Caminho da Funcionalidade no Sistema:

BI > Bluesoft Intelligence > Análise de Funcionários

Permissões de Usuário:

2008 – Dashboard Análise de Funcionários

No Dashboard de Funcionários é possível analisar a quantidade de funcionários distribuídos por Regional, Loja, Sexo, Função e Estado Civil por meio de gráficos e mapas.

Funcionários

Ao acessar o dashboard, é possível selecionar na primeira aba – Análise de Funcionários, os parâmetros iniciais: Data (Admissão) Inicial, Data (Admissão) Final e Distribuição (Sexo, Estado Civil e Status do Funcionário).

Legenda: É importante destacar que a legenda exibe as cores de todas as visualizações do dashboard. Elas são referentes à Distribuição escolhida para ser visualizada.

Por Regional: Em gráfico de barras, é possível verificar a quantidade de funcionários, tanto do sexo masculino quanto do feminino (dependendo do parâmetro Distribuição) agrupado por regional. Também é permitido analisar a diferença entre ambos os sexos e clicar em uma regional, para ramificar as demais visualizações;

Por Loja: Exibe no gráfico de barras a Distribuição escolhida no parâmetro em cada loja. Você pode analisar a diferença entre homens e mulheres por loja e entre lojas, por exemplo;

Total e Total de Distribuição: Possibilita visualizar e comparar o Total de Distribuição, com as evidências de distribuição.

Movimentações no Período: Exibe a evolução de funcionários admitidos e demitidos ao longo dos anos, também pela distribuição selecionada. No exemplo, a distribuição está selecionada por sexo;

Distribuição por sexo: Exibe a quantidade total de funcionários do sexo masculino e feminino;

Total de Funcionários em Atividade: Exibe o total de funcionários em atividade.

Distribuição por Idade: É exibida em gráfico de barras a quantidade e percentual sobre o todo de mulheres e homens com determinadas idades;

Distribuição por Estado Civil: É exibido um gráfico de barras, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por Estado Civil;

Distribuição por Função: É exibidoem um gráfico de barras a quantidade de homens e mulheres por função na organização. Você pode analisar em quais funções existem mais homens ou mulheres do que outras, por exemplo;

Distribuição por Convênio Médio: É exibida a distribuição escolhida, no caso o sexo, por escolha de convênio médico;

Distribuição por Vale Transporte: É exibida a distribuição escolhida, no caso o sexo, por escolha de vale transporte;

Distribuição por Departamento/Setor: É exibido um gráfico de barras, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por departamento ou setor;

Distribuição por Raça: É exibido um gráfico de pontos, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por raça, vide cadastro;

Distribuição por Tipo Sanguíneo: É exibido um gráfico de círculos, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por tipo sanguíneo, vide cadastro;

Importante lembrar que todas as visualizações podem ser filtradas. Você pode clicar em uma regional, loja e em todas as outras visualizações para limitar a sua pesquisa.

 

Mapa Moradia

Inicialmente na segunda aba, temos os seguintes filtros: Idade, Sexo, Função, Estado Civil e Loja.

Abaixo temos os Cards Totalizadores. Caso sejam selecionados, eles também possibilitam filtrar os dados nas planilhas abaixo. Os totalizadores são:

Funcionários Admitidos, Funcionários Demitidos e Funcionários por Regional.

Distribuição de Funcionários por Distância: É exibido um gráfico de círculos, mostrando a quantidade da distribuição (no caso mulheres e homens) por distância da loja efetiva (km);

Por Distância: Exibe o Nome dos funcionários e a distância de um para o outro. Você pode analisar, qual o local que há maior quantidade de funcionários do mesmo sexo, por exemplo. Clicando em um funcionário, no mapa ele fica em destaque;

Mapa: Mostra em um gráfico de mapas a distância de todos os funcionários um do outro. Você pode analisar onde se localiza a maior concentração dos seus funcionários.


Cargos e Salários

 

Na terceira aba do Dashboard de Funcionários, são exibidas visualizações referentes aos cargos e salários, de acordo com a escolha da Distribuição escolhida no parâmetro, Loja, Regional e Período de Início e Fim da consulta.

 

Cards: Como primeira visualização, temos os Cards totalizadores das variadas métricas: Total de Funcionários, Total Feminino (Mulheres), Total Masculino (Homens), Maior Salário, Menor Salário, Média de Salário, Maior Remuneração (cargo), Total de Promoções, Total de Demissões, Total de Salário (soma de todos os funcionários), Maior Remuneração.

 

Legenda: É possível visualizar, depois de setada a opção de escolha do parâmetro de Distribuição, os diferentes tipos de itens que podem se agrupados, o padrão desta funcionalidade é o Sexo.

 

Em Funcionários por Função, é exibida a métrica de quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado por função (cargo). É possível analisar que, por exemplo, nos cargos de Operador de Caixa, existem muito mais mulheres contratadas que homens. Por outro lado, na função de Repositor existem muito mais homens.

Em Salários por Função, é exibida a métrica do Salário de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado por função (cargo). OBS: São exibidos apenas funcionários que possuem salário cadastrado.

Em Evolução das Promoções é exibida a evolução dentro do período de Início e Fim da consulta inicial, das promoções dos Funcionários.

Em Funcionários por Centro de Custo, é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado por Centro de Custo.

Em Valor por Benefício, é exibida a métrica do Valor do Benefício dos funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupado pelos Benefícios.

Em Funcionários por Período de Trabalho, é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupada pelo período de Trabalho.

Em Funcionários por Tempo de casa é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupada pelo tempo de casa.

