Dashboard de Indicadores de Varejo

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2553 – Indicadores do Varejo

Pelo dashboard de Indicadores do Varejo é possível analisar os principais indicadores de varejo em apenas um dashboard, como: Ticket Médio, Turn Over, Faturamento, Faturamento por M², Faturamento por Funcionário, Lucro Líquido da Loja e além disso, pode analisar também os indicadores de Lucratividade da Loja, Rentabilidade da Loja, Capital de Giro, Cobertura de Estoque e muito mais.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o ERP > BI > Bluesoft Intelligence > Indicadores do Varejo

No dashboard de Indicadores do Varejo, mostra os seguintes campos para filtro: Ano, Mês e Loja.

  1. Ano: Para analisar determinado ano, digite-o. O ano que deseja analisar e medir os índices dos indicadores de varejo. No exemplo abaixo o ano digitado é o de 2018.

2. Mês: Para analisar determinado mês, você pode selecionar um ano. O mês que deseja analisar e medir os índices de indicadores de varejo, dentro do ano que você selecionou. No exemplo abaixo o mês de Abril foi selecionado.

3. Loja: Refere-se a loja que você deseja analisar e medir os índices de indicadores de varejo, podendo selecionar mais de uma loja ou analisar individualmente. No exemplo abaixo a loja selecionada foi a 12.

Após preencher todos os filtros, serão exibidos os resultados da seguinte forma:

Relacionado a RH

  1. Turn Over: Para essa conta utiliza a quantidade de funcionários demitidos no mês e ano que foram definidos nos filtros de busca dividido pelo total de funcionários. Mostra em porcentual (%) a rotatividade dos funcionários. É exibido como o exemplo abaixo:

Relacionado ao Marketing

1. Ticket Médio: O cálculo dele é o total de vendas divido pelo pelo total de clientes atendidos. Uma média de valor de pedido que o cliente gasta na loja. É um indicador utilizado para realizar análises a partir do aumento ou diminuição do faturamento bruto em função dos preços que são comercializados nas organizações.  É exibido como o exemplo abaixo:

2. Itens por Venda (Limitado à 90 dias): Quantidade de itens distintos que o cliente faz a compra. Mostra o valor total de itens vendidos dividido pelo número de clientes que foram atendidos em um período limitado de 90 dias. É exibido como no exemplo abaixo, na quantidade de R$56,30 ele compra em SKU 12,8 quantidades.

Relacionado ao Operacional

1. Lucro Líquido: Mostra em reais (R$) o lucro líquido daquele período e loja que foi selecionada. Serve para medir o lucro sem os impostos que você teve naquele período. É exibido como no exemplo abaixo:

2. Lucratividade da Loja: Mostra em percentual (%) a eficiência operacional da loja que é o Lucro Líquido divido pelo Faturamento e multiplicado por cem. É quanto que a loja representa da lucratividade total. É exibido como no exemplo abaixo:

3. Faturamento: Mostra a soma de todas as vendas no período que foi  selecionado. Serve para que você saiba o dinheiro que está entrando na sua organização. É exibido como no exemplo abaixo:

4. Faturamento M²: Mostra o faturamento por metro quadrado (M²) da loja, o resultado é a partir do faturamento dividido pela área da loja ou das lojas selecionada(s). Serve para que as organizações dimensionem o tamanho ideal de suas lojas para que atinja a rentabilidade desejada de acordo com a sua estrutura de custos e despesas.  É exibido como no exemplo abaixo:

5. Faturamento por Funcionário: O cálculo é feito por meio do valor total da área de vendas informado no ERP dividido pelo total de funcionários. Mostra o faturamento total de vendas de acordo com a quantidade de funcionários, ou seja um ponto de equilíbrio entre os funcionário e o faturamento total. É exibido como no exemplo abaixo:

6. Rentabilidade da Loja: Mostra como está a situação da loja em percentual (%), da-se por lucro líquido divido pelo patrimônio líquido multiplicado por cem. Serve para que você veja em percentual o retorno que a sua loja teve sobre o valor de investimento.É exibido como no exemplo abaixo:

7. Cobertura de Estoque: Mostrará em dias o tempo médio de estocagem do produtos da loja ou lojas selecionadas, por meio da quantidade total em estoque dividida pela quantidade de venda média diária. Serve para que você visualize a média de tempo que o estoque consegue cobrir as demandas futuras.  É exibida como no exemplo  abaixo:

8. Capital de Giro: Serve para financiar e dar continuidade nas atividades da organização. Mostra o capital de giro (R$) da loja ou das lojas selecionadas. É exibido como no exemplo abaixo:

 

 

Barbara Vitoria

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