BI – > Bluesoft Intelligence -> Contábil -> Análise de Conta Contábil

Permissões de Usuário: MB__info

2012 – Análise de Conta Contábil

Gerencie suas contas contábeis, sabendo como está a movimentação geral dela por: Valores, Débitos e Créditos, Totais por Participantes, Processos Contábeis utilizados e como esta a auditoria dos lançamentos contábeis.

Com ele você navegará e conseguirá visualizar os valores através de gráficos, e  poderá saber como estão os dados na sua conta contábil.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acesse o Dashboard e inicie a navegação e análise selecionando a Conta Contábil desejada e o Ano.

Veja no quadro “Por Competência”, veja que ao clicar no T1 (primeiro trimestre), os demais quadros como: Processo, Por Loja, Auditoria, Legenda, serão atualizados apenas com os valores deste trimestre.

Análise: Veja que em janeiro houveram mais débitos, e nos meses de fevereiro e março houveram mais crédito, pensando que é uma conta de mercadoria, concluímos que em janeiro provavelmente foi um mês com mis compras devido ao reabastecimento do estoque por causa das vendas do final de ano, assim poderá confirmar através dos outros quadros essa informação.

2) No quadro “Processo” você poderá saber as totalizações das contabilizações dos débitos e dos créditos por operação, veja abaixo:

Análise: Confirmando a análise do quadro Por Competência, podemos ver devido a conta ser de compra de mercadoria, a maior movimentação será de compra e de baixa de venda (CMV).

3) No quadro “Por Loja” poderá ver os valores de débito e créditos separados por Loja.

Análise: Veja que a Loja foi selecionada, assim todo os demais quadros do dashboard trouxe apenas o resultado da loja selecionada, e podemos ver que a loja 4 é a que possui mais movimentação contábil dentre as demais.

4) No quadro “Auditoria” servirá para saber o total em porcento que os lançamentos contábeis foram auditados, ou seja, foram conferidos pela contabilidade.

Análise: Olha que bom, a loja 4 no primeiro trimestre auditou 100% dos lançamentos em todo o trimestre.

5) No quadro “Participantes” poderá ver o total dos valores separados pelos participantes.

Análise: Seguindo os dados da Loja 4, podemos ver que o maior participante que realiza débitos no período foi o participante LJ913, indicando que a Loja 04 compra mais desta pessoa que as demais no período.

6) No quadro “Movimentos”, poderá ver através do gráfico a movimentação  dos débitos e créditos.

Análise: Selecionei a loja 4 e o participante LJ913, veja no gráfico que em janeiro houve menos crédito, em fevereiro mais débitos e março mais crédito, ou seja, em fevereiro comprou-se mais que janeiro e fevereiro.

SALDO ACUMULADO / SALDO OPERACIONAL

Este gráfico exibirá detalhes dos saldos acumulados ou operacionais, de acordo com a seleção realizada, das contas dentro do ano selecionado.

EVOLUÇÃO POR CONTAS

A guia evolução por contas permitirá que o cliente escolha uma conta contábil (selecionar o nível desejado nos filtros) para analisar um gráfico de linhas, que mostrará a evolução ao longo do período especificado. O cliente poderá analisar todos os valores de uma vez, ou optar por ver apenas as cotas débito, crédito ou o saldo operacional.

Leave a Reply