*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Análise de Vendas de e-commerce

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
  • Home > Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Consultar Pedidos de Venda – Balcão

  • Home > E-commerce > Relatórios > Relatório de Produtos do e-commerce

Esse dashboard tem como função apresentar os dados relativos às vendas realizadas através do sistema do e-commerce, apresentando visões de valores faturados, pedidos separados, pedidos em separação, vendas por mês, vendas por loja, ranking de produtos vendidos, ranking de clientes com mais compras, apresentação de vendas por dia e horário, exibição de clientes que pararam de realizar compras, e mais diversos gráficos relativos ao negócio. Para facilitar a análise os seguintes filtros estão disponíveis:
  • Data de Emissão Inicial e Final: Estes filtros permitem selecionar o período de acordo com a emissão dos pedidos do E-commerce;
  • Top Ranking (Produtos e Clientes): Limita os dados do Ranking de Produtos Vendidos de acordo com a seleção (Top 10,  Top 20, etc);
  • Apenas Duplicatas não Canceladas: Determina se apenas duplicatas canceladas ou não canceladas devem ser apresentadas, com a opção todas.
  • Exibir Notas Recusadas: Este filtro determina se notas recusadas devem ou não ser apresentadas, com a opção todas também para exibir todas as notas;
  • Status Pedido Venda: Determina a filtragem dos Status dos Pedidos.

Cards

Os cards apresentam os totalizadores dos status dos pedidos em R$ sendo faturado por cupom, por nota, separado, fechado, em separação, entregue ou cancelado. Os filtros de Data de Emissão Inicial e Final determinam os dados que serão apresentados em cada CARD. Este painel tem como base a data de emissão do Pedido. O Total Faturado corresponde à soma dos Status: “Entregue”, “Faturado por Cupom” e “Faturado por Nota”. Ex: Entregue (R$158.199,19) + Faturado por Cupom (R$163.945,07) + Faturado por Nota (R$3.100,62) = R$325.244,88

Evolução de Indicadores

Esse gráfico apresenta a evolução de cada Status listado nos cards superiores, sempre trazendo uma métrica por vez. A seleção do campo: “Visualização”, indica qual será a métrica a ser analisada.

Comparativo Semanal de Pedidos

Esse gráfico apresenta a evolução diária (dias da semana) do faturamento dos pedidos, agrupada pelas semanas (semana do dia 11/12, 18/12, ou seja, iniciando na segunda-feira), de acordo com o período escolhido. Sendo assim, é possível descobrir qual o dia da semana que houve um maior valor de venda, comparado com as semanas anteriores.

Pedido por Status

Esse gráfico apresenta o total de faturamento obtido, agrupado pelo Status do Pedido de Venda. São exibidos os valores do maior para o menor.

Faturamento de Pedidos por E-commerce

Esse gráfico apresenta o total de faturamento obtido, agrupado por e-commerce de acordo com período selecionado nos filtros acima. Caso seja selecionada esta visão, ela filtrará todas as demais com o E-commerce escolhido.

Faturamento de Pedidos por Loja de E-commerce

Neste gráfico é possível analisar os valores totais de faturamento agrupados por loja de e-commerce de acordo com período selecionado nos filtros acima. Caso seja selecionada esta visão, ela filtrará todas as demais com a Loja escolhida.

Faturamento de Pedidos por Mês

Este gráfico mostra a evolução dos faturamento dos pedidos agrupados por mês.

Faturamento de Pedidos por Mês

Este gráfico mostra a evolução dos faturamento dos pedidos que possuem produtos vendidos no Pack Virtual, agrupados por mês.

Ranking de Produtos Vendidos em Atacado

Exibe informações relativas aos itens com maiores valores de vendas, que sejam considerados atacado, no período selecionado. A quantidade de produtos exibidos no ranking varia de acordo com o filtro realizado no início da tela: [Top Ranking (Produtos e Clientes)].

