Caminho da Funcionalidade no Sistema:

BI > Bluesoft Intelligence > Funcionários

Permissões de Usuário:

2008 – Análise de Funcionários com Mapa

No Dashboard de Funcionários é possível analisar a quantidade de funcionários distribuídos por Regional, Loja, Sexo, Função e Estado Civil por meio de gráficos e mapas.

1. Acessar BI > Bluesoft Intelligence > Funcionário


Funcionários:

Ao acessar o dashboard, é possível selecionar na primeira aba – Análise de Funcionários, os parâmetros iniciais: Data (Admissão) Inicial, Data (Admissão) Final e Distribuição (Sexo, Estado Civil e Status do Funcionário).

Legenda: É importante destacar que a legenda exibe as cores de todas as visualizações do dashboard. Elas são referentes à Distribuição escolhida para ser visualizada.

Por Regional: Em gráfico de barras, é possível verificar a quantidade de funcionários, tanto do sexo masculino quanto do feminino (dependendo do parâmetro Distribuição) agrupado por regional. Também é permitido analisar a diferença entre ambos os sexos e clicar em uma regional, para ramificar as demais visualizações;

Por Loja: Exibe no gráfico de barras a Distribuição escolhida no parâmetro em cada loja. Você pode analisar a diferença entre homens e mulheres por loja e entre lojas, por exemplo;

Total e Total de Distribuição: Possibilita visualizar e comparar o Total de Distribuição, com as evidências de distribuição.

Distribuição por Status: Exibe a evolução de funcionários admitidos e demitidos ao longo dos anos, também pela distribuição selecionada. No exemplo, a distribuição está selecionada por sexo;

Distribuição por sexo: Exibe a quantidade total de funcionários do sexo masculino e feminino;

Distribuição por Idade: É exibida em gráfico de barras a quantidade e percentual sobre o todo de mulheres e homens com determinadas idades;

Distribuição por Estado Civil: É exibido um gráfico de barras, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por Estado Civil;

Distribuição por Função: É exibidoem um gráfico de barras a quantidade de homens e mulheres por função na organização. Você pode analisar em quais funções existem mais homens ou mulheres do que outras, por exemplo;

Distribuição por Convênio Médio: É exibida a distribuição escolhida, no caso o sexo, por escolha de convênio médico;

Distribuição por Vale Transporte: É exibida a distribuição escolhida, no caso o sexo, por escolha de vale transporte;

Distribuição por Departamento/Setor: É exibido um gráfico de barras, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por departamento ou setor;

Distribuição por Raça: É exibido um gráfico de pontos, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por raça, vide cadastro;

Distribuição por Tipo Sanguíneo: É exibido um gráfico de círculos, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por tipo sanguíneo, vide cadastro;

Distribuição por Funcionário: Planilha que lista os Funcionários, data de Admissão, Data de Demissão e Salário;

Importante lembrar que todas as visualizações podem ser filtradas. Você pode clicar em uma regional, loja e em todas as outras visualizações para limitar a sua pesquisa.


Mapa Moradia

Disponibilizamos uma ação para exibir dados na segunda Aba do dashboard – Mapa de Moradia, é preciso exibir a dica de ferramenta da visão Por Loja e clicar na opção: “Mostrar por Loja no Mapa”. A seleção da Loja é obrigatória para a exibição dos dados no Mapa.

Inicialmente na segunda aba, temos os seguintes filtros: Idade, Sexo, Função, Estado Civil e Loja.

Abaixo temos os Cards Totalizadores. Caso sejam selecionados, eles também possibilitam filtrar os dados nas planilhas abaixo. Os totalizadores são:

Funcionários Admitidos, Funcionários Demitidos e Funcionários por Regional.

Distribuição de Funcionários por Distância: É exibido um gráfico de círculos, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por distância da loja efetiva (km);

Por Distância: Exibe o Nome dos funcionários e a distância de um para o outro. Você pode analisar, qual o local que há maior quantidade de funcionários do mesmo sexo, por exemplo. Clicando em um funcionário, no mapa ele fica em destaque;

Mapa: Mostra em um gráfico de mapas a distância de todos os funcionários um do outro. Você pode analisar onde se localiza a maior concentração dos seus funcionários.


Cargos e Salários

Na terceira aba do Dashboard de Funcionários, são exibidas visualizações referentes aos cargos e salários, de acordo com a escolha da Distribuição escolhida no parâmetro, Loja, Regional e Período de Início e Fim da consulta.

Cards: Como primeira visualização, temos os Cards totalizadores das variadas métricas: Total de Funcionários, Total Feminino (Mulheres), Total Masculino (Homens), Maior Salário, Menor Salário, Média de Salário, Maior Remuneração (cargo), Total de Promoções, Total de Demissões, Total de Salário (soma de todos os funcionários), Maior Remuneração.

Legenda: É possível visualizar, depois de setada a opção de escolha do parâmetro de Distribuição, os diferentes tipos de itens que podem se agrupados, o padrão desta funcionalidade é o Sexo.

Em Funcionários por Função, é exibida a métrica de quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado por função (cargo). É possível analisar que, por exemplo, nos cargos de Operador de Caixa, existem muito mais mulheres contratadas que homens. Por outro lado, na função de Repositor existem muito mais homens.

Em Salários por Função, é exibida a métrica do Salário de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado por função (cargo). OBS: São exibidos apenas funcionários que possuem salário cadastrado.

Em Evolução das Promoções é exibida a evolução dentro do período de Início e Fim da consulta inicial, das promoções dos Funcionários.

Em Funcionários por Centro de Custo, é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado por Centro de Custo.

Em Valor por Benefício, é exibida a métrica do Valor do Benefício dos funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado pelos Benefícios.

Em Funcionários por Período de Trabalho, é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupada pelo período de Trabalho.

Em Funcionários por Tempo de casa é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupada pelo tempo de casa.

Em Funcionários por Grau de Instrução é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupada pelo Grau de Instrução.

Os gráficos de todas as abas do Dashboard de Funcionários podem ser filtrados ao selecionar um ou mais pontos dentro da visualização.

Leave a Reply