*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
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Permissões de Usuário: 3298 – Dashboard Apuração de Promoção de Venda
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas

Home > Pricing > Definição de Preços > Administração de Promoção de Venda

O Dashboard Apuração de Promoção de Venda tem como objetivo auxiliar o cliente na análise dos resultados da venda dos produtos que tiveram promoção, podendo realizar comparação em períodos com promoção e sem, bem como é possível visualizar as informações referente a análise preditiva de ruptura da promoção de venda.

Aba Dashboard

Filtros

Para otimizar a busca os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Regional:
    Permite selecionar uma regional específica ou múltiplas regionais;
  • Loja:
    Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais lojas;
  • Data Inicial e Final:
    Permite selecionar a data final e inicial da promoção sempre levando em consideração a vigencia da promoção. O limite de dados é de 5 anos;
  • Promoção:
    Com este filtro é possível selecionar uma ou mais promoções para análise;
  • Tipo de Promoção:
    Através deste filtro é possível determinar o tipo de promoção a ser considerada no dashboard entre as opções de Venda(Normal), Ganhe pontos e Produto próximo ao vencimento.
  • Árvore de Categorias:
    Com estes filtros pode-se selecionar a categoria dos produtos a serem exibidos com as opções de Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo e Produto;
  • Exibição:
    Através deste filtro é possível escolher se deseja visualizar as informações por valor (Padrão) ou quantidade de venda.

OBS: Caso a consulta seja feita em um período sem venda com promoção o Dashboard não trará dados.

Após selecionar os filtros desejados para análise o Dashboard exibirá as seguinte visões:

Regional

Neste gráfico em pizza é possível visualizar a participação das vendas dos produtos em promoção agrupado por regional sendo a maior parte a regional que teve maior percentual de participação.

Loja

Através deste gráfico em barras é possível visualizar a participação nas vendas promocionais por loja sendo as barras o valor de venda total.

Departamento

Este gráfico exibe em área a participação de cada departamento na venda sendo o departamento com maior área aquele que teve maior participação em relação a venda total.

Seção

Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada seção sendo a seção com maior área aquela que teve maior participação nas vendas em relação ao total.

Grupo

Através deste gráfico em barras é possível visualizar a participação das vendas de cada grupo sendo o grupo com a maior barra aquele que teve maior participação nas vendas em relação ao total.

Subgrupo

Com este gráfico é possível visualizar a participação das vendas de cada subgrupo, onde cada barra representa a participação da venda daquele subgrupo em relação ao total

Comprador

Nesta visão é possível visualizar os valores de venda com promoção agrupados por comprador sendo os dados ordenados pelo comprador com maior valor de venda dos produtos em promoção.

Produto

Para que o gráfico de Produto seja exibido é necessário selecionar ao menos um Subgrupo na visão acima, ao clicar no nome do produto o Dashboard irá abrir em uma nova guia com a ficha do produto no ERP.

Obs.: Caso queira fazer análise de produto x loja, será necessário filtrar a loja, ou selecionar a loja desejada no gráfico Por Loja.

Dica de Ferramenta

Em todas as visões os seguintes valores estão disponíveis:

  • Custo Bruto;
  • Custo Líquido;
  • Preço Médio;
  • Quantidade Venda;
  • Quantidade (%);
  • Venda(R$);
  • Venda(%);
  • Margem Bruta(%): Corresponde ao seguinte cálculo
    Margem Bruta = (Lucro Bruto / Valor de Venda Bruta Total) * 100;
  • Margem Líquida(%): Para obter esse valor deve-se utilizar a seguinte fórmula:
    Margem Líquida = (Lucro Líquido / Valor de Venda Líquida Total) * 100;
  • Part. Margem(%): (Margem Bruta / Margem Total) * 100;
  • Lucro Bruto(R$): Venda(R$) – Custo Bruto.

Para visualização de Produtos apresentamos algumas informações adicionais com as seguintes regras:

  • Status do Produto na Promoção: Apresenta o status do produto na promoção (visto que ele pode ser inativo dentro de uma promoção vigente e/ou ativa);
  • Data da Última Venda: Corresponde a data da última venda realizada para o produto selecionado, no caso de possuir venda em mais de uma loja a maior data será apresentada entre as lojas;
  • Quantidade Última Venda: Representa a quantidade na última venda do produto selecionado, no caso de possuir venda em mais de uma loja, será apresentada a soma das últimas vendas em todas as lojas selecionadas.

Os valores são divididos em “Promoção” que corresponde ao valor da venda do produto com promoção, “Comum” corresponde a venda do produto sem promoção e “Total” sendo a soma dos valores de promoção e comum.

Aba Análise de Ruptura de Promoção

Esta aba possibilita a análise de cada uma das promoções por meio do código da promoção, data de emissão, validade inicial, validade final e última venda. Além disso, é possível visualizar por regional, por loja, por departamento, por seção, por grupo, por subgrupo e produtos.

Para visualizar os detalhes da promoção, é necessário clicar sobre o nome da promoção ou na “lâmpada” presente na coluna “Selecione uma Promoção. Conforme abaixo:

Quando selecionada a promoção de sua escolha, serão exibidas informações como o período desta oferta, bem como alguns filtros. Conforme abaixo:

  • Período: Através destes filtros é possível selecionar o ano e mês inicial e final a ser considerado na análise, com limite de 3 anos de dados;
  • Regional: Este filtro permite selecionar uma ou mais regionais;
  • Loja: Através deste filtro é possível selecionar uma ou mais lojas a serem consideradas e apresentadas no gráfico;
  • Departamento: Permite selecionar o departamento desejado para análise dos dados.
  • Seção: Permite selecionar a seção desejado para análise dos dados.
  • Grupo: Permite selecionar o grupo desejado para análise dos dados.
  • Subgrupo: Permite selecionar o subgrupo desejado para análise dos dados.
  • Produto: Permite selecionar o produto desejado para análise dos dados.
  • Resultado Loja a Loja: Este filtro determina se a visualização da evolução deve ser loja a loja ou o total de todas as lojas;

Após isso o Dashboard exibirá as seguinte visões para análise:

Por Regional

Por Loja

Por Departamento

Por Seção

Por Grupo

Por Subgrupo

Por Produto

O gráfico Por Produto possui uma diferença entre os outros, pois para que ocorra a sua exibição, é necessário que um subgrupo seja selecionado no gráfico anterior. Além disso, para exibir informações na próxima aba “Previsão X Real Por Produto” é necessário selecionar um dos produtos.

Dica de Ferramenta

Além disso, cada um dos gráficos apresenta por meio da dica de ferramenta os seguintes valores:

  • Data;
  • Departamento;
  • Valor Venda Bruta Total;
  • Quantidade Venda Total;
  • Promoção Valor Venda;
  • Promoção Quantidade Venda;
  • Venda(%);

Aba Previsão X Real por Produto

Para que ocorra a exibição desta aba, é necessário que um produto seja selecionado na aba anterior “Análise de Ruptura da Promoção” no gráfico “Por Produto”.

Dica de Ferramenta

O presente gráfico apresenta por meio da dica de ferramenta os seguintes valores:

  • Código do Produto;
  • Loja;
  • Data;
  • Estoque Atual;
  • Quantidade de Pedido Pendente;
  • Venda Valor Total Real;
  • Venda Valor Total Previsão;
  • Venda Quantidade Total Real;
  • Venda Quantidade Total Previsão;
  • Promoção Valor Total Real;
  • Promoção Valor Total Previsão;
  • Promoção Quantidade Total Real;
  • Promoção Quantidade Total Previsão;

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