Ranking de Produtos Vendidos

Exibe informações relativas aos itens com maiores valores de vendas no período selecionado (exceto atacado). A quantidade de produtos exibidos no ranking varia de acordo com o filtro realizado no início da tela (item 2 deste documento).

Ranking de Clientes

Mostra os clientes com maiores valores gastos dentro do período selecionado. A quantidade de clientes exibidos no ranking varia de acordo com o filtro realizado no início da tela (item 2 deste documento).

Radar de Venda por Hora

Mostra em quais dias da semana e horário existem mais compras, analisando-as por valor e quantidade.

Pedidos Realizados x Pedidos Faturados

Mostra um comparativo das quantidades de pedidos realizados versos a quantidade de pedidos faturados. Com esse gráfico é possível identificar a quantidade de desistência por parte dos clientes.

Tempo Médio de Separação

Exibe o tempo gasto na separação dos pedidos. As métricas são: Acima de 24 horas, Até 2 horas, de 3 a 6 horas, de 7 a 12 horas e de 13 a 24 horas.

Na aba Gráficos, exibimos os filtros no topo do Dashboard.

Vendas Por Departamento

Exibe os valores referentes à vendas, separados por departamento aos quais os produtos pertencem.

Vendas Por Seção

Exibe os valores referentes à vendas, separados por seção as quais os produtos pertencem.

Vendas Por Grupo

Exibe os valores referentes à vendas, separados pelo grupo ao qual os produtos pertencem.

Vendas Por Subgrupo

Exibe os valores referentes à vendas, separados pelos subgrupo aos quais os produtos pertencem.

Faturamento de Pedidos Box Plot

Apresenta um gráfico com a variação de valores faturados por dia. Neste gráfico, observa-se o valor máximo e o valor mínimo vendido, de forma que, ao passar o mouse uma dica de ferramenta exibe o dia da venda. Os círculos que estão na região mais alta do gráfico, representam os dias com maiores valores vendidos, e os que estão na região mais baixa, representam os dias com menores vendas. Será exibido um gráfico para cada loja de sua rede.

Recorrência de Compras

Exibe os clientes com compras recorrentes, apresentando a quantidade de compras realizado por cada um.

Novos Clientes

Exibe detalhes sobre a quantidade e valor de vendas realizadas para novos clientes, os dados monetários são representados pelas barras verdes e a quantidade de visitas são apresentadas pelas barras azuis.

Clientes Que Pararam de Comprar Nos Últimos Meses

Exibe detalhes sobre clientes que deixaram de realizar compras nos últimos meses. Para selecionar a quantidade de meses a serem considerados, basta alterar o parâmetro “análise de clientes (mês)”

Produtos sem Foto

Nesta aba pode-se ver todos os produtos cadastrados no e-commerce que não possuem foto, é possível filtrar por departamento, seção, grupo, sub grupo, e-commerce, se o produto tem foto, se está habilitado, sincronizado e se possui estoque. Ao clicar na lupa será redirecionado para o cadastro do produto dentro do ERP.

