*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard de Curva ABC
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral Sintética – Vendas,Compras,Margens e Pedidos
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas
  • Home > Compras > Cadastros > Produtos > Consulta de Produtos

Dashboard ABC de Vendas

Nesta aba é possível analisar os valores de Venda, Lucro, % do Total das Vendas, SKUs por Curva, Margem, Preço Médio e entre outros, agrupando por Árvore de Categoria, Ano e Mês, Filial e Fornecedor. Os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Agrupar por = Com este filtro é possível selecionar o agrupamento dos dados nas planilhas abaixo;
  • Período = Pode-se selecionar a Data inicial e Data Final para melhor análise dos dados;
  • Lojas = Este filtro permite selecionar uma ou mais lojas;
  • Regional = Permite selecionar a Regional;
  • ABC = Este filtros permite selecionar a curva que deseja analisar os dados;
  • Ordenar por = Este filtro permite selecionar o valor de ordenação das planilhas; 
  • Tipos de movimentação = Este filtro permite selecionar o tipo de movimentação que deseja exibir
  • Status do Produtos = Este filtro permite escolher um ou mais status do produto sendo eles Ativo, Inativo, Compra Suspensa e Venda Suspensa.

Gráfico Curva ABC por Categorias: Este gráfico tem como função exibir os valores de venda, lucro no PDV, o percentual sobre total de vendas, a quantidade de SKUs vendidos e a participação percentual de valor de venda e lucro no PDV.

Os produtos de curva A são representados em tons azuis, os produtos de curva B são representados em tons laranjas e os de curva C são representados em tons verdes.

Agrupar por: Vendas X Estoque: Este filtro permite escolher um tipo de agrupamento para a exibição do gráfico ABC de Vendas.

Tipos de movimentação X Estoque: Este filtro Permite selecionar um tipo de movimentação para exibir no gráfico ABC de Vendas.

ABC de Vendas: A tabela ABC de vendas tem a função de mostrar dados relativos à quantidade de SKUs, percentual de participação nas vendas, lucro obtido no PDV em valor e percentual, além de exibir percentuais sobre a participação de vendas e margem e os valores relativos a preço médio de venda, quantidade, valores vendidos e Estoque (Qtde e Custo).

Agrupamento e Produtos: Está visualização se adapta conforme o filtro Agrupar Por. Após selecionar um agrupamento na tabela acima (clicando sobre o nome), a tabela agrupamento e produtos será preenchida, exibindo os valores de Status do Produto, Curva Venda, Curva Lucro, Participação Venda Valor, Lucro PDV, Participação Lucro PDV(%), Participação Venda Quantidade(%), Preço Médio de Venda, Margem PDV, Dias com Venda e Quantidade.

Comparativo entre Lojas: Esta tabela exibe as curvas dos produtos agrupada por Loja sendo o cálculo baseado no valor de venda do filtro Agrupar por dessa maneira por exemplo ao selecionar Departamento / Perecíveis utilizamos o valor de venda dessa seleção sendo determinada a curva do produto de acordo com percetual de Participação sobre a Venda Total sendo:

Participação sobre a Venda Total: Total da venda do Produto / Total da Venda do agrupamento na loja

ABC Categorias

Esta aba apresenta diversos detalhes sobre as vendas das diversas categorias das lojas. Tabelas e gráficos com dados relativos às vendas separadas por curva e por departamento, subgrupo, seção e grupo são exibidos. Nestas tabelas observa-se os valores e participação percentual de vendas e lucro. Os seguintes Filtros estão disponíveis:

  • Período = Pode-se selecionar a Data inicial e Data Final para melhor análise dos dados;
  • Lojas = Este filtro permite selecionar uma ou mais lojas;
  • Status do Produtos = Este filtro permite escolher um ou mais status do produto sendo eles Ativo, Inativo, Compra suspensa e Venda Suspensa.

Curva por Departamento: Esta planilha exibe os valores de Venda, Participação nas Venda, Lucro PDV e Participação do Lucro PDV agrupado por Departamento;

Curva por Subgrupo: Esta planilha exibe os valores de Venda, Participação nas Venda, Lucro PDV e Participação do Lucro PDV agrupado por Subgrupo. Para exibir está planilha deve-se selecionar um departamento acima;

Curva por Seção: Esta planilha exibe os valores de Venda, Participação nas Venda, Lucro PDV e Participação do Lucro PDV agrupado por Seção. Para exibir está planilha deve-se selecionar um departamento acima;

Curva por Grupo: Esta planilha exibe os valores de Venda, Participação nas Venda, Lucro PDV e Participação do Lucro PDV agrupado por Grupo. Para exibir está planilha deve-se selecionar um departamento acima.

 

Árvore de Categorias

Esta aba exibe os valores de Total SKUs, Participação SKUs, Participação Venda Valor, Lucro PDV, Participação Lucro PDV, Participação Venda Quantidade e entre outros agrupados inicialmente por Departamento. Os seguintes Filtros estão disponíveis:

  • Período = Pode-se selecionar a Data inicial e Data Final para melhor análise dos dados;
  • Lojas = Este filtro permite selecionar uma ou mais lojas;
  • ABC = Este filtros permite selecionar a curva que deseja analisar os dados;
  • Árvore de Categorias = Estes filtros permitem selecionar as categorias dos produtos sendo agrupados por Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
  • Status do Produtos = Este filtro permite escolher um ou mais status do produto sendo eles Ativo, Inativo, Compra suspensa e Venda Suspensa.

Após selecionar os filtros desejados a tabela exibirá os valores agrupados por Departamento mas é possível navegar neste agrupamento até o nível de Curva clicando no ícone (+) como no exemplo abaixo:

Leave a Reply