*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Apuração de Promoção de Venda 
Permissões de Usuário: 3298 – Dashboard Apuração de Promoção de Venda
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas

Home > Pricing > Definição de Preços > Administração de Promoção de Venda

O Dashboard Apuração de Promoção de Venda tem como objetivo auxiliar o cliente na análise dos resultado da venda dos produtos que tiveram promoção, podendo realizar comparação em períodos com promoção e sem.

Filtros

Para otimizar a busca os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Regional: Permite selecionar uma regional específica ou múltiplas regionais;
  • Loja: Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais lojas;
  • Data Inicial e Final: Permite selecionar a data final e inicial da promoção sempre levando em consideração a vigencia da promoção. O limite de dados é de 5 anos;
  • Promoção: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais promoções para análise;
  • Tipo de Promoção: Através deste filtro é possível determinar o tipo de promoção a ser considerada no dashboard entre as opções de Venda(Normal), Ganhe pontos e Produto próximo ao vencimento.
  • Árvore de Categorias: Com estes filtros pode-se selecionar a categoria dos produtos a serem exibidos com as opções de Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo e Produto.

OBS: Caso a consulta seja feita em um período sem venda com promoção o Dashboard não trará dados.

Após selecionar os filtros desejados para análise o Dashboard exibirá as seguinte visões:

Regional

Neste gráfico em pizza é possível visualizar a participação das vendas dos produtos em promoção agrupado por regional sendo a maior parte a regional que teve maior percentual de participação.

Loja

Através deste gráfico em barras é possível visualizar a participação nas vendas promocionais por loja sendo as barras o valor de venda total.

Departamento

Este gráfico exibe em área a participação de cada departamento na venda sendo o departamento com maior área aquele que teve maior participação em relação a venda total.

Seção

Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada seção sendo a seção com maior área aquela que teve maior participação nas vendas em relação ao total.

Grupo

Através deste gráfico em barras é possível visualizar a participação das vendas de cada grupo sendo o grupo com a maior barra aquele que teve maior participação nas vendas em relação ao total.

Subgrupo

Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada subgrupo, onde cada barra representa a participação da venda daquele subgrupo em relação ao total

Comprador

Nesta visão é possível visualizar os valores de venda com promoção agrupados por comprador sendo os dados ordenados pelo comprador com maior valor de venda dos produtos em promoção.

Produto

Para que o gráfico de Produto seja exibido é nescessário selecionar ao menos um Subgrupo na visão acima, ao clicar no nome do produto o Dashboard irá abrir em uma nova guia com a ficha do produto no ERP.

Obs.: Caso queira fazer análise de produto x loja, será necessário filtrar a loja, ou selecionar a loja desejada no gráfico Por Loja.

Dica de Ferramenta

Em todas as visões os seguintes valores estão disponíveis:

  • Custo Bruto;
  • Preço Médio;
  • Qtde Venda;
  • Qtde (%);
  • Venda(R$);
  • Venda(%);
  • Margem Bruta(%): Corresponde ao seguinte cálculo
    Margem Bruta = (Lucro Bruto / Valor de Venda Bruta Total) * 100
  • Margem Líquida(%): Para obter esse valor deve-se utilizar a seguinte fórmula:
    Margem Líquida = (Lucro Líquido / Valor de Venda Líquida Total) * 100
  • Part. Margem(%): (Margem Bruta / Margem Total) * 100
  • Lucro Bruto(R$): Venda(R$) – Custo Bruto

Para visualização de Produtos apresentamos algumas informações adicionais com as seguintes regras:

  • Status do Produto na Promoção: Apresenta o status do produto na promoção (visto que ele pode ser inativo dentro de uma promoção vigente e/ou ativa);
  • Data da Última Venda: Corresponde a data da última venda realizada para o produto selecionado, no caso de possuir venda em mais de uma loja a maior data será apresentada entre as lojas;
  • Quantidade Última Venda: Representa a quantidade na última venda do produto selecionado, no caso de possuir venda em mais de uma loja, será apresentada a soma das últimas vendas em todas as lojas selecionadas.

Os valores são dividos em “Promoção” que corresponde ao valor da venda do produto com promoção, “Comum” corresponde a venda do produto sem promoção e “Total” sendo a soma dos valores de promoção e comum.

Leave a Reply