Analítico

Na primeira aba Visão Geral é possível analisar os valores de venda do e-commerce faturados por nota ou por cupom fiscal, exibindo a evolução mensal de cada loja, detalhes dos clientes e pedidos. Os seguintes filtros estão disponíveis:
  • Data Inicial e Final: Determina o período de análise baseando-se pela data de faturamento do pedido;
  • Rede: Com este filtro é possível escolher uma ou mais redes de acordo com cadastro das lojas;
  • Regional: Através deste filtro semelhante ao de rede é possível escolher uma ou mais regionais de acordo com cadastro das lojas;
  • Loja: Este filtro permite a multi seleção de lojas que possuem vendas no e-commerce
  • Faturado com Pedido: Com este filtro é possível determinar se os pedidos a serem apresentados foram ou não faturados com pedido ou todas as opções;
OBS:. Esta aba exibe apenas os valores dos últimos 180 dias de vendas do e-commerce e tem como base a data de faturamento/emissão da Nota Fiscal e/ou Cupom. Vendas Totais E-commerce: Estes CARDs apresentam os valores do e-commerce de venda total, venda de cupom fiscal, venda de nota fiscal e número de registros totalizados: Regional: Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada regional com a venda total, venda cupom e venda de nota fiscal: Loja: Esta visão exibe o valor de venda total de pedidos faturados no e-commerce agrupados por loja:
Tabela Mensal: Essa planilha exibe os valores de Venda Total, Custo Total, Lucro, Margem, Quantidade Faturada, Quantidade Pedida, Quantidade Separada, Valor Médio de Pedidos, Quantidade de Clientes e Preço Médio agrupados por mês de acordo com período selecionado:
Análise por Crescimento: Este gráfico em linha exibe a evolução das vendas do e-commerce agrupadas por mês, semana e dia a dia sendo possível alterar a métrica do valor apresentado entre as seguintes opções:
Por padrão será exibido o Crescimento(%) em relação ao agrupamento anterior, para alterar o agrupamento da data de emissão dos pedidos é necessários clicar no ícone “+” no gráfico:
Por padrão, a exibição é agrupada por mês, no filtro “Adicionar Lojas” é possível determinar se cada linha apresentada deve ser um agrupamento de loja, como no exemplo abaixo:
OBS:. O filtro de “Adicionar Lojas” não está disponível para a opção Todos no filtro “Análise por Tipo”. Clientes: Este gráfico em barras exibe os valores de venda e lucro agrupados por cliente, para essa visualização estão disponíveis mais dois filtros:
  • Nome do Cliente: Permite selecionar um ou mais clientes de acordo com seu nome;
  • Top Clientes: Determina a quantidade de clientes que devem ser exibidos, ordenados pelo maior valor de venda;
Ao selecionar um cliente a visão Clientes por Pedidos será carregada exibindo os valores de Custo Total, Lucro, Venda Total, Quantidade Faturada Pedida e Separada, Margem, Preço Médio, Participação nas Vendas, agrupados por Cliente e Pedido;
Ao selecionar um pedido, é possível visualizar os produtos:
Quando selecionado um cliente ou mais através do atalho CTRL(Command) + Click na visão Clientes o gráfico de Evolução de Clientes também será apresentado:
Na segunda aba Produtos é possível realizar a análise dos produtos com os valores de quantidade pedida, quantidade separada, quantidade faturada, venda total e participação nas vendas. Os seguintes filtros estão disponíveis:
  • Data Inicial e Final: Determina o período de análise baseando-se pela data de faturamento do pedido;
  • Rede: Com este filtro é possível escolher uma ou mais redes de acordo com cadastro das lojas;
  • Regional: Através deste filtro semelhante ao de rede é possível escolher uma ou mais regionais de acordo com cadastro das lojas;
  • Loja: Este filtro permite a multi seleção de lojas que possuem vendas no e-commerce;
  • Árvore de Categorias: Com estes filtros é possível determinar as categorias dos produtos a serem apresentados, filtrando departamento, seção, grupo, subgrupo e produto;
  • Top Produtos: Este filtro determina a quantidade de produtos que devem ser apresentados nas visões do maior para o menor valor de venda. Ao selecionar Todos, serão apresentados todos os produtos em ordem alfabética.
OBS:. Esta aba exibe apenas os valores dos últimos 180 dias de vendas do e-commerce Produtos por Mês: Essa tabela apresenta a quantidade faturada dos produtos agrupando mês a mês de acordo com período selecionado: Análise de Produtos: Esta tabela apresenta os top produtos com seu valor de venda total, preço médio, quantidade de pedidos, quantidade pedida, quantidade separada e quantidade faturada: Análise de Pedidos: Para que essa tabela seja apresentada é necessário selecionar pelo menos um produto na tabela acima, ao selecionar um ou mais produtos serão apresentados os pedidos em que esses produtos tiveram venda e seus valores: Nesta terceira aba Tabela Diária exibimos os valores dos pedidos do e-commerce de forma analítica sendo possível visualizar dia a dia de acordo com a data de emissão dos pedidos os últimos 180 dias de vendas. Os seguintes filtros estão disponíveis:
  • Data Inicial e Final: Determina o período de análise baseando-se pela data de faturamento do pedido;
  • Rede: Com este filtro é possível escolher uma ou mais redes de acordo com cadastro das lojas;
  • Regional: Através deste filtro semelhante ao de rede é possível escolher uma ou mais regionais de acordo com cadastro das lojas;
  • Loja: Este filtro permite a multi seleção de lojas que possuem vendas no e-commerce;
OBS:. Esta aba exibe apenas os valores dos últimos 180 dias de vendas do e-commerce
Cada mês é representado por uma cor diferente
Na quarta aba Permanência é possível analisar os valores dos clientes de acordo com período de permanência realizando compras no e-commerce. Os seguintes filtros estão disponíveis:
  • Data Inicial e Final: Determina o período de análise baseando-se pela data de faturamento do pedido;
  • Rede: Com este filtro é possível escolher uma ou mais redes de acordo com cadastro das lojas;
  • Regional: Através deste filtro semelhante ao de rede é possível escolher uma ou mais regionais de acordo com cadastro das lojas;
  • Loja: Este filtro permite a multi seleção de lojas que possuem vendas no e-commerce;
  • Nome do Cliente: Este filtro permite selecionar um ou mais clientes;
  • Faturado com Pedido: Com este filtro é possível determinar se os pedidos a serem apresentados foram ou não faturados com pedido ou todas as opções;
  • Meses de Permanência: Permite selecionar os meses de permanência a serem considerados na análise;
  • Top Clientes: Este filtro determina a quantidade de clientes que devem ser apresentados na visão do maior para o menor valor de venda. Ao selecionar Todos, serão apresentados todos os clientes em ordem alfabética agrupados por permanência.
Para determinar os meses de permanência considerados:
  • Meses de Permanência = O valor absoluto da Diferença entre as datas (Primeira Compra – Última Compra)
OBS:. Esta aba exibe apenas os valores dos últimos 180 dias de vendas do e-commerce. O cálculo de permanência considera o período completo de venda do e-commerce para determinar a primeira e última compra do cliente.

