BI > Bluesoft Intelligence > Análise da Escrita Fiscal
Permissões:

2682 – Dashboard Análise da Escrita Fiscal

O Dashboard Análise de Escrita Fiscal foi criado para visualizar os valores das escritas fiscais, assim como o valor dos impostos nos agrupamentos . É possível detalhar cada imposto listado no primeiro painel (como ICMS, PIS, etc), e detalhá-lo no Painel intitulado Detalhes.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1 – Acessar o menu de BI > Bluesoft Intelligence e no campo de título pesquisar por Dashboard de Análise da Escrita Fiscal;

2 – Ao localizar o Dashboard, devemos clicar na opção de Ver Detalhes e após Visualizar;

3 – No painel intitulado Escrita Fiscal, é possível selecionar os filtros de Período Inicial e Período Final, que são as datas de referência de análise; Referência de Data, que exibe as opções de Data de Entrada/Saída, Data do Documento e Data de Conferência; e Canceladas, que pode filtrar todas as escritas fiscais, apenas Canceladas e apenas não Canceladas.

4 – Na primeira visão do dashboard, temos o Valor Contábil por Regional, que possibilita a visualização da métrica Valor Contábil nas Regionais do sistema. É possível filtrar todas as demais planilhas selecionando uma ou mais Regionais.

5 – Em Valor Contábil por Loja, é listado o Valor Contábil nas Lojas do sistema. Esta visualização é ordenada do maior valor à esquerda, para o menor valor à direita. Também é possível filtrar as planilhas posteriores ao selecionar uma Loja.

6 – Em Valor Contábil por Escrituração, é exibido o Valor Contábil das escriturações de Entrada e Saída, esta informação pode filtrar as planilhas de evolução e as métricas de impostos.

7- Na visão Valor Contábil por Status de Escrita, são exibidos os Status de Escrita Fiscal e o total do Valor Contábil de cada um deles, esta visualização ordena os Status do menor valor à esquerda para o maior valor à direita. Também é exibida a média geral dos Status da Escrita Fiscal.

Como exemplo foi escolhida para Exibir Detalhes a Métrica COFINS. Desta forma, o segundo Painel é aberto, detalhando a métrica COFINS em todas as visualizações.

9 – No Painel Detalhes, é possível escolher os mesmos filtros iniciais, porque também serão úteis para a visualização dos detalhes das escritas fiscais.

10 – Na visão Por Data, é possível visualizar a evolução dia a dia da métrica analisada, no exemplo Valor Contábil Por Data. É possível filtrar um ou mais dias para filtrar as outras planilhas deste Painel.

11 – Em por CFOP é possível visualizar e filtrar um ou mais CFOP. A ordenação é realizada do maior valor à esquerda para o menor valor à direita.

12 – Por Departamento são exibidos os valores nos departamentos, totalizando a métrica analisada, no caso a métrica Valor Contábil Por Departamento. Também é possível filtrar um Departamento nas planilhas posteriores.

13 – Por Participante, são exibidos os detalhes dos Participantes. Os valores são exibidos ao selecionar um ou mais Participantes e também é possível filtrar as demais planilhas na seleção.

14 – Por Seção, são exibidos os valores por Seção, de forma ordenada e valorada na visualização. A faixa colorida exibe a localização da maior concentração dos valores (Quartis), os valores após esta faixa são de destaque na análise.

15 – Por Documento Fiscal, é exibido um gráfico ordenado onde os Documentos Fiscais de maior valor são visualizados no topo. Ao clicar em um ou mais Documentos Fiscais também é possível filtrar as demais planilhas posteriores.

16 – Por Subgrupo, são listados os subgrupos de maior valor em relação à métrica analisada, no exemplo acima a métrica COFINS, ao selecionar um Subgrupo é possível filtrar o último nível que é o Item Documento Fiscal.

17 – Por Item Documento Fiscal, é o último nível da Escrita Fiscal. Pode-se visualizar o Item da Escrita, que pode ser um Produto ou um Serviço, e verificar o valor caso seja filtrada alguma outra planilha.

18 – O Painel Análise das Métricas exibe os dados das métricas de maneira macro, relacionando estas métricas em um conjunto único para ser analisado. Os filtros iniciais também são os mesmos das outras planilhas.

19 – O destaque fica exemplificado na visão Métricas por Dia/Semana. Ela exibe todas as métricas em uma só visão. Cada círculo é um dia no mês, e as linhas em que esse círculo está posicionada significa a semana que está sendo analisada. É possível selecionar uma métrica para filtrar apenas uma visualização. Também é possível filtrar um dia na planilha posterior.

Exemplo de filtragem de métrica e dia:

20 – A última visão é a visualização da evolução das métricas em conjunto. É possível destacar a métrica na planilha acima, para uma melhor análise.

Leave a Reply