*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

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3318 – Dashboard Apuração de Perdas

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

  • Home > Estoques e NF-e > Relatórios > Movimentações no Estoque > Relatório de Perdas x Vendas
  • Home > Estoques e NF-e > Relatórios > Trocas > Relatório de Identificação de Avaria

Apuração de Perdas

A primeira aba do Dashboard tem como objetivo auxiliar o cliente na análise dos valores de perda, venda e custo agrupado por Regional, Loja, Departamento e entre outros. para melhor análise os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Período: Através destes filtros é possível determinar a Data Inicial e Final para busca de dados sendo considerada a data do movimento;
  • Regional: Este filtro permite selecionar a regional desejada para análise, dessa maneira filtrando as lojas correspondentes;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas;
  • Tipo de Perda: Este filtro permite selecionar todos os tipos de perda ou um tipo específico a ser considerada na análise sendo divididos da seguinte maneira:

    – Troca:
    (+) Troca Entrada Armazenar na Loja
    (-) Estorno Troca Entrada
    (-) Estorno de Troca de Produto
    (+) Estorno do Estorno de Troca de Produto

    – Descarte:
    (+) Troca Descarte Perda
    (-) Estorno Troca Descarte

    – Ajuste de Inventário:
    (+) Perda de Inventario
    (-) Ganho de Inventario
    (-) Estorno Perda de Inventario
    (+) Estorno Ganho de Inventario
  • Detinação do Produto: Com este filtro e possível escolher uma ou mais destinações do produto sendo considerada a destinação do cadastro do produto;
  • Considerar Transf. Interna de Consumo como Perda?: Este filtro permite determinar se o movimento de Transferência Interna Saída deve ser considerado no cálculo de perda do tipo descarte, ao selecionar a opção sim os movimento abaixo são adicionados ao cálculo de descarte:

    – Descarte:
    (+) Transferência Interna Saída – Consumo 
    (-) Estorno Transferência Interna Saída – Consumo 

Visões

Na primeira aba os seguintes gráficos estão disponíveis:

Perda por Regional: Este gráfico em barras exibe a quantidade de perda agrupando os valores por Regional

Perda por Loja: Com este gráfico é possível visualizar a perda agrupada por Loja, ordenando os valores por perda total, barras em tons de vermelho mostram valores positivos e nos tons de verde negativos.

Perda por Departamento: Este gráfico em circulos exibe os valores de perda agrupado por Departamento sendo o circulo maior o departamento que possui o maior valor de perda.

Perda por Seção: De forma semelhante ao Perda por Loja este gráfico exibe os valores agrupados por Seção onde os tons vermelhos são valores positivos e tons em verde são valores negativos.

Perda por Grupo: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Grupo.

Perda por Subgrupo: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Subgrupo.

Perda por Fornecedor: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Fornecedor.

Perda por Setor de Compra: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Setor de Compra.

Perda por Comprador: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Comprador.

Perda por Setor Operacional: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Setor Operacional. Para os produtos que não possuem setor operacional o agrupamento será “Sem Setor Operacional”

Perda por Produto Top: Este gráfico exibe os valores de perda total agrupados por Produto. O filtro acima permite escolher a quantidade de produtos a serem exibidos no Top, sendo eles ordenados por valor de perda total. Ao clicar em um produto um link para Central de Relatórios do Produto no ERP ficará disponível na dica de ferramenta.

Perda por Valor Total: Exibe o valor total de perda considerando todos os tipos e destinações, na dica de ferramenta é possível visualizar o valor de venda e custo total.

Perda por Valores Disitintos: Com este gráfico em barras é possível visualizar o valor de perda total agrupado por Tipo de Troca.

Perda por Ocorrência de Lançamento de Troca: Através deste gráfico é possível visualizar o valor de perda total agrupado por Ocorrência de Lançamento de Troca. Lançamento de Troca que não possui Ocorrência será agrupado como Sem Ocorrência.

Perda por Motivo de Troca: Este gráfico em pizza exibe o valor de perda total agrupado por Motivo de Troca, ao centro do gráfico é possível visualizar o total de troca no período.

