2417 – Análise de Vendas de e-commerce
O Dashboard Análise de Vendas de e-commerce foi desenvolvido para que se possa analisar as vendas do e-commerce ao longo do tempo, vendas com pack vitual nos últimos 3 meses, vendas por dia da semana e horário.
Para que as informações desse dashboard sejam exibidas de forma correta, é necessário informar o período de análise, que por padrão carrega desde o início do mês até a data atual.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1 – Acessar o menu de BI > Bluesoft Intelligence e no campo de título pesquisar por Análise de Vendas de e-commerce;
2 – Ao localizar o Dashboard, devemos clicar na opção de Ver Detalhes e após Visualizar;
3 – Aba Vendas e-commerce:
4 – Parâmetros:
Data Inicial e Data Final: Período de análise que por padrão de abertura do dashboard, considera o início do mês atual até o dia anterior à data atual.
Top Ranking: Parâmetro numérico que indica o limite das visualizações: Ranking de Produtos Vendidos em Atacado; Ranking de Produtos Vendidos e Ranking de Clientes.
5 – Totais: Cada cartão de total representa o agrupamento total de determinados status dos pedidos de e-commerce (Total faturado por cupom, Total enviado p/ PDV, Total Separado, Total fechado, Total em separação e Total Cancelado).
6 – No agrupamento: Faturamento de Pedidos por e-commerce, é exibido o valor total de vendas de cada e-commerce que está cadastrado no ERP.
7 – No agrupamento: Faturamento de Pedidos por Loja de e-commerce, é exibido o valor total de vendas de cada Loja de e-commerce cadastrada no ERP.
8 – No agrupamento: Faturamento de Pedidos por mês, são exibidos os totais de venda das lojas por mês. Também é possível verificar possíveis dias fora do padrão (outliers), basta apenas deixar o mouse sobre o ponto no gráfico, que será aberta a dica de ferramenta com um gráfico boxplot por do mês escolhido.
Boxplot:
9 – No agrupamento: Produtos com Oferta de Pack Virtual, são exibidas quantidades e valores das vendas que tiveram ofertas de Pack Virtual nos últimos 3 meses (90 dias).
10 – No agrupamento: Ranking de Produtos Vendidos em Atacado – Top x, são exibidos os produtos mais vendidos em Atacado com ordenação descendente, ou seja, do mais vendido para o menos vendido. O limite de registros é configurável no parâmetro: Top Ranking, o padrão é de 10 registros.
11 – No agrupamento: Ranking de Produtos Vendidos – Top x, são exibidos os produtos mais vendidos com ordenação descendente, ou seja, do mais vendido para o menos vendido. O limite de registros é configurável no parâmetro: Top Ranking, o padrão é de 10 registros.
12 – No agrupamento: Ranking de Clientes – Top x, são exibidos os produtos mais vendidos por cliente com ordenação descendente, ou seja, do mais vendido para o menos vendido. O limite de registros é configurável no parâmetro: Top Ranking, o padrão é de 10 registros.
13 – No agrupamento: Radar de Venda por Hora, é exibido o valor da venda agrupado por dia da semana e hora. Também é possível visualizar a quantidade de vendas na dica de ferramenta.
14 – No agrupamento: Pedidos Realizados x Pedidos Faturados, é exibida a comparação entre os pedidos de e-commerce realizados e os pedidos de venda faturados, mês a mês.
15 – No agrupamento: Tempo Médio de Separação, é exibida a faixa de tempo médio de espera entre a criação do pedido e o término da separação.
16 – Aba Gráficos:
17 – No agrupamento: Vendas por Departamento, é exibida a soma do valor das vendas de e-commerce por Departamento, também é possível verificar a quantidade nas dicas de ferramenta.
18 – No agrupamento: Vendas por Seção, é exibida a soma do valor das vendas de e-commerce por Seção, também é possível verificar a quantidade nas dicas de ferramenta.
19 – No agrupamento: Vendas por Grupo, é exibida a soma do valor das vendas de e-commerce por Grupo, também é possível verificar a quantidade nas dias de ferramenta.
20 – No agrupamento: Vendas por Subgrupo, é exibida a soma do valor das vendas de e-commerce por Subgrupo, também é possível verificar a quantidade nas dias de ferramenta.
21 – No agrupamento: Faturamento de Pedidos Box Plot, é exibida a soma do valor das vendas de e-commerce por médias e quartis, usados no agrupamento do gráfico box plot.
22 – No agrupamento: Recorrência de Compras, são exibidos os clientes que tiveram recorrência de compras conforme o período escolhido no parâmetro.
23 – No agrupamento: Clientes Novos, são exibidos os clientes novos (que nunca haviam comprado no e-commerce) a partir da quantidade de meses anteriores informados no parâmetro Análise de clientes (mês), o padrão é dos 3 últimos meses.
Parâmetro:
24 – No agrupamento: Clientes que Pararam de Comprar no(s) último(s) meses, são exibidos os clientes que pararam de comprar no e-commerce, a partir da quantidade de meses anteriores informados no parâmetro Análise de clientes (mês), o padrão é dos 3 últimos meses.
Parâmetro: