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O Dashboard Apuração de Promoção de Venda tem como objetivo auxiliar o cliente na análise dos resultados da venda dos produtos que tiveram promoção, podendo realizar comparação em períodos com promoção e sem, bem como é possível visualizar as informações referente a análise preditiva de ruptura da promoção de venda.
Aba Dashboard
Filtros
Para otimizar a busca os seguintes filtros estão disponíveis:
- Regional:
Permite selecionar uma regional específica ou múltiplas regionais; - Loja:
Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais lojas; - Data Inicial e Final:
Permite selecionar a data final e inicial da promoção sempre levando em consideração a vigencia da promoção. O limite de dados é de 5 anos; - Promoção:
Com este filtro é possível selecionar uma ou mais promoções para análise; - Tipo de Promoção:
Através deste filtro é possível determinar o tipo de promoção a ser considerada no dashboard entre as opções de Venda(Normal), Ganhe pontos e Produto próximo ao vencimento. - Árvore de Categorias:
Com estes filtros pode-se selecionar a categoria dos produtos a serem exibidos com as opções de Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo e Produto; - Exibição:
Através deste filtro é possível escolher se deseja visualizar as informações por valor (Padrão) ou quantidade de venda.
OBS: Caso a consulta seja feita em um período sem venda com promoção o Dashboard não trará dados.
Após selecionar os filtros desejados para análise o Dashboard exibirá as seguinte visões:
Regional
Neste gráfico em pizza é possível visualizar a participação das vendas dos produtos em promoção agrupado por regional sendo a maior parte a regional que teve maior percentual de participação.
Loja
Através deste gráfico em barras é possível visualizar a participação nas vendas promocionais por loja sendo as barras o valor de venda total.
Departamento
Este gráfico exibe em área a participação de cada departamento na venda sendo o departamento com maior área aquele que teve maior participação em relação a venda total.
Seção
Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada seção sendo a seção com maior área aquela que teve maior participação nas vendas em relação ao total.
Grupo
Através deste gráfico em barras é possível visualizar a participação das vendas de cada grupo sendo o grupo com a maior barra aquele que teve maior participação nas vendas em relação ao total.
Subgrupo
Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada subgrupo, onde cada barra representa a participação da venda daquele subgrupo em relação ao total
Comprador
Nesta visão é possível visualizar os valores de venda com promoção agrupados por comprador sendo os dados ordenados pelo comprador com maior valor de venda dos produtos em promoção.
Produto
Para que o gráfico de Produto seja exibido é necessário selecionar ao menos um Subgrupo na visão acima, ao clicar no nome do produto o Dashboard irá abrir em uma nova guia com a ficha do produto no ERP.
Obs.: Caso queira fazer análise de produto x loja, será necessário filtrar a loja, ou selecionar a loja desejada no gráfico Por Loja.
Dica de Ferramenta
Em todas as visões os seguintes valores estão disponíveis:
- Custo Bruto;
- Custo Líquido;
- Preço Médio;
- Quantidade Venda;
- Quantidade (%);
- Venda(R$);
- Venda(%);
- Margem Bruta(%): Corresponde ao seguinte cálculo
Margem Bruta = (Lucro Bruto / Valor de Venda Bruta Total) * 100; - Margem Líquida(%): Para obter esse valor deve-se utilizar a seguinte fórmula:
Margem Líquida = (Lucro Líquido / Valor de Venda Líquida Total) * 100; - Part. Margem(%): (Margem Bruta / Margem Total) * 100;
- Lucro Bruto(R$): Venda(R$) – Custo Bruto.
Para visualização de Produtos apresentamos algumas informações adicionais com as seguintes regras:
- Status do Produto na Promoção: Apresenta o status do produto na promoção (visto que ele pode ser inativo dentro de uma promoção vigente e/ou ativa);
- Data da Última Venda: Corresponde a data da última venda realizada para o produto selecionado, no caso de possuir venda em mais de uma loja a maior data será apresentada entre as lojas;
- Quantidade Última Venda: Representa a quantidade na última venda do produto selecionado, no caso de possuir venda em mais de uma loja, será apresentada a soma das últimas vendas em todas as lojas selecionadas.
Os valores são divididos em “Promoção” que corresponde ao valor da venda do produto com promoção, “Comum” corresponde a venda do produto sem promoção e “Total” sendo a soma dos valores de promoção e comum.
Aba Análise de Ruptura de Promoção
Esta aba possibilita a análise de cada uma das promoções por meio do código da promoção, data de emissão, validade inicial, validade final e última venda. Além disso, é possível visualizar por regional, por loja, por departamento, por seção, por grupo, por subgrupo e produtos.
Para visualizar os detalhes da promoção, é necessário clicar sobre o nome da promoção ou na “lâmpada” presente na coluna “Selecione uma Promoção. Conforme abaixo:
Quando selecionada a promoção de sua escolha, serão exibidas informações como o período desta oferta, bem como alguns filtros. Conforme abaixo:
- Período: Através destes filtros é possível selecionar o ano e mês inicial e final a ser considerado na análise, com limite de 3 anos de dados;
- Regional: Este filtro permite selecionar uma ou mais regionais;
- Loja: Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais lojas a serem consideradas e apresentadas no gráfico;
- Departamento: Permite selecionar o departamento desejado para análise dos dados.
- Seção: Permite selecionar a seção desejado para análise dos dados.
- Grupo: Permite selecionar o grupo desejado para análise dos dados.
- Subgrupo: Permite selecionar o subgrupo desejado para análise dos dados.
- Produto: Permite selecionar o produto desejado para análise dos dados.
- Resultado Loja a Loja: Este filtro determina se a visualização da evolução deve ser loja a loja ou o total de todas as lojas;
Após isso o Dashboard exibirá as seguinte visões para análise:
Por Regional
Por Loja
Por Departamento
Por Seção
Por Grupo
Por Subgrupo
Por Produto
O gráfico Por Produto possui uma diferença entre os outros, pois para que ocorra a sua exibição, é necessário que um subgrupo seja selecionado no gráfico anterior. Além disso, para exibir informações na próxima aba “Previsão X Real Por Produto” é necessário selecionar um dos produtos.
Dica de Ferramenta
Além disso, cada um dos gráficos apresenta por meio da dica de ferramenta os seguintes valores:
- Data;
- Departamento;
- Valor Venda Bruta Total;
- Quantidade Venda Total;
- Promoção Valor Venda;
- Promoção Quantidade Venda;
- Venda(%);
Aba Previsão X Real por Produto
Para que ocorra a exibição desta aba, é necessário que um produto seja selecionado na aba anterior “Análise de Ruptura da Promoção” no gráfico “Por Produto”.
Dica de Ferramenta
O presente gráfico apresenta por meio da dica de ferramenta os seguintes valores:
- Código do Produto;
- Loja;
- Data;
- Estoque Atual;
- Quantidade de Pedido Pendente;
- Venda Valor Total Real;
- Venda Valor Total Previsão;
- Venda Quantidade Total Real;
- Venda Quantidade Total Previsão;
- Promoção Valor Total Real;
- Promoção Valor Total Previsão;
- Promoção Quantidade Total Real;
- Promoção Quantidade Total Previsão;