntegracao,mesSubsequente,emitirDuplicataNomeParticipante, entre outros. - Restrições de Integridade: Por questões de segurança e consistência do ERP, os campos abaixo permanecem imutáveis e não podem ser alterados via PUT:
cpfCnpj: O documento de identificação do convênio não pode ser alterado após a criação.tipoConvenio: A classificação do convênio é fixa para o registro.
Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui.
Para saber mais sobre a utilização das APIs do ERP, clique aqui.
