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2553 – Indicadores do Varejo

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral Sintética – Vendas, Compras, Margens e Pedidos
  • Home > Contábil > Relatórios > Relatórios Contábeis > Relatório de Balancete de Verificação
  • Home > Contábil > Relatórios > Relatórios Contábeis > Relatório de Consulta de Valor Total do Estoque
  • Home > Estoques e NF-e > Relatórios > Trocas > Relatório Analítico de Trocas
  • Home > DP > Cadastros > Cadastro de Funcionário

Pelo dashboard de Indicadores do Varejo é possível analisar os principais indicadores de varejo em apenas um dashboard, como: Ticket Médio, Turn Over, Faturamento, Faturamento por M², Faturamento por Funcionário, Lucro Líquido da Loja e além disso, pode analisar também os indicadores de Lucratividade da Loja, Rentabilidade da Loja, Capital de Giro, Cobertura de Estoque e muito mais.

Indicadores de Varejo

Nesta aba é possível analisar os indicadores através de Cards estando disponíveis os seguintes filtros

  • Ano: Para analisar determinado ano, digite o ano que deseja analisar e medir os índices dos indicadores de varejo.

  • Mês: Com este filtro é possível selecionar um mês específico para analise dos indicadores.

  • Loja: Com este filtro é possível analisar uma loja específica ou múltiplas lojas.

  • Regional: Este filtro permite selecionar uma ou múltiplas regionais para melhor análise.

Turn Over: Este indicador exibe em porcentual (%) a rotatividade dos funcionários. O cálculo utilizado como base é:

Turn Over = (Total de Funcionários Desligados / Total de Funcionários)*100

Ticket Médio: Este indicador é utilizado para realizar análises a partir do aumento ou diminuição do faturamento bruto em função dos preços que são comercializados nas organizações. O cálculo utilizado é:

Ticket Médio = Valor Total das Vendas / Número de Clientes Atendidos

SKUs por Venda (Limitado à 90 dias): Este indicador exibe a média de itens distintos vendidos por cupom. O cálculo utilizado é:

SKUs por Venda = Valor Total de SKUs Vendidos / Número de Clientes Atendidos

Obs: O limite de dados para este indicador é de 90 dias

Lucro Líquido: Este indicador exibe o lucro líquido de acordo com período e loja selecionada.

Lucratividade da Loja: Este indicador exibe em percentual (%) a eficiência operacional da loja. O cálculo utilizado é:

Lucratividade da Loja = (Lucro Líquido / Faturamento)*100

Faturamento: Este indicador exibe o total das vendas no período e da loja selecionada.

Faturamento M²: Este indicador exibe o faturamento por M² sendo o cálculo:

Faturamento por M² = Valor total das Vendas / Área Total da Loja

Faturamento por Funcionário: Este indicador exibe o Faturamento (Total das Vendas) por funcionário ativo, sendo o cálculo utilizado:

Faturamento por Funcionário = Faturamento / Total de Funcionários

Rentabilidade da Loja: Este indicador tem como objetivo mostrar como está a situação da loja em percentual (%) sendo o retorno que a sua loja teve sobre o valor de investimento. O cálculo utilizado é:

Rentabilidade da Loja = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido)*100

Cobertura de Estoque: Exibe em dias o tempo médio de estoque dos produtos da loja, dessa maneira visualizando a média de tempo que o estoque consegue cobrir as demandas futuras. O cálculo utilizado como base é:

Capital de Giro: Corresponde a todos os recursos que uma empresa tem para arcar com os custos operacionais e dar continuidade nas atividades da organização. O capital de giro corresponde ao ativo circulante no Balancete de Verificação.

Participação das Compras por Fornecedor: Este indicador exibe o percentual (%) de participação dos fornecedores nas compras. Sendo o cálculo utilizado:

Participação das Compras por Fornecedor = (Compras de Fornecedor / Total de Compras)*100

Índice de Liquidez Geral: Este indicador tem como função medir a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações no curto prazo, desse modo, representando a saúde do caixa em percentual (%). Para este cálculo devemos desconsiderar sinal da conta no balancete de verificação e considerar apenas o valor absoluto, sendo a fórmula:

Índice de Liquidez Geral = ((Ativo Circulante + Ativo não Circulante) / (Passivo Circulante + Passivo não circulante))*100

Endividamento: Este indicador mede a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo, exibindo esta dimensão em percentual (%). Para este cálculo devemos desconsiderar o sinal da conta no balancete de verificação e considerar apenas o valor absoluto utilizando a seguinte fórmula:

Endividamento = ((Passivo Circulante + Passivo não circulante) / (Ativo Circulante + Ativo não Circulante))*100

Margem de Contribuição: Este indicador representa em percentual (%) a diferença da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis, composto por custo variável e despesas variáveis. Para calcularmos este indicador devemos utilizar a seguinte fórmula:

Margem de Contribuição = ((Faturamento – CMV) / Faturamento)*100
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

Participação dos Impostos: Este indicador representa o percentual (%) de participação dos impostos sobre o faturamento sendo o cálculo utilizado:

Participação dos Impostos = (Impostos / Faturamento)*100

Impostos = PIS nas Vendas de Mercadorias + ICMS nas Vendas de Mercadorias + COFINS nas Vendas de Mercadorias

Estoque em Valor: Este indicador representa o valor (R$) total em estoque, sendo a coluna Custo Total Bruto(R$) no Relatório de Consulta de Valor Total do Estoque do ERP.

Perdas / Compras: Este indicador representa o percentual das perdas em relação a quantidade comprada sendo o cálculo:

Perdas / Compras = (Quantidade de Perdas / Quantidade de Compras)*100

Quantidade de Perdas = Este valor se encontra no Relatório Analítico de Trocas na Coluna quantidade, para este cálculo não são considerados movimentos que não possuem Motivo de Troca.

Quantidade de Compras = Representa a coluna quantidade no Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas

Observação: Ao clicar em um CARD o dashboard será redirecionado para aba Evolução dos Indicadores exibindo os dados históricos do indicador selecionado.

Evolução dos Indicadores

Esta aba exibe a evolução mês a mês de todos os indicadores listados acima, possuindo os seguintes filtros:

  • Ano: Para analisar determinado ano, digite o ano que deseja analisar e medir os índices dos indicadores de varejo.

  • Loja: Com este filtro é possível analisar uma loja específica ou múltiplas lojas.

  • Regional: Este filtro permite selecionar uma ou múltiplas regionais para melhor análise.

  • Métrica: Este filtro permite escolher a métrica (Indicador) que deseja exibir a evolução mensal.

  • Histórico: Este filtro permite selecionar o histórico (período) a ser exibido dentro do ano selecionado, com as seguintes opções:- Ano selecionado = Busca desde Janeiro até o mês atual (de acordo com o ano selecionado);
    – 3 meses = Exibe os últimos 3 (incluindo o mês atual);
    – 6 meses = Exibe os últimos 6 (incluindo o mês atual);

  • Resultado Loja a Loja: Este filtro determina se o gráfico de evolução será apresentado uma linha total (considerando todas as lojas) ou uma linha de evolução para cada loja, como no exemplo abaixo:- Ao marcar a opção “Não” será apresentado apenas uma linha para todas as lojas selecionadas:

    – Ao marcar a opção “Sim” serão apresentadas todas as lojas selecionadas, cada uma com uma linha específica e dicas de ferramentas separadas:

Após selecionar os filtros o seguinte gráfico será exibido de acordo com a métrica selecionada, caso tenha selecionado um CARD na primeira aba o dashboard ira carregar a métrica de acordo com indicador selecionado.

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