Na dica de ferramenta (posicionando o mouse no indicador), apresentamos as informações:

  • Valor da Venda;
  • Custo da Venda;
  • Qtde da Venda;
  • Valor da Perda;
  • Qtde da Perda;
  • Valor da Venda Total;
  • Valor da Perda Total;
  • % Part (Perda sobre Venda);
  • % Part Total da Venda;
  • % Part Total da Perda.

Os cálculos são feitos da seguinte forma:

  • % Perda sobre Venda: (Valor da Perda do Indicador selecionado / Valor da Venda do Indicador selecionado)*100;
  • % Total da Venda: (Valor da Perda do Indicador selecionado / Valor Total da Venda (loja ou regional, de acordo com o filtro utilizado) * 100;
  • % Total da Perda: (Valor da Perda do Indicador selecionado / Valor Total da Perda (loja ou regional, de acordo com o filtro utilizado) * 100.

Análise de Z-Score

Nesta segunda aba é possível fazer a análise da perda através do indicador Z-Score que determina um desvio padrão para os produtos através de uma média geral, essa média é representada pelo valor 0, produtos que estão distantes do marco 0 possuem valores fora do padrão tanto nagativo quanto positivo. Os mesmo filtros da primeira aba estão disponíveis na segunda.

Z-Score por Categoria: Nesta visão é possível análisar o indicador de Z-Score de acordo com agrupamento selecionado no filtro Categoria. Como no exemplo abaixo a categoria selecionada foi Departamento e dentro dos departamentos, PERECIVEIS tem o maior desvio por possuir um valor de Perda Total muito maior do que a média.

Z-Score de Produtos: Este gráfico exibe o desvio através do indicador Z-Score para os produtos agrupados dentro da categoria selecionada. No exemplo abaixo a categoria escolhida foi por Motivo da Troca e o Produto Pernil Suino possui um desvio de 73,7 pois o seu valor de perda é fora do padrão dos demais produtos.

Evolução de Perdas

Na terceira aba é possível realizar a análise da evolução das perdas mês a mês, agrupando os valores por Regional, Loja, Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Produto e outros indicadores listados abaixo, os seguintes filtros estão disponíveis para análise:

  • Período: Através destes filtros é possível determinar a Data Inicial e Final para busca de dados sendo considerada a data do movimento;
  • Regional: Este filtro permite selecionar a regional desejada para análise, dessa maneira filtrando as lojas correspondentes;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas;
  • Tipo de Perda: Este filtro permite selecionar todos os tipos de perda ou um tipo específico a ser considerada na análise;
  • Detinação do Produto: Com este filtro e possível escolher uma ou mais destinações do produto sendo considerada a destinação do cadastro do produto;
  • Considerar Transf. Interna de Consumo como Perda?: Este filtro permite determinar se o movimento de Transferência Interna Saída deve ser considerado no cálculo de perda do tipo descarte, ao selecionar a opção sim os movimento abaixo são adicionados ao cálculo de descarte:

    – Descarte:
    (+) Transferência Interna Saída – Consumo 
    (-) Estorno Transferência Interna Saída – Consumo 
  • Indicador: Este filtro determina qual visão será apresentada no terceiro gráfico dessa maneira alterando o agrupamento apresentado:

Top Indicadores: Este filtro determina a quantidade de top valores que devem ser apresetados nos gráficos de Por Indicador e Por Loja;

Visões

Por Regional: Está visão exibe os valores de perda agrupado por Regional;

Por Loja: Essa visão exibe as Lojas com maior valor de perda de acordo com filtro de Top Indicadores;

Por Indicador: Este gráfico exibe os valores de perda agrupados de acordo com filtro de Indicador, por padrão exibirá o indicador Por Departamento;

Por Produto: Essa visão exibe os Produtos com maior valor de perda de acordo com filtro de Top Produtos;

Ao posicionar o mouse em cima dos gráficos acima é possível visualizar a dica de ferramenta com os seguintes valores:

  • Descrição do Indicador;
  • Mês/Ano;
  • Valor da Venda;
  • Custo da Venda;
  • Qtde da Venda;
  • Valor da Perda;
  • Qtde da Perda;
  • Participação (%) = (Valor da Perda / Valor da Venda) * 100

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