Clientes E-commerce

Nesta aba é possível visualizar a evolução de novos clientes no e-commerce e detalhes como moradia e e-mails. Os seguintes filtros estão disponíveis para análise:
  • Data Análise Novos Clientes: Está data é baseada no primeiro dia de compra do cliente no canal de vendas do e-commerce;
  • Nome: Através deste filtro é possível selecionar um ou mais clientes.
Novos Clientes: Este gráfico em linha exibe a evolução de novos clientes no e-commerce agrupado por mês/ano, um cliente novo é considerado a partir de sua primeira compra.
Dados dos Clientes: Está tabela exibe o Código do Cliente, o Nome e o E-mail do E-commerce de acordo com seu cadastro, ao clicar no ícone da coluna cadastro será aberta em uma nova guia no ERP o cadastro do respectivo cliente.
Mapa de Clientes: Exibe a moradia do cliente de acordo com cadastro no ERP, baseando-se na latitude e longitude do cadastro.
Observações importantes:
  • Pode haver divergência entre a consulta de Pedidos de Venda no ERP x Aba Vendas E-commerce, pois a atualização no ERP é online, então pode acontecer de um pedido mudar de status na data atual e irá refletir no Dashboard apenas no dia seguinte, pois o BI é D-1;
  • A aba Gráficos tem como base os itens presentes nos pedidos, então para esta análise são considerados apenas o valor dos produtos, não considerando o valor do frete dos pedidos;
  • O painel “Analítico” tem como base a data de faturamento, ou seja, data de emissão da nota fiscal/cupom, então caso o pedido tenha sido emitido em Novembro, mas foi faturado em Dezembro, essa venda será contemplada quando analisado o período de Dezembro.

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