Em Funcionários por Grau de Instrução é exibida a métrica da Quantidade de funcionários, na distribuição (de sexo por exemplo), agrupada pelo Grau de Instrução.

Os gráficos de todas as abas do Dashboard de Funcionários podem ser filtrados ao selecionar um ou mais pontos dentro da visualização.

Centro de Custos

Na quarta aba do Dashboard de Funcionários, são exibidas visualizações referentes aos colaboradores, de acordo com a distribuição nos Centros de Custos existentes na loja. Os filtros disponíveis são Loja e Status, onde pode-se escolher os dados de quais lojas serão exibidos, e optar por exibir apenas os colaboradores ativos, ou também mostrar os funcionários demitidos. Por padrão o sistema exibirá apenas os dados de colaboradores sem data de demissão.

Em Quantidade Por Centro de Custo exibimos barras com a quantidade de colaboradores existentes em cada centro de custos cadastrado no ERP.

Na tabela Colaboradores serão exibidos alguns dados relativos aos funcionários. Ao selecionar um centro de custos no gráfico anterior (quantidade por centro de custo), serão exibidos apenas colaboradores pertencentes ao mesmo. Adicionamos um filtro de inconsistência, que mostra ao cliente possíveis erros cadastrais, como colaboradores sem data de nascimento ou colaboradores sem data de demissão (considerados colaboradores ativos) sem valor de salário preenchido.

Em Evolução por Centro de Custo são exibidas as variações de totais de salários (linhas verdes) e quantidade de funcionários (linha azul) dentro do ano selecionado. Observe que para que os dados deste gráfico sejam exibidos, é necessário realizar a escolha de um centro de custos e de uma loja nos filtros.

Em Evolução por Função são exibidas as variações de totais de salários (linhas verdes) e quantidade de funcionários (linha azul) da função escolhida e dentro do ano selecionado. Observe que para que os dados deste gráfico sejam exibidos, é necessário realizar a escolha de um centro de custos e de uma loja nos filtros. 

 Funcionários Ativos 

Nesta aba serão apresentados dados relativos aos colaboradores que estiverem com seus cadastros ativos no momento da consulta.

Os dados dessa tela serão carregados com base nas movimentações salariais dos colaboradores existentes no cadastro de funcionário:

 

Histórico Geral de Reajustes Realizados:Esta tabela apresenta os detalhes relativos a todos os reajustes realizados por colaborador:

Últimos Reajustes por Funcionário: Este gráfico apresentará grupos de colaboradores por data de reajuste. Cada barra representa a quantidade de funcionários que receberam aumentos no dentro do período de 30, 90, 180, 360 ou mais que 720 dias. A intenção é responder ao cliente: “quais são os colaboradores que receberam aumento nos últimos meses?”

Cada cor representa um tipo de reajuste: Dissídio, promoção etc. (configurado de acordo com cada cliente).

Evolução de Reajuste: Esta tabela apresentará informações relativas aos colaboradores selecionados. Dados como data de admissão, idade, salário de registro, último salário, salário atual e percentual de crescimento entre o ultimo salário e o salário atual serão exibidas.

 

Funcionários por Loja: Este gráfico mostrará a quantidade de colaboradores ativos em cada uma das lojas do cliente.

Tabela de análise por Funcionário: Esta tabela apresentará informações relativas aos colaboradores selecionados. Dados como data de admissão, idade, salário de registro, último salário, salário atual e percentual de crescimento entre o ultimo salário e o salário atual serão exibidas.

Otimização de Funcionários 

Nesta aba é possível realizar a análise comparativa entre lojas da Quantidade de Funcionários por Loja, por M2, Função e Centro de Custo.

Também é possível analisar dados de Venda em Valor e Quantidade Total e por Funcionário. Os seguintes filtros estão disponíveis:

Quantidade de Funcionário por Loja: Este gráfico exibe a quantidade de funcionários por loja, considerando funcionários com status ativo (admitido) e sem data de demissão. Também exibimos uma média representada pela linha no gráfico.

Quantidade de Funcionários Total: Este gráfico em pizza exibe a quantidade total de funcionários e a quantidade loja a loja.

Quantidade de Funcionários por M2: Este gráfico exibe a quantidade de funcionários por metro quadrado. Por padrão é considerada a Área Total da loja, mas pode-se alterar no filtro Metragem da Loja para Área de Venda e o gráfico passa a considerar a Área de Venda para cálculo.

Qtde de Funcionários por Área = Qtde de Funcionários / Área.

Quantidade de Funcionários por Função: Esta visão exibe a quantidade de funcionários por Loja e Função.

Quantidade de Funcionários por Centro de Custo: Este gráfico exibe a quantidade de funcionários por Loja e Centro de Custo.

Valor de Venda Total: Este gráfico de pizza exibe os valores totais de venda(R$) por Loja, a legenda ao lado indica a qual cor se refere cada Loja. 

Qtde de Venda Total: Este gráfico de pizza exibe os valores totais de venda(Quantidade) por Loja, a legenda ao lado indica a qual cor se refere cada Loja.

É possível selecionar o período desejado para analise nos filtros de Data Inicial e Data Final:

Valor de Venda por Funcionário: Este gráfico em barras exibe o Valor de Venda por funcionário agrupado por Loja. O valor de venda é correspondente ao período selecionado.

Quantidade de Venda por Funcionário: Este gráfico em barras exibe a Quantidade de Venda por Funcionário agrupado por Loja. A quantidade de venda é correspondente ao período selecionado.

One Response to “Dashboard Análise de Funcionários”

  1. CHARLE

    Tenho interesse nos indicadores

    Responder

Leave a Reply