*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, portanto não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard de Crescimento das Vendas
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral Sintética – Vendas,Compras,Margens e Pedidos

O dashboard de crescimento das ventas tem a função de prover análise das vendas das lojas com relação ao mês e ano anterior. Com ele será possível identificar a quantidade de vendas acumuladas no mês, o ticket médio, realizar comparações com o ano anterior, e muito mais.

Frequência e Ticket Médio

Nesta aba é possível visualizar a frequência de cupons, ticket médio por loja, crescimento na venda em relação ao mês anterior, venda, lucro líquido e margem. Para uma análise assertiva, disponibilizamos os filtros de regional, período, venda acumulada e venda móvel.

Frequência de Cupons por Loja

Este gráfico mostrará métricas com relação à quantidade de cupons vendidos até o período selecionado no filtro. A coluna azul mostra a quantidade de cupons emitidos na data escolhida, em cada loja cadastrada no ERP. O círculo amarelo representa a quantidade acumulada no mês, até o dia escolhido. Exemplo: Escolhendo o dia 10 de algum mês, a coluna azul apresentará a quantidade de cupons vendidos no dia 10, e o círculo amarelo representará a quantidade de cupons vendidos do dia 01 até o dia 10. Ao passar o mouse sobre as barras e círculos, pode-se observar detalhes sobre as quantidades exibidas.

Ticket Médio po Loja

Este gráfico segue a mesma linha de raciocínio do gráfico anterior, porém as barras representam os valores de tickets médios.

Comparativo Anual

Este gráfico apresenta barras para cada uma das lojas, mostrando seu percentual de crescimento quando comparado com o mesmo período do ano anterior. As colunas em vermelho representam crescimento abaixo da média (linha cinza).

Comparativo Mensal

Este gráfico apresenta barras para cada uma das lojas, mostrando seu percentual de crescimento quando comparado com o mês anterior.

Dados em Tabela

Tabela contendo informações de venda diária e venda acumulada, variação no mês, no ano, frequência do dia, frequência acumulada, ticket médio, lucro e margem.

Crescimento por Loja

Nesta aba é possível analisar a evolução das vendas por loja, venda móvel por regional, crescimento da venda por regional e crescimento em percentual por regional. Disponibilizamos os filtros de Regional, Período e Visualizar por para melhor análise

Vendas Por Loja

Este gráfico mostrará uma linha para cada loja cadastrada no ERP, e tem como intuito mostrar a evolução das vendas de cada uma. Ao passar o mouse sobre as linhas pode-se observar os detalhes sobre os valores.

Venda Móvel

O gráfico de venda móvel apresenta as informações de vendas totais dos últimos 28 dias. Cada linha representa uma regional cadastrada dentro do ERP. Ao passar o mouse sobre as linhas, será possível obter detalhes sobre os valores e datas.

Crescimento das Vendas (valores e percentual)

Os gráficos crescimento das vendas mostram informações sobre o crescimento em valores e em percentual.

Crescimento nas Mesmas Lojas

Nesta aba é possível realizar a análise do crescimento das vendas através do indicador Same Store Sales (Venda nas Mesmas Lojas). Estão disponíveis os seguintes filtros: – Ano Inicial: Determina o ano de início da análise (limite de 5 anos retroativos de dados); >> O ano inicial indicará que, as lojas que tiveram sua primeira venda após este ano será considerada nova loja (em conjunto com o filtro Mês Correspondente). – Mês correspondente: Determina o mês que irá considerar novas lojas ou mesmas lojas (em conjunto com o ano escolhido); – Visualização: Esse filtro determina como os dados serão agrupados, com as seguinte opções:
  • Trimestral
  • Semestral
  • Mensal
  • Anual
  • Ano Atual
– Considerar Lojas Temos duas opções, são elas:
  • As Mesmas Lojas: Considera no cálculo de venda apenas as lojas que tiveram sua primeira venda anterior ao período da Visualização do Mês Correspondente e Ano Inicial, por exemplo: – Ano Inicial é 2017, Mês Correspondente é Janeiro e a Visualização é Trimestral, neste cenário são mesmas lojas aquelas que tiveram sua primeira venda anterior ao primeiro trimestre de 2017.
  • Com as Novas Lojas: Considera no cálculo de venda as novas lojas sendo novas lojas aquelas que tiveram sua primeira venda após o período da Visualização do Mês Correspondente e Ano Inicial, ou seja, aquelas que tiveram sua primeira venda após o primeiro trimestre de 2017.> Obs.: O mês correspondente trabalha como base para obter os dados de acordo com a visualização selecionada, ou seja: Janeiro é correspondente ao Primeiro Trimestre e/ou Primeiro Semestre; Outubro é correspondente ao Quarto Trimestre e/ou Segundo Semestre.
  • O filtro de Mês correspondente não terá influência quando a visualização escolhida for Anual.
– Lojas: filtro para escolher as lojas a serem consideradas no cálculo de venda; – Regional: filtro para escolher qual regional deve ser considerada no cálculo de venda; – Período: filtro para escolher quais períodos serão exibidos na visualização; Após selecionar os filtros, será possível visualizar os valores dos percentuais atuais para os respectivos períodos.
Será apresentado o indicador “Crescimento” após selecionar os filtros, terá a visualização exibindo o ano, período (de acordo com filtro Visualização), Venda R$ e Crescimento % (que exibe o percentual de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior). Na dica de ferramente do indicador, será apresentado os valores corrigidos com a inflação (IPCA), sendo que esses valores são calculados com base nos dados fornecidos pelo IBGE, aplicando o percentual acumulado mês a mês a partir do mês onde foi realizada a venda até o mês atual. No ícone de “lâmpada”, é possível visualizar a explicação do cálculo acumulado do IPCA: “O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.” Exemplo: Correção do valor de R$ 1.000 entre setembro de 2012 e março de 2020 Mês inicial: 09/2012 Mês final: 03/2020 Valor na data inicial: 1.000,00 Número-índice de março de 2020: 5.348,49 Número-índice de agosto de 2012: 3.512,04 Fator de correção: 5.348,49 / 3.512,04 = 1,5229 Valor corrigido: 1.000 x 1,5229 = R$ 1.522,90 Observação: A série histórica de números-índices do IPCA pode ser encontrada na tabela 1737 do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), disponível no endereço abaixo: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1737 FONTE: https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php
Referência da fonte IBGE.
Ao clicar em um período a visão Crescimento por Lojas deve carregar exibindo ano a ano do período selecionado agrupado por loja, e ao posicionar o cursor, também será apresentado uma dica de ferramenta com os valores corrigidos com a inflação (IPCA).

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